As Vestes de Jesus

Como se demonstra a humildade? Reverendo Miguel Rizzo Jr., grande paladino presbiteriano do século XX, no seu livro, Esboço de Sermões”, página 42, narra este fato curioso: “ Um filósofo da Grécia andava esfarrapado. Parecia o mais humilde dentre os seus companheiros. Mas um destes que lhe conhecia bem o íntimo e sabia que aqueles andrajos eram usados propositadamente para atrair a atenção do público, disse-lhe: ‘Através desses farrapos, eu vejo bem a tua imensa vaidade’. ”

Jesus era humilde e pregava a humildade, portanto conseguia atrair as pessoas pelo seu comportamento, doutrina e bondade. Pregava o que vivia e não como os fariseus. Jesus é Deus encarnado, a semente da mulher, conforme Gênesis três, versículo quinze. Jesus é o Filho Unigênito de Deus.

A Bíblia fala muito pouco das vestes de Jesus. José, todavia, filho de Jacó, ganhou de presente do seu pai uma túnica talar de mangas compridas. José foi um tipo de Cristo e há muitas analogias que se referem a tal fato. Cito apenas uma: ambos foram objeto especial do amor de um pai. Em Gênesis diz: “Ora, Israel amava mais José que a todos os seus irmãos”; em Mateus, referindo-se a Jesus, diz: “E eis uma voz dos céus que dizia: Este é meu Filho amado, em quem me comprazo”. Não há dúvida, depois veremos, que a roupa de Cristo era como a de José. Deus exigiu que os levitas usassem roupas dignas do seu cargo espiritual.

 

No livro de Êxodo, afirma que fizeram túnicas de linho fino, de obra tecida para Arão e seus filhos. Samuel, quando foi levado à Casa do Senhor, a Siló, diz o texto sagrado que “a sua mãe lhe fazia uma túnica pequena e de ano em ano lhe trazia e assim o menino ministrava perante o Senhor. Mateus afirma que uma mulher veio por trás de Jesus e lhe tocou na orla da veste. A impressão que se tem é que a veste de Jesus era como as roupas judaicas da época. Essa peça do vestuário, como se sabe, “compunha-se de um robe bastante longo, aberto no alto, que podia passar pela cabeça, e com aberturas laterais por onde passavam os braços. Era uma peça comum do vestuário, de modo que todas as classes a usavam, como o rei. As roupas judaicas eram usadas pelos profetas, pelos nobres e jovens.

Cremos que Jesus tinha uma túnica talar, feita de uma peça de tecido bastante caro, pois, do contrário, os soldados, que o crucificaram, não estariam interessados em jogar em disputa tal roupa, como afirma João, nestes termos: “Os soldados, pois, quando crucificaram Jesus, tomaram-lhe as vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; pegaram também a túnica. A túnica, porém, era sem costura, toda tecida de alto a baixo.( João 19:23)
Jesus vestia-se como Mestre e assim foi tratado por Nicodemos, José de Arimatéia, Pilatos e outros personagens importantes da época.
Por que dirigir o culto solene, usando trajes comuns e de moleques? Deus deve ser louvado, honrado e glorificado e é assim que o religioso deve se comportar e demonstrar humildade.

Últimas

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.