Agenda – Ivan Barsanti – 17/10/2019

“Éramos seis” e a Estrada de Ferro I

Saudosistas, pesquisadores e funcionários aposentados da Sorocabana que estão assistindo a novela das seis e meia da TV Globo (“Éramos seis”) devem estar, no mínimo, encantados (ou emocionados) com as cenas em que a estação ferroviária é protagonista tanto em São Paulo como aqui em Itapetininga. No caso, a Estação Sorocabana (seria este o nome da ferrovia na década de 1920?). Como nas cenas da viagem das irmãs “Olga” (atriz Maria Eduarda de Carvalho) e “Clotilde” (atriz Simone Spoladore) partindo de Itapetininga para São Paulo (na atual Estação Júlio Prestes). No caso, a gravação da estação itapetiningana não foi gravada aqui. Aliás, na partida do personagem “Olga” (ou “Orga”) seu pretendente “Zeca” (o ótimo Eduardo Sterblitch), ambos manifestam uma divertida relação amorosa que exigiu muita movimentação e certo equilíbrio dos dois atores na cena, na saída do trem, em plena estação itapetiningana.

 

“Éramos seis” e a Estrada de Ferro II

Neto e filho de ferroviários, o também ferroviário Dirceu Campos, já aposentado, cronista na “mídia” itapetiningana deve (por certo!) estar assistindo “Éramos seis”, a nova novela das seis e meia da tarde, na TV Globo e tudo indica comovendo-se com as cenas da Estrada de Ferro e Estação daqui de Itapetininga. Dirceu Campos, nascido em Itararé, mas vindo logo para cá, desde a adolescência já trabalhava na Sorocabana daqui de Itapetininga como praticante. E, como ele, Dirceu, descreve: “Com orgulho, ostentava o boné de telegrafista e, imponente, circulava pela plataforma da gare”. Não esquecendo o famoso trem Internacional que passava por esta cidade no sábado com destino a diversos países, rasgando as fronteiras brasileiras.”. E tantas outras histórias, também, assegura o ferroviário (aposentado) Dirceu Campos.

 

Luto

Faleceu, no último dia dois, numa quarta-feira, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o procurador estadual itapetiningano José Cassio Soares Hungria (que há muito tempo residia na capital paulista). Viúvo, José Cassio deixou quatro filhas, genros, netos Foi cremado. Por muito tempo o itapetiningano José Cassio Soares Hungria foi reitor do enorme Centro Universitário de Osasco, Grande São Paulo, uma quase universidade com múltiplos cursos universitários profissionalizantes com milhares de alunos. José Cassio pertencia a uma das famílias mais tradicionais daqui de Itapetininga, a Soares Hungria. Uma pessoa muito benquista nos meios sociais de São Paulo e daqui. Um de seus irmãos é Roberto Soares Hungria, dentista e entre outras atividades, presidente do Museu da Imagem e Som daqui.

 

Mestres

Nesta última terça-feira, quinze, “Dia do Professor”, uma das comemorações aconteceu na Pizzaria Lana’s com a participação de dezenas de professores (também diretores de escola e supervisores de ensino) da rede estadual de ensino daqui, muitos, que trabalharam (já aposentados) na Escola Estadual “Peixoto Gomide”. Os organizadores do evento foram: Maria Nívea Guarneri Machado, Neuza Aboarrage Melges de Andrade, Regina Antonia Aboarrage Anastassiadis, Alda Simões Rosinha de Oliveira e Leda Barreti. No mesmo dia, à noite, professore, diretores e supervisores de ensino de escola, já aposentados da rede municipal de ensino reuniram-se no restaurante “Árabe”, no Center Park, na Marginal do Chá, culinária libanesa.

 

Na montanha

Neste último setembro, entre os dias vinte (sexta-feira) e vinte e três (segunda-feira) a “promoter” Vera Lúcia Abdala hospedou-se no “Grande Hotel” de Araxá, Minas Gerais e o local causou-lhe uma ótima impressão. Daí que a coordenadora Vera Abdala pretende levar no início do ano que vez dezenas de itapetininganos para lá. Segundo Vera, o “Grande Hotel” daquela cidade mineira, Araxá, continua com toda a imponência, frescor e elegância, as mesmas daquelas douradas décadas de 1940 e 1950, quando foi considerado um dos melhores hotéis deste país. O “Grande Hotel” de Araxá chegou a ser cassino até quando o jogo foi proibido no Brasil em 1946, pelo então presidente da república marechal Eurico Gaspar Dutra. Além disso, Araxá é considerada uma cidade mineira bastante turística com sua culinária, doces caseiros, artesanatos e belezas naturais.

 

Céu, sol e…

No grande feriado de um a cinco de novembro próximos, para os itapetininganos (dia cinco, aniversário desta urbe), Marcelo Tomio Adati, da agência “Adati Turismo” leva itapetininganos para as delícias de Cabo Frio e Arraial do Cabo (cidade que está muito na moda, ultimamente por causa dos mergulhos em alto mar), no litoral do Estado do Rio.

 

Paulistano

Na próxima sexta-feira, vinte e cinco, no teatro do Sesi, em Vila Rio Branco, aqui, a presença do cantor e compositor Carlinhos Vergueiro (parceiro de Adoniran Barbosa, Chico Buarque e Toquinho, entre outros) e um dos grandes nomes da autêntica música popular de São Paulo, o samba paulista. Neste seu recital, o cantor Carlinhos Vergueiro “reforça a importância de valorizar autores paulistas”. E tudo isso já aparece no próprio título do “show” denominado “O Cúmulo do Samba” contrapondo uma frase lendária dita pelo compositor Vinícius de Morais em 1963, por aí: “São Paulo é o túmulo do samba”. Para Carlinhos Vergueiro, São Paulo é o “cúmulo…do samba”. Às oito horas da noite.

 

Mais teatro do Sesi/Vila Rio Branco

E no sábado, vinte e seis, às seis horas da tarde, apresentação da Orquestra Filarmônica do Senai de São Paulo, na série “Música Erudita”. Com dezenas de músicas.

 

Bola

No penúltimo sábado, cinco, no novo gramado (agora sintético) da quadra de futebol de salão, inaugurada pela diretoria, na sede campestre do Clube Venâncio Ayres, num jogo de veteranos, o dentista José Wladimir Pires marcou um (belo) gol. O diretor de escola estadual, já aposentado, Wancley Sacco, quase. Wancley disse: – “Ainda chego lá”.

 

Birthdays

Mudam de idade os seguintes cidadão e cidadãs itapetininganos: hoje, sexta-feira, dezoito, Zecaborba Soares Hungria, empresário do setor de supermercados; no mesmo dia, Heleno de Souza, médico ginecologista e obstetrícia, também Marcus Thadeu Quarenti Cardoso, delegado da Polícia Civil e vereador na Câmara daqui e no mesmo dia dezoito, Calil Vieira Camargo, promotor público estadual; amanhã, sábado, dezenove, José Wladimir Tambelli Pires, médico cardiologista, dia vinte, domingo, Luiz Pires de Abreu, diretor de escola estadual; dia vinte e dois, terça-feira, Maria Estela Izzo e vinte e três, quarta-feira, Luiz Fernando Galvão Ferrari, dentista, funcionário da Secretaria da Saúde em Angatuba.

 

Mérito

Maria Amália Pie Abib Andery de tradicional família itapetiningana (Pie) é a atual Reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Maria Amália é sobrinha de Graciete Pie da Associação do Bem Viver, aqui.

 

Coluna – No Rio de Janeiro

No último vinte e nove (de setembro) o casal itapetiningano Danielle e Jaime Tamura no Rock In Rio, no Rio de Janeiro. Foto – Arquivo Pessoal

No antepenúltimo domingo, vinte e nove, o casal itapetiningano Danielle e Jaime Tamura assistindo os “shows” do Rock In Rio.

 

 

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga