Agenda – 547

“Globo Esporte”
Cobrindo férias de um colega, o cinegrafista itapetiningano Elton Rodrigues à esquerda, trabalhando na TV Globo em São Paulo. Aqui, com o repórter esportivo (à direita) Abel Neto no Centro de Treinamento do São Paulo Futebol Clube, na Barra Funda. Aliás, Elton é são paulino dos “roxos”.

 

Impressões I
Em relação a passeata pró-impeachment da presidenta Dilma Roussef ocorrida no penúltimo domingo, dezesseis em algumas regiões brasileiras, partidários do Partido dos Trabalhadores, o P.T. daqui de Itapetininga realizaram algumas observações. Como: algumas redes televisivas focalizaram o dia todo a passeata organizada pelo Partido Social da Democracia Brasileira, o P.S.D.B. até de maneira exagerada. Em relação a manifestação na avenida Paulista, em São Paulo, com 135.000 participantes, segundo fontes do “Data Folha” (de grande credibilidade) houve a impressão que “os paulistanos (geralmente famílias de classe média alta) trocaram o Parque Ibirapuera pela Paulista e foram lá passear”. Além de acionarem suas máquinas fotográficas com “selfies” ao lado da Polícia Militar e quase todos usando o uniforme da seleção Brasileira de Futebol, a C.B.F., que, como todos sabem, não é uma instituição que possa ser elogiada. E ainda segundo petistas itapetininganos, o mais grave foi o aparecimento de grupos devidamente uniformizados, portando armas (feitas de madeiras, ainda bem) pedindo a volta da ditadura militar e que desfilavam leves livres e … soltos.

Impressões II
Segundo ainda alguns petistas, daqui de Itapetininga, baseado em cálculos nas redes sociais, menos de um milhão de brasileiros participaram da passeata pró-impeachment da presidenta Dilma Roussef, no penúltimo domingo, dezesseis. Daí a pergunta que não quer calar: mas o Brasil não possui 210 milhões de habitantes? Aqui, nesta cidade, o evento contou com 70 pessoas. Por aí…

Canal
Felipe Thibes Galvão, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Itapetininga e Região, a A.P.C.D. Regional de Itapetininga comunicando mais um lançamento da revista da entidade de título “Apcd” relativa aos meses de junho e julho, comemorativa dos cincoenta e cinco anos de existência da Associação, criada em 21 de abril de 1960. Um ano depois aconteceu a posse da primeira diretoria, eleita através de eleição, tendo como presidente José Geraldo Lima de Lara e ainda compondo a diretoria: Francisco José de Souza, Amilcar Rubbo, Roberto Lima de Lara, José Wladmir Pires e Gustavo Alves de Lara. Em tempo: está nova edição da “Apcd – 55 anos” homenageia o dentista Roberto Lima de Lara, um grande incentivador da Associação.

Comemoração
A turma de 1973, de formandos do então Instituto de Educação “Peixoto Gomide” reúnem-se no próximo vinte e quatro de outubro, num sábado, para um jantar na celebração de quarenta e dois anos de formatura. Na preparação do evento entre outros: Renata Cardoso Hungria, Maria Lúcia Pinheiro, Ana Guerra, Regina Carvalho, Lourdes Guerra, Mara Prando, Carmen Soares Sonia Camargo.

Plim-Plim
A itapetiningana Josiane Alciati, atualmente residindo no Rio de Janeiro aparecendo bastante nas novelas da chamada “Vênus Platinada” do Jardim Botânico. Bastante pacienciosa, a loira Josiane nem liga por ficar algumas (ou muitas”) horas esperando para entrar em cena (ainda como figurante). Depois de trabalhar na recentemente terminada “Sete Vidas”, novela das seis e meia horas da tarde, com direção de Jaime Monjardim, agora ela irá atuar na “novela das nove”, de título “A Regra do Jogo”, que começa na próxima segunda-feira, trinta e um, novela esta que é a esperança da TV Globo para melhorar os níveis de audiência do horário. Afinal, “A Regra do Jogo” é de autoria de João Emanoel Carneiro, o autor da badalada “Avenida Brasil”.

Birthday
Aniversariantes de agosto, Letícia Piedade Moraes e seu filho Gabriel (este completando dezoito anos de idade) comemoraram a data em torno de familiares e amigos com um (suculento) churrasco organizado pelo marido e pai Antonio Lauro Vieira Moraes, o “Lalo”, diretor-proprietário da TVI, em sua residência.

Birthday II
Os filhos Patrícia, Ana Roberta, Marcos e Ana Laura organizaram, no último sábado, vinte e dois, à noite, no restaurante Du Rosa, em vila Rio Branco uma bonita festa surpresa para a mãe Ana Maria Pires Nalesso em virtude da comemoração dos seus setenta anos de idade, com a presença dos netos, familiares e amigos. Ana geralmente uma mulher tranquila, emocionou-se muito. Professora de Língua Portuguesa, já aposentada da rede estadual de ensino e há muito tempo “promoter” de viagens. Pelo menos três vezes ao ano, Ana Nalesso leva dezenas de felizes itapetininganos para conhecer lugares do Brasil, das Américas, Europa (Central, Leste Europeu, Países Bálticos), África e Oriente Médio. E Ana quer ir mais longe, se possível na Oceania (Austrália e Nova Zelândia). Por que não?

Birthday III
Co-anfitrionada pelo marido Francisco Alves Vei a dinâmica Eloá Ozi Vei arregimentou familiares e amigos para comemorar seu aniversário, no último sábado, vinte e dois, à noite, numa requintada pizzaria desta cidade, Eloá prometeu a si mesma que, ano que vem, fará mais uma viagem ao exterior que será tão boa quanto a de 2014, quando foi para Israel (com Terra Santa) com o grupo itapetiningano comandado por Vany de Freitas Cardoso, a estilista.

Descanso
Aproveitando a tradicional paralização de trabalhos na Câmara Minicipal daqui, no mês de julho, a presidente Maria Lúcia Haidar voou para a Europa para uns dias de repouso e lazer. Segundo a própria Maria Lúcia, os trabalhos como presidente da Câmara não são nada fáceis daí a “mudança de ares” é sempre bem-vinda. Desta vez a médica pediatra conheceu países do Leste Europeu como a República Tcheca, Eslováquia, Hungria e Polônia. Depois, cinco dias em Berlim na Alemanha e a Viena de muitas valsas, na Áustria. Maria Lúcia Haidar adorou tudo. Voltou rejuvenescida.

Dois prá lá e…
Proprietário do restaurante “Bom Paladar” (comida caseira), no Jardim Marabá, próximo a Prefeitura, Câmara e Fórum Novo, o galante Maurício Salvador Bernal “de olho” no Campeonato Mundial de Tango” que se realiza, neste momento, em Buenos Aires, Argentina, com setecentos casais no páreo Mauricio esteve lá, em julho, “fazendo” aulas desse nostálgico ritmo.

Últimas

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

Um ofício da OAB de Itapetininga enviado para autoridades indica provável operação irregular das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) alimentadas pelas represas no curso do rio Turvo em Pilar do Sul....

Cidade registra 300 casos de Covid na semana

Casos de Covid desaceleram, mas UTI segue 70% ocupada

Itapetininga está há duas semanas sem registrar mortes em decorrência da Covid-19. O registro de novos casos também desacelerou, em uma semana foram confirmados 69 novos casos, uma média aproximada...

Escola Peixoto Gomide comemora 127 anos

Projeto “Falar é Bom” realiza palestras para jovens

O Projeto “Falar é Bom”, ação da Prefeitura de Itapetininga coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, retoma suas atividades presenciais, seguindo todas as medidas sanitárias, com foco no “Setembro...

Logística é aliada essencial do e-commerce

Logística é aliada essencial do e-commerce

O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a compra de produtos de forma presencial. Para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga