Agenda – 517


No último novembro a itapetiningana Lídia Ravacci em Marrakesh, no Marrocos, norte da África, com seu amigo, o empresário marroquino Mohamed Pi, na Medina, o principal centro de compras da cidade.

 

Realidade
Quem acionou na semana passada o site do Ministério da Saúde (federal) pode ler que Itapetininga está relacionada “entre as 1.500 cidades com os menores indicadores sociais do Brasil e consideradas prioritárias para receber os benefícios da ampliação do programa “Mais Médicos” do Governo Federal”. E até ontem, vinte e nove, quinta-feira, as inscrições para os médicos brasileiros interessados em inscrevem-se no referido programa estavam abertas. Até ai tudo bem. O que causou tristeza para determinados segmentos sociais desta cidade foi saber que Itapetininga está incluída na relação de cidades com menores indicações sociais deste país. Que é o mesmo que pobreza.

Por que?
Segmentos do professorado da rede estadual de ensino desta cidade e que desejam prestar o próximo concurso para diretor de escola não gostaram nada nada de saber que o referido concurso será regionalizado. Ou seja, por região; possivelmente abrangendo as cidades incluídas nas diretorias regionais de ensino. A pergunta é: Em muitas regiões, as vagas não são tantas como em outras, (exemplo: comparando Itapetininga com a cidade de São Paulo). E afinal de contas o Estado de São Paulo é um só e a validade do concurso deveria ser para todo o Estado. Em tempo: o concurso que irá selecionar os novos profissionais para os cargos irá contar com prova objetiva e discursiva e uma avaliação de títulos, segundo a Secretaria Estadual de Educação.

La, la, la, ri – I
Muitos membros da chamada “Melhor Idade” (ou a Terceira) desta cidade adoraram (e muitos assistiram de novo) ver e ouvir a edição “Dalva e Herivelto”, na penúltima quinta-feira, nove, no projeto “50 anos da TV Globo”. A referida mini-série foi editada em forma de longa metragem e passada toda ela, numa noite só. A vida atribulada da cantora Dalva de Oliveira (denominada “Rainha da Voz”, nas décadas de quarenta e cinquenta) e do então seu marido o compositor Herivelto Martins, antes e depois da separação conjugal (e artística) foi passada devidamente “a limpo”. E as performances dos atores Adriana Esteves (Dalva) e Herivelto (Fábio Assunção) muitos elogiados. O duelo musical pós-separação entre Dalva e Herivelto rendeu bons momentos na música popular brasileira.

Princesinha do mar
O casal Rita (Moraes) – José Rubens de Mello Leonel, o “Xacra”, ele, publicitário dos mais renomados desta cidade, passaram o “réveillon” de 2015 em Copacabana, Rio de Janeiro, vendo os dezesseis minutos de pura magia dos fogos de artifícios no céu carioca.

2016
No próximo “réveillon” as irmãs Lídia e Lígia Ravacci respectivamente proprietária e co-proprietária das lojas “Bonita e Gostosa” e Bazar “Santa Luzia” na rua Barbosa Franco pensando seriamente em viajar para Paris (França) e depois Roma (Itália). Lídia e Lígia querem ver “in loco” as cores da torre Eiffel em Paris na passagem do ano. Tudo isso, logicamente sem interferir na viagem também internacional que ambas fazem com o grupo de Ana Maria Pires Nalesso, no segundo semestre deste ano.

Encontro
O clube dos professores, diretores de escola e supervisores de ensino, todos aposentados, da rede estadual de ensino que se reúnem mensalmente, aconteceu neste janeiro, na penúltima quarta-feira, vinte e um, na chácara da diretora de escola Wercelei Therezinha Luvizoto da Silva e com a coordenação de Elza Bernardes Zanolli. Com direito a piscina para suavizar (um pouco) o intenso calor que fazia naquela tarde.

Birthdays
Mudaram e mudam de idade neste final de janeiro: na última segunda-feira, vinte e seis, o médico otorrino Salvador do Carmo Rodrigues, na terça-feira, vinte e sete, o empresário e presidente da Associação Comercial de Itapetininga Éres Paolo Franciosi e o desembargador (estadual Paulo Rubens Soares Hungria Junior, na quarta-feira, vinte e oito, Antonio Gabriel Legaspe Moucachen e Bruno Matarazzo e no domingo, trinta e um, o saxofonista Gerson Ramos.

Memória
Embora com certo atraso é importante registrar o obituário da itapetiningana Maria de Fátima Carvalho que faleceu aqui, em Itapetininga, no dezenove de outubro, ano passado, aos cinquenta e dois anos de idade (1962-2014), filha de Minerva Carvalho Leitão Fonseca e de Delfino Fonseca, (ambos de tradicionais famílias daqui) deixando três irmãos (Beatriz, Roseli e Luis Delfino), cunhada, cunhados e sobrinhos. Seu obituário foi publicado na “Folha de São Paulo”, na seção “Cotidiano” C4 do dia cinco de novembro, uma quarta-feira. Maria de Fátima, a “Fafá”, formou-se em São Paulo em “Tradução e Interprete”, trabalhou em diversas escolas paulistanas como professora de Inglês e como secretária bilíngue. A Bíblia era seu livro favorito e Fafá no final dos anos setenta foi atração no carnaval itapetiningano desfilando pelo bloco (de universitários) “Frutos do Systema” e sempre muito aplaudida pela multidão, numa época em que o carnaval daqui levava milhares de pessoas às ruas. Fafá …

La, la, ri, rá – II
Ainda em relação ao longa metragem “Dalva e Herivelto” exibida pela Tv Globo, na penúltima quinta-feira, nove, o compositor Herivelto Martins esteve em Itapetininga com sua bateria de escola de samba e cabrochas, em janeiro de 1958, numa movimentada noite pré-carnavalesca no Clube Venâncio Ayres.

Últimas

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

Um ofício da OAB de Itapetininga enviado para autoridades indica provável operação irregular das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) alimentadas pelas represas no curso do rio Turvo em Pilar do Sul....

Cidade registra 300 casos de Covid na semana

Casos de Covid desaceleram, mas UTI segue 70% ocupada

Itapetininga está há duas semanas sem registrar mortes em decorrência da Covid-19. O registro de novos casos também desacelerou, em uma semana foram confirmados 69 novos casos, uma média aproximada...

Escola Peixoto Gomide comemora 127 anos

Projeto “Falar é Bom” realiza palestras para jovens

O Projeto “Falar é Bom”, ação da Prefeitura de Itapetininga coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, retoma suas atividades presenciais, seguindo todas as medidas sanitárias, com foco no “Setembro...

Logística é aliada essencial do e-commerce

Logística é aliada essencial do e-commerce

O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a compra de produtos de forma presencial. Para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga