Agenda – 535

Fantasia

O engenheiro agrônomo itapetiningano Felipe Campos Vieira neste último maio, aproveitando um momento de folga na Convenção da Bayer, empresa do qual é funcionário (interior paulista) realizada em Orlando, Flórida, Estados Unidos, foi visitar a Disney World. Aqui, num novo parque da Disney, o Marvel.

 

Não é pra já
Uma das mudanças da Reforma Política a ser aprovada pelo Congresso Nacional (Câmara Federal e Serrado), será o fim da Reeleição para todos os cargos executivos da República Brasileira. Este quesito está provocando muitos comentários nos meios políticos daqui de Itapetininga. Só que, ao que tudo indica, os eleitos de 2012 (no caso, os prefeitos municipais) ainda terão a oportunidade de serem reeleitos caso se candidatem novamente.

Pedestal
Filho dos saudosos Theresinha Malatesta – José Alves dos Santos Filho, o “Zézo” (Therezinha que foi uma das primeiras professoras da rede municipal de ensino desta cidade) e sobrinho da também saudosa Dalva Alves dos Santos (foi diretora da Escola do Sesi daqui e professora do curso de Administração da Fundação Karnig Bazarian), o itapetiningano José Alves dos Santos Neto, conhecido nos meios esportivos como “Neto” e considerado hoje pela imprensa especializada nacional como um dos melhores (ou o melhor) técnico de basquete no Brasil. José Neto, formado em Educação Física pela Universidade de São Paulo, a USP, lecionou por um tempo em escolas estaduais aqui em Itapetininga, é técnico de basquete do Clube de Regatas Flamengo do Rio de Janeiro, no campeonato nacional do NBB (Novo Basquete Brasileiro) e, neste ano campeão novamente pelo Flamengo, em jogo final realizado no sábado, trinta, pela manhã, no Estádio da cidade de Marília, vencendo o rival Bauru por 77×67.

Pedalando
Supervisor de ensino da rede estadual já aposentado e durante muito tempo diretor da Escola Estadual “Peixoto Gomide”, o professor (Língua Portuguesa) Davi Antunes Correia, tornou-se esportista e não para de andar de bicicleta, com boné e tudo. Davi, em regime alimentar, está mais magro e escolheu o Jardim Itália para seus passeios de “bike”. Para ele, o local é um dos mais planos desta cidade, ideal para o hábito do ciclismo e de caminhadas. E Davi assegura:- “Emagrecer não é nada fácil”.

Comentário
Almoçando no penúltimo domingo, vinte e quatro, no restaurante “Vila Rosa” (Cássio), na Quintino Bocaiuva, próximo ao “Express”, a dinâmica Edite Ruivo esteve em Portugal no último março, adorou o país, seus povoados, tradições e principalmente a cidade de Cascais, próximo da praia de Estoril e da capital, Lisboa. Edite, que voltou a morar aqui é tia de Maria do Rosário Ruivo Válio uma das diretoras do colégio “Alpis Veredas” na Virgílio de Rezende”.

Tango
A “promoter” Ana Maria Pires Nalesso levando itapetininganos para Buenos Aires, Argentina, no último maio, entre vinte e um a vinte e quatro (de quinta-feira a domingo) entre estes, o casal Eloisa (Silveira) – Edson Zaglobinsky de Campos, Maria Eugênia Terra Barth Pires, Maria Lúcia Pinheiro (nutricionista), Mirian Paixão, Odila Esaú, Isabel Moraes. Segundo um dos participantes, Edson Campos, ao contrário do que segmentos da “mídia” mostra, Buenos Aires não está nada decadente pois há muita gente comprando nas lojas, os cafés estão repletos, as boutiques (de roupas finas) lotadas e a vida boêmia fervilhante. O grupo coordenado por Ana Nalesso assistiu no “night-club” Esquina de Carlos Gardel (atualmente, uma das preferidas do turista brasileiro), um “show” admirável com uma orquestra típica que executava desde “Por una cabeza” (sucesso de Carlos Gardel) até “Adios Nonino” (de Astor Piozzola).

Indecisão
Esposa do desembargador estadual Renê Nunes, a professora de Inglês Enir Soubhia Nunes (que trabalhou no antigo Anglo, atrás da Igreja das Estrelas, aqui, entre outros) colocou uma interrogação no roteiro de sua viagem anual ao Exterior. Enir ainda não sabe se vai para Israel (com a Terra Santa, logicamente) ou numa viagem só para a Ásia (Tailândia, Cingapura, Vietnam do Sul) e Dubai, no Emirados Árabes. Enir conheceu Jerusalém e arredores, na Terra Santa, mas é um lugar para se visitar várias vezes (é tudo emocionante, diz ela). E a Ásia é a Ásia, exótica. No segundo semestre, Enir decide.

PhD
Supervisora de ensino da rede estadual daqui, já aposentada, Ana Rosa Rocha Fogaça está contente da vida pois sua filha Jôse Fogaça Martins, formada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, a USP, na cidade Universitária, em São Paulo, concluiu seu doutorado (pós-mestrado) na própria Universidade. Depois de intensas pesquisas teóricas e práticas, Jôse Fogaça terminou sua tese de título “Os emergentes nas águas de Narciso. Os novos consumidores do Brasil e seus retratos sociocomunicacionais” e foi aprovada com distinção. O conteúdo desenvolvido por Jôse é sobre consumo e classe social.

Imagem e impressão
Cronista deste “Correio”, o jornalista Alberto Isaac leu neste mesmo semanário (de vinte e dois a vinte e oito de maio deste ano) a reportagem “Biblioteca Nacional lança portal de fotos históricas em alta definição e acervo dos Diários Associados” e ficou exultante, principalmente com a notícia do acervo pois daí Alberto poderá consultar todos os jornais dos Diários Associados, organização jornalística fundada por Assis Chateaubriand (1892-1968), ou seja, “O Jornal”, “Diário da Noite” e a revista “O Cruzeiro” (o máximo da modernidade da “mídia” do século vinte), entre outros. E reportagens desta revista como: “A Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 1950” e o Suicídio de Getúlio Vargas em 1954” estão em sua mira. Alberto Isaac já convocou seu neto Albertinho para ajudá-lo a pesquisar na internet.

Sabor
As coordenadoras Marta Ozi e Maria Margarida Mazarino anunciando que o almoço dominical e mensal da “Associação do Bem Viver”, em Vila Aurora, próxima ao Itauto, será no próximo quatorze. Como sempre serão momentos de confraternização e boa (sempre!) culinária.

Oportunidade
Quem não pode assistir (muitos, devido a enorme fila) o “show” do conjunto musical brasileiro “Bicho de Pé”, no último março, no teatro do Sesi, em Vila Rio Branco, quando o grupo prestou um tributo à Luiz Gonzaga o compositor nordestino suas músicas, poderá ver e ouvir o “Bicho”, depois de amanhã, no sábado, seis. O Canal Brasil (número cincoenta e cinco na Sky) mostrará o espetáculo, exatamente às seis horas da tarde.

Últimas

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Começou nesta quarta-feira, dia 22, o Programa de Recuperação Fiscal de Itapetininga (Refis) 2021 de Itapetininga. O contribuinte pode parcelar suas dívidas municipais, como ISSQN, IPTU, ITBI e outros impostos...

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Nesta semana as cenas de violência contra um idoso durante um assalto no Centro de Itapetininga chamaram atenção para o assunto de segurança no município. Dados da Secretaria de Segurança...

Cidade não tem plano municipal de arborização

Cidade não tem plano municipal de arborização

A prefeitura de Itapetininga informou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente que o plano está sendo elaborado. Segundo o executivo, em 2021 foram realizados até o momento 125 corte...

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores de soja se preparam para o inicio do plantio da soja que começou em 16 de setembro. O calendário de semeadura estabelecido para o plantio da soja vai até...

Semeando Talentos está em busca de jovens profissionais

Duratex oferece curso profissionalizante

A Dexco, detentora das marcas Duratex e Durafloor, alinhada à sua estratégia de ESG (sigla em inglês para ações ambientais, sociais e de governança), mantém o compromisso de fomentar ações...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga