Análise Sintática (João 8:32)

Nos meus tempos idos e bem vividos, aprendi fazer análise sintática, morfológica e fonética. Não uso a mesma ordem de aprendizagem daquele tempo. Emprego os termos sintáticos e analíticos, pois assim é mais fácil de explicar. Tanto os estudos da Língua Latina, como os da Portuguesa, se tornam mais fácil fazendo a análise. Com a divisão sintática, torna-se o assunto claro e evidente.

Jesus, discursando aos judeus e sendo interrogado por eles, disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. ( et cognoscetis veritatem, et veritas liberabit vos.)  Tirei, como se pode notar, o texto do contexto. O contexto é: Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. ”

No discurso, que é um verdadeiro diálogo, Cristo se apresenta como o Messias prometido. Afirma que é Deus e Filho de Deus. Embora não tivesse ainda quarenta anos, como Filho de Deus encarnado, asseverou: “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia e viu-o e alegrou-se. Os judeus disseram: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? ” Disse-lhe Jesus, respondendo: “Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse eu sou”.

Jesus apresentou-se como Deus e os judeus pegaram em pedras para lhe atirarem. Como é onisciente e onipresente, ocultou-se deles e saiu e ninguém o viu sair.

Agora, mais uma vez, volto ao texto célebre: “ Vós conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. O período é composto por coordenação, como se ensinava na minha época. A primeira oração é: Vós conhecereis a verdade.  O sujeito é simples: vós. O predicado verbal é: conhecereis a verdade. O núcleo é o verbo conhecer, que é transitivo direto. O objeto direto é: a verdade. Adjunto adnominal é: a. Se estivesse fazendo uma análise morfológica, diria que o “a” é artigo definido. A segunda oração é coordenada aditiva. O “e” é uma conjunção aditiva. A oração coordenada é: A verdade vos libertará”. Sujeito= A verdade, adjunto adnominal= a, predicado verbal: vos libertará. Núcleo do predicado verbal: libertar, verbo transitivo direto. Objeto direto: vos.

Agora surgem outras perguntas extraídas do texto total: quem é a verdade? – A verdade é Jesus. Ele liberta quem? – Ele liberta os judeus, isto é, os homens que creem nele. Ele liberta os homens do quê? – Liberta os homens do pecado. Jesus, quando os judeus disseram: Somos descendência de Abraão e nunca servimos a ninguém”, Jesus respondeu: -“Em verdade, em verdade vos digo, que todo aquele que comete pecado é servo do pecado”.

A pessoa que crê em Cristo é salva da pena do pecado. Paulo, o apóstolo, afirmou: “Pela graça sois salvos, por meio da fé e isto não vem de vós é dom de Deus”. Ef.2 :8). É bom analisar o texto e melhor ainda com o contexto. Estude bem. E´ bom estudar. Jesus disse: “Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus”.

Últimas

Falecidos da Semana

21 DE NOVEMBRO DE 2024 ROQUE DO ESPIRITO SANTO DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 21/11/2024 ÀS 17:24HS EM SOROCABA IDADE: 54 ANOS PROFISSÃO: AUTONOMO ESTADO CIVIL: CASADO COM A SRª CLAUDIA APARECIDA...

Lombadas Eletrônicas começam a ser instaladas na cidade

Lombadas Eletrônicas começam a ser instaladas na cidade

Começaram a ser instaladas em Itapetininga nesta quarta-feira, dia 20, lombadas eletrônicas, equipamentos fixos de fiscalização ostensiva localizados em trechos com intensa circulação tanto de veículos quanto de pedestres, como...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.