É uma das 12 músicas do mais novo disco de músicas inéditas de Caetano Veloso (79 anos) recém lançando nas plataformas de streaming (spotify, deezzer, youtube) . O clipe de ‘Anjo Torto” ( que fala sobre os “meninos do Vale do Silcio (EUA) ” Stevie Jobs e Bill Gates. é absolutamente genial e você encontra no Youtube.
O disco chama-se “Meu Coco”, o 49º da sua carreira, sendo 30 em estúdio e 19 ao vivo.
Produzido pela gigante Sony Music, o disco, foi gravado no primeiro semestre deste ano. Trata-se do primeiro projeto, neste estilo, do artista, desde Abraçaço, lançado em 2012. Caetano fez parceria com o ritmista Marcelo Costa, o acordeonista Mestrinho e com o multi-instrumentista Vinicius Cantuária, que tocou com Caetano entre os anos de 1978 e 1983. Apesar de nenhuma música ter sido oficialmente confirmada, há indícios “Pardo”, composta em 2019, está no repertório. Assim como “Autoacalanto”, produção feita por Caetano para o neto Benjamin, nascido em 2020, também faz parte do disco. Por fim, o álbum também terá a composição “Nave Mãe”, escrita pelo artista em 2019. Como um bom saudosista e nostálgico e para acrescentar a minha coleção, tenho todos de Caetano, gostaria que fosse lançado também em CD e DVD, gosto do material físico tátil e visual, mas a indústria fonográfica de cds e dvs praticamente se extinguiu.
Sou uma das pessoas mais “suspeitas” para escrever do gênio Caetano Veloso que na minha opinião ao lado de Chico Buarque, Gilberto Gil, Vinícius de Moraes e Tom Jobim é o artista mais completo do planeta Terra.
Desde muito menino já era muito fã dele, músicas como Sampa, Você é Linda, Alegria Alegria, Tropicália, Leãozinho, fazem parte da minha memória afetiva. Conhecia bastante da sua obra, mas nos idos de 1993 comprei o CD de coletâneas “Sem Lenço e Documento”. Aí fiquei completamente “alucinado’! Passei a comprar todos os CDS, DVDs e ir a todos seus shows. O primeiro que fui junto com meu tio Ivan Barsanti Silveira foi em 1995 em São Paulo no lendário cruzamento da Ipiranga e São João, imortalizado na sua canção Sampa.
Tenho cd e livro (Verdades Tropicais) autografados pelo mestre, e no ano de 1999 tive a felicidade e a honra de entrevista-lo para a extinta rádio Educativa FM aqui de Itapê, no show “Prenda Minha” em que ele cantava e gravou “Sozinho” do compositor Peninha. um dos maiores sucesso de sua carreira. Prenda Minha vendeu na época mais de 1 milhão e 500 mil cópias.
Numa época em que não surge mais artistas que pelo menos tenham um mínimo de talento, estamos vivendo numa era da mediocridade e emburrecimento coletivo.
Artistas como Caetano e praticamente todos os de sua geração, a dos anos 60 (considerada como a Grécia do século XX, pensamentos, idéias e atos dos filósofos gregos) ainda são os responsáveis por no presentear com novidades e sempre moderníssimas. Assim como Sócrates, Aristóteles, Platão entre outros… São imortais e atemporais.
Até a próxima.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....