Agenda – 523

Em Sorocaba
Ambos da TV TEM de lá, na semana retrasada, casaram-se no regime civil a repórter Juliana Furio (de família itapetiningana e que trabalhou na TV TEM daqui) e Douglas Brito (do TEM-Esporte).

 

Crise I
Maria Isabel Azevedo Noronha, atual presidenta da APEOESP – nível central estadual (ou Sindicato dos Professores dos ensinos fundamental e médio do Estado de São Paulo) em mensagem as suas subsedes (inclusive aqui de Itapetininga e região) realizam hoje, treze, sexta-feira, às três horas da tarde, no Vão Livre do Masp (ou Museu de Arte de São Paulo) na avenida Paulista, na capital, uma assembleia estadual com segmentos do professorado paulista presente onde serão discutidos uma série de problemas relativos ao magistério e entre outros, um muito grave, Grave, no sentido de que o Governo Estadual não apresentou (e tudo indica não apresentará) qualquer perspectiva de reajuste salarial para este ano. Ou seja, reajuste zero para o professorado da rede estadual de ensino mesmo com todas as dificuldades econômicas prenunciadas para 2015. Segundo a presidenta da APEOESP Isabel Noronha, em 1999 o salário médio do professor paulista representava 6,25 salários mínimos federais e atualmente apenas 2,64 salários mínimos federais. O salário mínimo (federal) se valoriza mas o poder de comprar dos mestres estaduais paulistas cai ano para ano. Tudo indica que será decretada greve geral, hoje, na assembleia.

Crise II
Alguns segmentos do professorado estadual daqui, de Itapetininga consideram que o Governo Estadual (PSDB) não irá chegar ao extremo de não dar um aumento para os professores. Até para evitar o vexame que está acontecendo no Paraná onde o governador de lá, Beto Richa (também do PSDB) não está pagando uma série de vantagens econômicas conseguidas pelo magistério de lá que aliás, esteve em greve por trinta dias ou quase isso.

Oriente-se
Especialista na confecção de vestido de noiva, entre outros, a itapetiningana Vany de Freitas Cardoso já está recebendo adesões para a viagem que coordenará para a Turquia e Terra Santa (em Israel) no próximo setembro, por dezoito dias. A excursão, que sairá daqui, mais ou menos, entre seis e vinte e quatro (setembro). Na Turquia, as visitas serão em Istambul (conhecendo a belíssima Mesquita Azul, Santa Sofia, o Grand Bazaar (com “mil” lojas), o passeio de barco pelo Bósforo) a capital Âncora e a Capadócia (terra dos balões) e em Israel, Jerusalém e cidades próximas. Segundo Vany, pensão completa nos dois países (café da manhã, almoço e jantar) e ainda segundo ela, toda a viagem sairá por apenas 4.760 dólares por pessoa.

Enlace
Casam-se no próximo vinte e oito (março), num sábado, a repórter da TV-TEM daqui, Juliana Furio (mas agora, na TV-TEM de Sorocaba) com o apresentador esportivo Douglas Brito (também da TV-TEM de Sorocaba). O noivo Douglas (vocês conhecem bem!) só para lembrar é aquele que aparece nos intervalos da “novela das nove” da TV Globo para anunciar o que irá acontecer no “TEM-Esporte” no dia seguinte.

Histórias
Em fase adiantada as conversas entre a “promoter” Cândida Plens, coordenadora do Espaço Cultural “Travessa 81” (próximo a loja “Menk Plens”) e a educadora itapetiningana Maria do Rosário Silveira Porto, professora aposentada do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na cidade Universitária, no Butantã, em São Paulo. Tudo para que aconteça no referido Espaço um Seminário sobre “Mitos” coordenado por Maria do Rosário que é “expert” no assunto e integra um grupo de estudos na própria Faculdade de Educação da USP.

Birthdays
Duas cidadãs itapetininganas comemoraram mudança de idade na última sexta-feira, cinco: Marilene Gomes da Silva Matarazzo, famosa quituteira e que reside na rua Venâncio Ayres e Rosana Campos Galvão, bancária aposentada (Banco do Brasil, daqui), residente em Vila Rosa.

Orientação
Professora de Necessidades Especiais de alunos, a psicopedagoga Silmara Ferreira Piedade e Silva (do clã Piedade, daqui) atualmente na Prefeitura Municipal de Alambari comentando sobre o problema do “Transtorno do Déficit de Atenção” de crianças e jovens:- “O comportamentos desatentos e agitados em sala de aula que podem traduzir situações como uma inadequação entre a proposta de ensino da escola e as necessidades do aluno. Alunos mais ativos e curiosos se sentem sufocados e inquietos nas escolas mais rígidas assim como as escolas muito liberais podem desorganizar alunos que necessitam de um padrão de serializações claras. Desta forma, a simples mudança de escola pode ser a solução para um comportamento mais desatento”.

Paraná
O casal Matilde (de Oliveira e Silva) – Rafael Fogaça de Almeida, ela professora de Inglês aposentada da Escola Estadual “Peixoto Gomide” e ele, comerciante, passaram este último carnaval em Curitiba e gostaram muito dos bailes de Momo no enorme Restaurante “Madalosso”, no bairro de Santa Felicidade. Durante duas noites, Matilde (que também leciona na Faculdade de Letras da Associação de Ensino aqui) e Rafael curtiram a folia com centenas de foliões nos salões do Madalosso. Segundo Matilde: – “Só de Sorocaba vieram doze ônibus lotados de turistas. Quem pensa que não existe carnaval em Curitiba, enganou-se pra valer”.

Cavaquinho
No penúltimo sábado, sete, à noite, no Espaço Cultural “Travessa 81”, na rua Carlos Ayres, a “promoter” Cândida Plens apresentando o excelente recital de Chorinho Brasileiro com os rapazes do conjunto “Camisa Listrada” e cantora Juliane Spina (todos do Conservatório de Tatuí). Entre os presentes: Maria Lúcia (Válio), Elias de Almeida, Gilda Helena Barth Calux, Neja Bueno, Leomira Camargo Nunes, Cleide Thibes do Canto, Maria da Graça Cardoso com Iraí Barsanti Camargo.

Últimas

Correio Politico – Edição 1010

Experiência e Renovação A Federação Brasil Esperança (PV, PT e Pc do B) está com uma chapa forte de pré-candidatos a vereador. Unindo experiência e renovação, a chapa de pré-candidatos...

Câmara aprova projeto de substituição de sacos plásticos convencionais por ecológicos

Prefeitura e Câmara suspendem publicações em sites

Devido à lei eleitoral, a Prefeitura e a Câmara de Itapetininga suspenderam, temporariamente, a exibição de notícias no site e no semanário oficial que impliquem em publicidade institucional. A medida...

Confira as principais notícias de 2022

Jeferson Brun lança pré-candidatura

O atual prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, atualmente filiado ao Republicanos, lançou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Itapetininga. Caso se confirme o apoio oficial, Brun terá a companhia de...

Novos nomes surgem para  vice-prefeito

Novos nomes surgem para vice-prefeito

Na edição passada, o Jornal Correio publicou seis nomes que estão na disputa para entrar de vice-prefeito em Itapetininga. Mais duas pessoas estão ainda no jogo como ex-secretário municipal de...

Clima desfavorável afeta produção de figo na cidade

Clima desfavorável afeta produção de figo na cidade

No município de Itapetininga, o clima desfavorável marcou a temporada de colheita de figos neste ano, conforme relata Daniel Nache, produtor local. “Este ano foi desafiador desde o início, com...

Rodovias registram 12 mortos em acidentes

Rodovias registram 12 mortos em acidentes

Durante o feriado prolongado de 9 de julho, as rodovias administradas pela CCR SPVias em Itapetininga e região registraram um saldo de 12 mortos e 51 feridos em 22 acidentes....

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.