Agenda – 541

Universitárias
As irmãs itapetininganas (esquerda para direita): Érica Rodrigues Giriboni e Victória Rodrigues Giriboni (Érica, sexto ano e Victória, primeiro ano, ambas na Faculdade de Medicina de Taubaté, interior paulista) e Bárbara Rodrigues Giriboni, segundo ano na Faculdade de Medicina de São Bernardo do Campo, Grande de São Paulo, em acontecimento social neste mês de julho.

 

Irritação
Segmentos do Partido dos Trabalhadores daqui de Itapetininga estão indignados com a insistência de alguns membros políticos do PSDB (Partido Social da Democracia Brasileira), entre estes, principalmente o senador (por Minas Gerais) Aécio Neves. Ele, toda vez que discursa no plenário do Senado Federal em Brasília, invariavelmente está sempre pedindo a renúncia da presidenta Dilma Roussef. Para estes segmentos de petistas daqui impeachment é algo grave e é necessário provas documentadas ou acusações legais de um ou mais delitos (graves!) que a presidência tenha cometido. E isso não existe. Para a maioria dos petistas itapetininganos o PSDB perdeu as eleições presidenciais em outubro de 2014 e ainda não se deu conta disso.

Homenagem
Por conta dos seus próprios méritos e também de seu aniversário, Maria Margarida Mazarino foi agraciada com flores no almoço dominical mensal no último cinco na entidade que ela ajudou (e muito!) a fundar, a “Associação do Bem Viver”, hoje com sede própria próxima a Itauto na avenida José de Almeida Carvalho, no penúltimo domingo, cinco. Maria Margarida Mazarino, formou-se professora primária (hoje, séries iniciais do ensino fundamental) em 1957 no então Instituto de Educação “Peixoto Gomide” obtendo por isso (por ter formado em primeiro lugar) a chamada “cadeira prêmio” (tornando-se efetiva logo de início) e estudando em 1961 no dificílimo curso de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, a USP, em São Paulo. Tornou-se diretora de escola estadual e trabalhou em planejamento educacional na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo na capital paulista (largo da Arouche). Em relação ao “Bem Viver”, Maria Margarida comentou:- “Construímos fisicamente nossa sede mas ainda estamos construindo espiritualmente nossas relações”.

Cortina fechada
Por motivo de reformas no sistema tecnológico no interior do edifício (palco, plateia, cenografia, som, iluminação entre outros) o teatro do Sesi, em Vila Rio Branco (ex-Paquetá) ficará interditado desde este mês de julho até o início de outubro. O pessoal com frequência assídua vai sentir (muita) falta dos espetáculos. Vai sim.

Oriente
A dinâmica Lúcia Ferraz e sua filha Daniela integrarão o grupo de itapetininganos que seguem com a coordenadora Vany de Freitas Cardoso (da agência Cláudio Cardoso Peregrinações Viagens e Turismo Limitada, com sede em São Paulo) no segundo semestre para Israel (Tel – Aviv, Haifa, Jerusalém e arredores).

Sabor
Tânia Moreno Regina Pucci, Nair Lembo, Eunice Ferreira Rodrigues Granato, entre as dezenas de participantes do Chá Beneficente Anual da Acedi (ou Atualização em Culinária e Economia Doméstica de Itapetininga) sob a presidência de Maria Helena Hungria de Lara e as incansáveis voluntárias, no último vinte (junho), num sábado, no Espaço Calegari, na avenida Cinco de Novembro. Os “croissants” estavam deliciosos.

Em cena
No último vinte e oito (junho) num domingo, assistindo a comédia “Relações Aparentes” com Vera Fisher (sempre em forma!), Tato Gabus Mendes, no teatro “Gazeta”, avenida Paulista, São Paulo, no grupo capitaneado por Vera Lúcia Abdala, entre outros itapetininganos, as presença de: Maria Aparecida Pinto Monteiro, a “Bijú”, Valderes e Viviane Sacco, Marcinha Silva, Jane Silvério, Maria Estela Izzo, Maria de Lourdes Santos Holtz, a Lourdinha, Márcia Souza, Lúcia Ferraz com a filha Daniela, Sonia Barretti, Lúcia Eleonora, Abigail Vieira de Souza Moraes, Maria Shiomi e Nair Lembo.

Cegonha
A sempre elegante Rosemary Bárbara de Castro Lyrio e Duarte contente da vida porque no final deste julho irá tornar-se bisavó. Trata-se do herdeiro de sua neta “Ciça” (filha da advogada Luciana Paula Duarte e do dentista Antonio Soares Hungria Junior), casada com Emanoel, delegado de polícia. E o “baby”, futuro bisneto de Rose Lyrio irá receber o nome de Benjamin, que era dado a antigos itapetininganos e que está voltando a ser adotado nas tradicionais famílias desta cidade.

Profissão
A jovem itapetiningana (dezessete anos) Victória Rodrigues Giriboni, filha da fisioterapeuta Marina Rodrigues Wey e de Érico Giriboni (empresário), prestou e passou no sempre difícil vestibular de Medicina da Faculdade Municipal de Medicina de Taubaté, interior paulista. Victória, que cursou o ensino médio no Colégio Objetivo daqui, já tinha sido aprovada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de João Pessoa, Paraíba e iria começar lá no segundo semestre. Agora, irá estudar na de Taubaté onde sua irmã Érica, já estuda na mesma Faculdade, também Medicina. Fica mais perto daqui.

El dia que me queiras
Proprietário do restaurante “Bom Paladar” próximo à Prefeitura, Forum e Câmara, no Jardim Mesquita, aqui, Maurício Salvador Bernal tirou umas férias e na penúltima terça-feira, sete, voou para Buenos Aires, Argentina, especialmente para cursar aulas de tango onde irá aprender novos passos. E na viagem, o galante Maurício levou seu filho Rafael, de dezesseis anos para “fazer aulas” de tango, também (os primeiros passos). Maurício (que já voltou) quer fazer do seu filho Rafael o melhor dançarino jovem nesta modalidade, nesta cidade. Quer sim.

Europa
Supervisora estadual de ensino já aposentada da então Delegacia de Ensino daqui e ex-secretária municipal de Educação de Alambari, Luzia Helena do Amaral Bergamin chegando de um “tour” pela Suíça e Áustria e já está afivelando malas para Portugal e Espanha. Luzia quer rever Lisboa.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga