As metáforas de Jesus

Metáfora é uma figura de palavras. Há várias figuras de palavras, tais como: metáfora, metonímia, perífrase e sinestesia. Metáfora é o desvio da significação própria de uma palavra, nascido de uma comparação mental ou característica comum entre dois seres ou fatos, como afirmou Domingos Paschoal Cegalla. Eduardo Carlos Pereira, pastor presbiteriano e depois presbiteriano independente, escreveu, na sua Gramática Expositiva: “metáfora (gr. Translação) é a figura que tem por fundamentalmente a semelhança, comunicando às palavras sentido translato por semelhança entre as ideias”. Cita o referido autor entre outros exemplos, este: “Ela é um anjo de bondade e ele, um leão na coragem”.

Quando ministrava aulas, dizia para os meus alunos: É uma comparação sem a conjunção como. Citava como exemplo: Ele é uma raposa. Explicava que o homem era muito esperto e assim por diante.
Certa feita, Jesus disse: “Eu sou o caminho…” Ele não é uma estrada, uma rua, mas quando assim afirmou quis dizer que só através dele o homem pode ir para o céu. Aliás, ele estava referindo-se à salvação e aos tabernáculos eternos.

Numa outra ocasião, ele disse: “Eu sou a porta das ovelhas”. Ele não é uma porta, no sentido próprio da palavra. Ele quis dizer que só por meio dele o homem pode ser salvo. Usou uma metalinguagem, explicando o seu modo de falar, dizendo: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; entrará, e sairá e achará pastagem” (João 10:9) nessa mesma ocasião, ele afirmou: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”. (João 10:11) Ele nunca foi pastor, isto é, cuidador de ovelhas, criador…Ele quis dizer que a sua função messiânica era como um pastor de ovelhas. O pastor de ovelhas, caso seja necessário, dá a sua vida pela ovelha. Davi, filho de Jessé, matou um leão e um urso para salvar uma ovelha. Jesus, como nosso Redentor, cuida de nós, guardando-nos, protegendo-nos, alimentando-nos, curando-nos e suavizando as nossas dores.

Chamou os seus discípulos de ovelhas, afirmando que elas ouviam a sua voz e o seguiam. Jesus vai na frente, adiante das ovelhas e elas atrás, seguindo-o, porque o conheciam.
É Jesus quem salva e é por isso que ele afirmou: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna”. (João 10:27)
Há muitas pessoas seguindo a pessoa errada, porque muitos religiosos ensinam, também errado. Que tristeza!

Últimas

Correio Político 1002

Correio Político 1002

Tabata Amaral Um importante projeto para criar um protótipo de uma cadeira de rodas movida apenas pelos movimentos da cabeça, está sendo desenvolvido no Campus de Itapetininga do Instituto Federal...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Itapetininga perde Alceu Nanini

Esta semana faleceu o empresário Alceu Nanini. Católico fervoroso, teve uma vida exemplar dedicada a ajudar o próximo. Pessoa muito querida na cidade, Alceu foi vice-prefeito e vereador. Uma grande...

Rita de Cássia Moraes Leonel

O Pint of Science Itapetininga foi um sucesso

A avaliação de Cassiano Terra Rodrigues , organizador do evento , é que o Pint of Science Itapetininga 2024 foi um sucesso, com  participação intensa , diversificada e altamente gratificante....

Rita de Cássia Moraes Leonel

O impacto das chuvas do RS no agronegócio brasileiro

Por Maria Clara Ferrari - graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista em 1980, Latu Sensu em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Experiência...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.