Agenda

Núpcias
A noiva Ana Giulia Barreto Tonelli, ao lado de seu pai Hilário José Tonelli, diretor da 3M daqui de Itapetininga, adentrando na nave da Igreja Santa Maria Grazie, na Pizzale Delle Grazie, Montepulciano, Toscana, Itália. (Ana Giulia casou-se com George Rigato, de família itapetiningana). No último dois de junho.

Informações
Atuando como emissário da TV Globo, o ator Eduardo Sterblitch foi (muito bem) recebido nesta cidade pelo secretário municipal de Cultura e Turismo Roberto Soares Hungria Neto e equipe nos últimos dezoito e dezenove (junho), terça e quarta-feira. O ator Eduardo Sterblitch (ex-“Pânico”, Rede TV! e TV Bandeirantes) veio para Itapetininga especialmente para colher material cultural desta urbe e região para mostrá-la aos diretores e elenco da telenovela “Éramos seis”, nova atração do horário das seis e meia da tarde da Globo, após o término da atual “Órfãos da terra”. Isto acontecerá possivelmente a partir de outubro deste ano. Como está sendo divulgado, a próxima atração do horário global das seis e meia, “Éramos seis”, escrita pela Senhora Leandro Dupré (como romance) tem sua história passada na cidade de São Paulo e em Itapetininga. Daí a vinda de Sterblitch para cá. O moço coletou expressões linguísticas da comunidade, o sotaque, a música rural raíz com dupla de violeiros, fotografou a arquitetura do Centro Cultural e Histórico do Largo dos Amores, o Clube Venâncio Ayres, as Três escolas da praça Peixoto Gomide. Também entrou em contato com fotografias antigas (décadas de 1920, 1930, 40 e mais) na casa de Angelina (Pereira Cardoso) – Roberto Soares Hungria, este, presidente do Museu da Imagem e Som daqui, ouviu histórias da Revolução Constitucionalista de 1932 (um momento histórico paulista que apareceu no citado romance). O ator Eduardo foi aconselhado a ver e ouvir o conjunto vocal “Trovadores Urbanos” composto por membros da famílias itapetininganas e avareenses, respectivamente, Piedade e Novaes (os cantores Juca, Maída e entre outros da família Piedade Novaes) que cantam líricas modinhas da época pela qual se passa a história de “Éramos seis”. Em breve poderemos ver o resultado de tudo isso na emissora do “plim-plim”.

O próximo
A regente musical Vasti de Souza Almeida não para. Depois do sucesso do Primeiro Sarau Hispano-Brasileiro realizado no mês de maio, em sua residência, em Vila Rosa, aqui, Vasti já está preparando um segundo para o próximo outubro, em comemoração ao “Dia do Professor”. A pianista itapetiningana já fez (e está fazendo) contatos com o saxofonista Gerson Ramos, Ana Carolina de Souza (dança do ventre), Enir Soubhia Nunes (poema, na língua árabe e tradução). Também, números de piano e óbviamente músicas do repertório hispano, sob a orientação da professora Bety Carmona, que leciona castelhano em classes promovidas pelo Centro do Professorado Paulista de Itapetininga. Tudo indica que este novo Sarau acontece novamente na residência de Vasti e Josué Gerson de Almeida, em Vila Rosa. Ou até num espaço maior. Por que não? Em relação ao seu já famoso piano de cauda, de origem tcheca, marca “Petrof”, este foi presente de sua filha Cláudia que atualmente reside com a família nos Estados Unidos. Aliás, na semana passada, Cláudia (também itapetiningana) se encontrava em Cannes (França) participando do “Cannes Lions” (Festival Internacional de Criatividade).

Núpcias
“Nunca vi a Capela do Colégio ‘Imaculada Conceição’ (das Madres) com tanta gente, tão lotada como hoje” comentou Roberto Soares Hungria. E sua esposa Angelina Pereira Cardoso Hungria, assegurou: “E com muito calor humano. Uma cerimônia emocionante.” Assim o casal itapetiningano se expressou na cerimônia religiosa de casamento de Joana Victorelli Pires e Orlando no último vinte e um (junho) numa sexta-feira, cinco horas da tarde. A noiva Joana é diretora da escola da rede municipal de ensino daqui, já aposentada, e agente de viagens sacras (Vaticano, Terra Santa) da “Principal Turismo”, levando centenas de itapetininganos para estes lugares, assim, como no Santuário da Canção Nova, Cachoeira Paulista, Estado de São Paulo e outros lugares considerados santos pelos católicos. Entre centenas de pessoas presentes em sua bodas: Heloisa Nalesso Camargo, Vera Lúcia Abdala, Eunice Ferreira Rodrigues Granato, Luzia Helena do Amaral, Bergamin, Eliana de Maria Monteiro Moraes, Ana Elisa Blóes Meirelles) – Hélio Rubens de Arruda Miranda; Mariane – José Paulo Vaz. Os noivos Joana e Orlando despediram-se na igreja.

Política
O itapetiningano Renato Augusto da Silva (ex-colunista de jornal e rádio daqui) comemora a mudança de idade no próximo dezesseis (deste mês). Filho da professora aposentada Anita Nogueira da Silva, é irmão dos professores Rosangela Silveira, Eduardo Augusto da Silva (o “Guto” da WGB Seguros). Renato Augusto deixou recentemente a presidência do Partido Trabalhista Cristão, o PTC, mas continua engajado indicando vários nomes para serem candidatos a vereadores na próxima eleição pelo Partido Avante, presidido aqui por Darcy Figueira dos Santos Júnior.

60
O advogado Francisco Tambelli Filho, o “Kiko”, entrando em contato com colegas e amigos (como Elias Esaú e Célio de Freitas) que juntamente com ele, participaram do “Tiro de Guerra – 1959”, do Exército Brasileiro, nesta cidade, para as devidas comemorações dos sessenta anos. Segundo o advogado Francisco Tambelli: – “Pode ser um almoço, um jantar ou até uma rodada de pizza. O importante é a comemoração. Também não é fácil reunir todos. É impossível. Se reunirmos alguns, já está bom”.

Lazer
Entre quatorze e dezoito do último junho, os itapetininganos: Jôse (Fogaça) – João Luiz Basile Martins, ela, doutora em pesquisas em Ciências Sociais (pela Universidade de São Paulo) e ele, produtor rural, com as filhas Sophia e Maria Rosa e Ana Maria (Basile) – Odilon Rosa de Rezende, ela, psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (em Tatuí) e ele, do Departamento de publicidade deste “Correio de Itapetininga” estiveram em Fortaleza, Ceará, alojados no Beach Park (delicioso!), considerado o maior parque aquático da América Latina. O clima lá sempre ajuda e além do parque, o verde mar da cidade.

“Ok, ok, ok”
É o título do novo recital do cantor e compositor baiano Gilberto Gil, que os itapetininganos Silmara Piedade (psicopedagoga) e Fábio Silveira Campos (da secretaria municipal de Cultura e Turismo daqui,) assistiram que aconteceu numa só noite (último vinte e dois, num sábado) na casa noturna “Tom Brasil”, rua Bragança Paulista, Vila Cruzeiro, próximo a Granja Julieta, São Paulo). Silmara Piedade e Fábio Campos aplaudiram bastante o artista Gilberto Gil em grande forma, auxiliado por uma banda comandada por seu filho Ben Gil com seis músicos e uma vocal Nara Gil, sua filha. No repertório, músicas do último CD, mesmo título do “show”, novas, muitas relacionadas com os problemas de saúde por que passou Gil. Mas são as antigas que levantaram o público (quatro mil pessoas no espaço lotado) como: “Marginália” II (1965, “este é o fim do mundo…”), “Maracatu Atômico” (1967, Jorge Mautner), “Nossa gente” (Avisa lá, 1992, grupo Olodum), “Pro dia nascer feliz” (Cazuza, Frejat, 1983), “Se eu quiser falar com Deus” (Gil, 1980). Silmara Piedade e Fábio Campos aplaudiram muito. Como a multidão presente.

Na hora do almoço
No penúltimo domingo, vinte e três, no restaurante “Árabe” (culinária libanesa), no Center Park, Marginal do Chá, as irmãs Rosa Maria e Rita Aguiar de Campos.

Montanhas
Entre os últimos vinte e oito, sexta, e domingo, trinta, (junho) Vera Lúcia Abdala levando dezenas de itapetininganos para a estação climática de São Lourenço, Minas Gerais. Passeios, doces, chás, friozinho, artesanato, chocolates, malhas, café da manhã, almoço, jantares…O hotel escolhido foi o Sul América.

Últimas

Peça “Os malandros” estreia nesta segunda-feira

Espetáculos teatrais retornam com sucesso

Nesse final de semana, dois grupos teatrais da cidade estarão em cartaz. No Jardim Marabá, o auditório Municipal apresenta “Os Malandros”, produzido pela cia Tapanaraca Mutatis Mutandis. O musical será...

Professores dão dicas para segundo dia de provas

Professores dão dicas para segundo dia de provas

No próximo domingo (28), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 farão as provas de matemática e ciências da natureza. Para se sair bem, professores entrevistados recomendam...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga