Agenda – 542

Portenho
No último junho, o casal Eloisa Maria (Silveira) – Edson Zaglobinsky de Campos, ele aposentado do departamento de recursos humanos do DER (Departamento de Estradas de Rodagem, daqui), em frente ao estádio de futebol do Boca Junior, o mais popular time de Buenos Aires, Argentina, na excursão de Ana Maria Pires Nalesso.

 

Baixa renda
Muito boa a reportagem do jornalista Everton Dias, deste “Correio”, de título “Cidade tem 26 mil pessoas em situação de pobreza”, item “Cidade”, da edição de 9 a 16 de julho último. Com dados do Levantamento da Secretaria Municipal de Promoção Social, Everton coloca em seu texto que “Itapetininga possui 26.258 pessoas em situação de pobreza. Segundo os dados este número representa cerca de 17% da população. São 7.678 famílias vivendo nestas condições”. Segundo ainda o jornalista Everton, em 2014, de acordo com os dados da Prefeitura, o número de famílias que procuravam por ajuda de programas sociais era de 12.289 e destes, 5.300 (famílias) eram beneficiários do Programa Bolsa Família que é federal”. Em 2015, tudo isso aumentou. Daí a nota desta Coluna – “tão criticada nas redes sociais (e também fora dela) a Bolsa Família auxilia milhares de pessoas para se livrar da extrema pobreza, nesta cidade. Pois é…”

Gente que brilha I
No penúltimo domingo, doze, no programa “Esquenta”, domingo à tarde, TV Globo, comandado por Regina Casé, num concurso para a escolha de dupla de cantores sertanejos, as irmãs itapetininganas Jennifer e Jéssica Santos foram classificadas para continuarem no mesmo. As moças daqui encantaram o júri (entre estes, os cantores Chitãozinho e Xororó) e para isso interpretaram uma canção (sertaneja) de Milionário e José Rico. Belas vozes, boas posturas, bonitas, as itapetininganas Jennifer e Jéssica parecem ser seríssimas candidatas ao título máximo. E obviamente aparecer na TV Globo é ficar conhecido em todo o Brasil.

Gente que brilha II
No mesmo penúltimo domingo, doze, no programa “Senhor Brasil”, das dez às onze horas da manhã, comandado pelo apresentador, cantor e compositor Rolando Boldrin na TV-Cultura, São Paulo, o itapetiningano músico e compositor Breno Ruiz dedilhou duas ou três vezes o piano acompanhado e cantando junto com Renato Braz (aquele de cabelos (bastantes!) compridos). Uma das músicas foi “Caipira”, composição dele com Paulo César Pinheiro. Rolando Boldrin anunciou Breno como conterrâneo de Nhô Bentico (Abílio Victor) e Teddy Vieira. Um dos parceiros de Breno é o afamado compositor carioca Paulo Cesar Pinheiro (viúvo da cantora Clara Nunes). Um dos maiores admiradores do itapetiningano Breno Ruiz é o jornalista (e “expert” em música popular brasileira) Luiz Nassif (comentarista econômico da TV Brasil, ex- Educativa, no Rio de Janeiro). Para Luiz Nassif, Breno é um autêntico discípulo do compositor Antonio Carlos Jobim, o “Tom”, pela harmonia de suas composições. O que não é pouca coisa.

Emoção
Professora de Inglês do antigo Anglo e da rede estadual de ensino, nesta cidade, já aposentada, Enir Shoubia Nunes, não resistiu e foi às lagrimas no final do musical “Chaplin” que ela assistiu no primeiro domingo de julho, cinco, no teatro Alfa, em Santo Amaro, São Paulo, com o itapetiningano grupo “Vamos ao Teatro”, coordenado pela “promoter” Leomira Camargo Nunes. Como vocês sabem “Chaplin, considerado o gênio do cinema mudo (e depois falado) pela sua criação de “Carlitos”, o adorável vagabundo. Quase no final do espetáculo, Chaplin é agraciado com um prêmio Oscar de cinema em Hollywood, USA para compensar sua expulsão da então “terra do cinema” no início da década de cinquenta quando Chaplin foi tido como comunista. A cena é comovente e a professora Enir não resistindo chorou. No elenco vivendo Chaplin, Jarbas Homem de Mello e no papel do seu irmão, o loiro Marcello Antony.

Viagens
No último dez, numa sexta-feira, numa noite fria, o casal Roberta Chauar – José Carneiro de Campos Rolim Neto (ele, atualmente, comandando a Delegacia Seccional de Polícia Civil em Piracicaba) no restaurante “Magnólia”, em Vila Rosa. A dinâmica Roberta comentando que comprou a franquia da CVC – agência de turismo, no “Itapetininga Shopping” (ela já possui uma agência da mesma CVC, em Campinas). Toda terça e quarta-feira, Roberta estará em sua nova agência (que funcionará de segunda a sábado) e especialmente para elaborar promoções de passeios, saindo daqui da cidade para o mundo.

Pensar
O itapetiningano Cassiano Terra Rodrigues (filho da professora (Língua Portuguesa) Maria do Carmo Galvão Terra Rodrigues e do saudoso Pedro Rodrigues, o comerciante Pedrinho), afivela mala para Paris, França, no próximo setembro. Cassiano professor – doutor de Filosofia na Pontíficia Universidade Católica de São Paulo nas Perdizes, em São Paulo segue para capital francesa especialmente para participar de um Congresso onde discutirá a filosofia na Idade Média na Europa (do século V d.C. até o século XIII d. C. por aí) na Universidade Sorbonne (uma das melhores do planeta em Ciências Humanas). Maria do Carmo, mãe de Cassiano, aproveita e encontrará com ele lá, no início de setembro. Como não conhece Paris, Maria do Carmo quer ver tudo “in loco”. Começando pelo Museu do Louvre. Por sinal, Cassiano prepara um livro sobre Filosofia no ensino médio para a editora Saraiva, de São Paulo.

Perda
Estudioso da Copa do Mundo de Futebol de 1950, a denominada “Taça Jules Rimet”, que aconteceu no Brasil em junho e julho daquele ano, o cronista deste “Correio” Alberto Isaac sentiu bastante a morte do jogador uruguaio Alcides Edgardo Ghiggia na penúltima quinta-feira, dezesseis. O craque uruguaio que marcou o gol da vitória do seu time frente ao Brasil e com isso o Uruguai ganhou a Copa era o único dos vinte e dois jogadores que até então estava vivo daquela partida. Aqui, Alberto Isaac ouviu a Copa pelo rádio que era o único meio de informação instantânea naquela época.

Últimas

Pessoas de 49 e 48 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 49 e 48 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 49 e 48 anos serão vacinadas hoje. Confira o calendário de vacinação dessa semana: QUARTA-FEIRA – 23 DE JUNHO 1ª DOSE 49 e 48 ANOS OU MAIS –...

Pessoas de 53 e 52 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 53 e 52 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 53 e 52 anos serão vacinadas hoje. Confira o calendário de vacinação dessa semana: SEGUNDA-FEIRA – 21 DE JUNHO 1ª DOSE53 e 52 ANOS OU MAIS – Pessoas...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga