Agenda – 576

Solenidade
No último dezenove na sede social (térrea) do Clube Venâncio Ayres, na formatura dos alunos das Faculdades (Administração, Ciência Contábeis, Letras, Matemática e Pedagogia) da Organização Superior de Ensino (OSE) (esquerda para direita) Fuad Abrão Isaac, vereador e Omar José Ozi; presidente da instituição de ensino.

 

Depoimento I
No programa “Telescópio” (de segunda à sexta, de meio dia e meia até às duas horas da tarde) da TVI, com apresentação do comunicador Fábio Campos, no último sete, numa segunda-feira, o convidado Roberto Soares Hungria, presidente do Museu de Imagem e Som local, fez uma preleção antes de apresentar o vídeo documento gravado pelo M.I.S. em 2013, quando foi entrevistada a saudosa Nilda Aguiar de Campos, então com noventa e nove anos de idade, mostrando durante a citada entrevista uma muito boa disposição física e prodigiosa memória (a itapetiningana Nilda faleceu em janeiro deste 2016, e era mãe de Rita, professora da rede estadual de ensino já aposentada e Rosa Maria , corretora de imóveis da Franciosi). A itapetiningana Nilda, no vídeo em uma hora e meia de gravação (ou mais!) foi entrevistada por Angelina Pereira Cardoso Hungria, Eunice Ferreira Rodrigues Granato e Claúdia Fernandes Dandreta, entre outros. E foram muitos e muitos os assuntos sobre sua vida pessoal, familiar e decorrentes desta cidade.

Depoimento II
Na já citada entrevista da matriarca e saudosa Nilda Aguiar de Campos no vídeo documento do Museu da Imagem e Som, o MIS daqui no programa “Telescópio” da TVI (de segundas às sextas-feiras, do meio dia e meia até duas horas da tarde) sob o comando de Fábio Campos, no último sete, numa segunda-feira. Entre outros (palpitantes!) assuntos, Nilda Aguiar contou que:- “Um dos destaques de Itapetininga no final da década de 1.920 e em 1.930 era o Orfeão (hoje uma espécie de Coral) da então Escola Normal “Peixoto Gomide” onde Nilda (como quase todas as moças de famílias tradicionais desta cidade) cursou o Normal (hoje: Magistério para as séries iniciais do ensino fundamental, curso que atualmente não existe mais no Estado de São Paulo). Modesto Tavares de Lima era um rígido e excelente professor de Música, regente do Orfeão e amigo de Heitor Villa-Lobos como vocês sabem, um dos maiores compositores de música erudita do Ocidente, no século vinte. Na Revolução Constitucionalista de 1932, Nilda e seu marido Manequinho de Campos ajudaram muito a cuidar dos soldados feridos no “Peixoto Gomide” e “Colégio das Madres” cujas salas foram transformadas em hospitais. E no Golpe Civil-Militar de 1964, sua casa aqui foi vigiada por tropas do Exército em busca do seu filho Murilo, que na época era presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont do dificílimo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA, em São José dos Campos. Um dos professores preferidos de Nilda no “Peixoto Gomide” foi Glauco Augusto de Silveira Santos, de Língua Portuguesa e “expert” nas obras de Machado de Assis.

Hollywood I
A “promoter” itapetiningana Ana Maria Pires Nalesso capitaneando mais de uma dúzia de itapetininganos levanta voo com horário previsto para as seis horas da tarde no próximo quatorze de junho, numa terça-feira, do Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, pela Delta Airlines, com destino a Costa Oeste do Estados Unidos (com conexão em Atlanta, aeroporto mais movimentado dos Estados Unidos). E a primeira parada será em São Francisco, a “big” cidade norte-americana (tão intelectualizada quanto Nova York) e outras cidades (não tão grandes) como: Carmel (onde o ator e diretor Clint Eastwood foi prefeito), Monterey, São Luis OBispo e Santa Barbara. E depois ainda na Califórnia a enorme Los Angeles e com muitas visitas e logicamente na “Cidade do Cinema” onde está a “Calçada da Fama”, com aquelas estrelas pintadas no chão com os nomes dos grandes artistas do cinema norte-americano e que deixaram suas mãos gravadas na famosa calçada. Também uma “olhada” no Kodak Pavillon (onde são distribuídos os Oscares). Depois Nevada State e Las Vegas, após 435 quilômetros de viagem de ônibus especial. Las Vegas, cidade dos grandes “shows”, jogos, hotéis, construções e tudo mais. No final, a volta no dia vinte e seis de junho.

Hollywood II
Rosana Iglesias de Lima que seguirá com a “promoter” itapetiningana Ana Maria Pires Nalesso para a Costa Oeste dos Estados Unidos, no próximo junho tem uma missão a cumprir em Los Angeles, California. Na “Calçada da Fama” que fica na “Cidade do Cinema” (distrito de Los Angeles) onde ficam as estrelas pintadas no chão com os nomes dos astros cinematográficos (e as mãos dos mesmos gravados) Rosana deixará lá flores para seus astros preferidos. Mas ela não revela quais são. É segredo.

Birthday I
Amanhã, sábado, dezenove a bibliotecária (trabalhou durante um bom tempo no Instituto Itapetiningano de Ensino Superior, o IIES) Maria Cristina Nery muda de idade. Certamente receberá muitos cumprimentos de familiares e amigos que irão abraça-la na casa da rua Maria Eugênia Rocha na Vila Barth. As primas Deise e Marilu Romano virão de São Paulo especialmente para a ocasião.

Bithday II
O homem gentil Paulo Guarneri de Lara (de família das mais tradicionais desta cidade) comemora no próximo trinta, numa quarta-feira seus noventa e quatro anos de idade. Paulinho está em plena forma.

Comemoração
Os coordenadores Roberto Soares Hungria e Décio Hungria Lobo, respectivamente dentista e engenheiro florestal estão contando os dias . Será no próximo dois (abril) o “Evento da Família Hungria” que acontece de quatro em quatro anos nessa cidade contando com a presença de integrantes da família daqui, de outras cidades do Estado de São Paulo, do Brasil e mesmo do Exterior. Mais uma vez a Família Hungria se encontrará na hora do almoço (uma hora da tarde) na sede Campestre do Clube Venâncio Ayres. E o Encontro é depois noticiado (bastante) na “mídia” daqui, de São Paulo e até nacionalmente.

Presença
Na semana passada, visitando familiares e amigos nesta cidade, o itapetiningano Cássio Frederico Camargo Rolim, o “Dico”, professor de Economia, já aposentado da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, filho dos saudosos Lourdes (Correia)- Frederico Camargo Rolim, ela, professora e ele, agricultor. “Dico” está atualmente residindo em Vila Nova Gaya, Porto, Portugal

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga