Amigos Declarados

Tenho dois amigos, nada secretos, que merecem uma homenagem de fim de ano.
O mais idoso, que recebeu o nome de Nenê, descende de Labradores, de linhagem que certamente jamais esgrimiu uma enxada. Seus ancestrais, com certeza, não foram guerreiros combativos, tamanha a camaradagem com que recebe até mesmo as mais estranhas visitas.
Nenê jamais teve a pretensão de ser modelo, e segue despreocupado com o aumento de peso ao longo da idade, só controlado pelas desgastantes e inúteis corridas, no encalço do gato do vizinho. Gatos parecem paparazzi, estão sempre presentes, mesmo sem serem convidados.
Não fosse um animal doméstico, Nenê seria o protótipo do funcionário público de país onde as instituições não funcionam. Encerrado o expediente, retira-se a seu tapete e dorme, e nem mesmo a mais terrível das ocorrências extraordinárias pode modificar tal rotina.
Contrariando o tabu de que os labradores adoram a água, Nenê é visceral inimigo dos banhos, sendo necessária a presença da PM, para convencê-lo de que é melhor submeter-se a ser acorrentado.
Sem ser uma fera, e colocando em dúvidas um eventual sacrifício, para salvar o dono, Nenê continua bem cumprindo sua senda de tornar o ambiente agradável e amistoso.
Para completar a relação de cachorros, aqui aportou Lobo, um Pastor Alemão, cabendo em uma caixa de sapato. Como chorava no período noturno, a caixa era colocada ao lado da cama, com minha mão dentro.
Cresceu educado por Nenê, então rei do domicílio. Com o tempo, a natureza foi demonstrando que a raça tem características dominantes, e Lobo passou a adotar posturas que Nenê sequer imaginava existir.
Lobo elegeu o dono como chefe único, e não obedece nenhuma ordem partida de outra pessoa, quando presente o eleito. Tenta ser cordial e parecer camarada, mas as visitas só ultrapassam o portão após juras de que não morderá.
Continua respeitando Nenê, mas qualquer desavença é logo solucionada com um sonoro rosnado. Nas urgências da madrugada, Nenê avisa e Lobo parte para a missão de proteger a casa.
Lobo posta-se, sempre, às portas do cômodo onde está o dono, sempre pronto a receber cobradores e leitores que discordaram de algum artigo. Embora Lobo seja analfabeto, não admite a aproximação de qualquer pessoa com uma camiseta com os dizeres: “Não vai haver golpe”.
A convivência com animais domésticos anima a vida, e ensina a solidariedade como virtude natural e desinteressada. Há ações e reações que desafiam a proverbial mentira de que cães são irracionais.
É possível a convivência com outros seres que habitam o planeta, desde que não sejam cobras, aranhas, escorpiões e gatos, além de políticos corruptos e populistas enganadores.

Últimas

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Começou nesta quarta-feira, dia 22, o Programa de Recuperação Fiscal de Itapetininga (Refis) 2021 de Itapetininga. O contribuinte pode parcelar suas dívidas municipais, como ISSQN, IPTU, ITBI e outros impostos...

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Nesta semana as cenas de violência contra um idoso durante um assalto no Centro de Itapetininga chamaram atenção para o assunto de segurança no município. Dados da Secretaria de Segurança...

Cidade não tem plano municipal de arborização

Cidade não tem plano municipal de arborização

A prefeitura de Itapetininga informou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente que o plano está sendo elaborado. Segundo o executivo, em 2021 foram realizados até o momento 125 corte...

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores de soja se preparam para o inicio do plantio da soja que começou em 16 de setembro. O calendário de semeadura estabelecido para o plantio da soja vai até...

Semeando Talentos está em busca de jovens profissionais

Duratex oferece curso profissionalizante

A Dexco, detentora das marcas Duratex e Durafloor, alinhada à sua estratégia de ESG (sigla em inglês para ações ambientais, sociais e de governança), mantém o compromisso de fomentar ações...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga