Metáfora é uma figura de palavras. Há várias figuras de palavras, tais como: metáfora, metonímia, perífrase e sinestesia. Metáfora é o desvio da significação própria de uma palavra, nascido de uma comparação mental ou característica comum entre dois seres ou fatos, como afirmou Domingos Paschoal Cegalla. Eduardo Carlos Pereira, pastor presbiteriano e depois presbiteriano independente, escreveu, na sua Gramática Expositiva: “metáfora (gr. Translação) é a figura que tem por fundamentalmente a semelhança, comunicando às palavras sentido translato por semelhança entre as ideias”. Cita o referido autor entre outros exemplos, este: “Ela é um anjo de bondade e ele, um leão na coragem”.
Quando ministrava aulas, dizia para os meus alunos: É uma comparação sem a conjunção como. Citava como exemplo: Ele é uma raposa. Explicava que o homem era muito esperto e assim por diante.
Certa feita, Jesus disse: “Eu sou o caminho…” Ele não é uma estrada, uma rua, mas quando assim afirmou quis dizer que só através dele o homem pode ir para o céu. Aliás, ele estava referindo-se à salvação e aos tabernáculos eternos.
Numa outra ocasião, ele disse: “Eu sou a porta das ovelhas”. Ele não é uma porta, no sentido próprio da palavra. Ele quis dizer que só por meio dele o homem pode ser salvo. Usou uma metalinguagem, explicando o seu modo de falar, dizendo: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; entrará, e sairá e achará pastagem” (João 10:9) nessa mesma ocasião, ele afirmou: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”. (João 10:11) Ele nunca foi pastor, isto é, cuidador de ovelhas, criador…Ele quis dizer que a sua função messiânica era como um pastor de ovelhas. O pastor de ovelhas, caso seja necessário, dá a sua vida pela ovelha. Davi, filho de Jessé, matou um leão e um urso para salvar uma ovelha. Jesus, como nosso Redentor, cuida de nós, guardando-nos, protegendo-nos, alimentando-nos, curando-nos e suavizando as nossas dores.
Chamou os seus discípulos de ovelhas, afirmando que elas ouviam a sua voz e o seguiam. Jesus vai na frente, adiante das ovelhas e elas atrás, seguindo-o, porque o conheciam.
É Jesus quem salva e é por isso que ele afirmou: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna”. (João 10:27)
Há muitas pessoas seguindo a pessoa errada, porque muitos religiosos ensinam, também errado. Que tristeza!