Assédio Sexual

José era filho de Jacó com Raquel. Luís Vaz de Camões, num soneto, conseguiu, de um modo magistral, sintetizar o amor de Jacó a Raquel. Em dois quartetos e dois tercetos resumiu os sonhos, os suspiros, e as batidas de um coração apaixonado por uma jovem morena, olhos grandes, negros e rasgados da região de Harã.
Jacó foi enganado por Labão e esposou Lia, irmã de Raquel. Acochou tanto o seu sogro, pedindo-lhe a sua amada Raquel, a ponto de ficar mais sete anos trabalhando como escravo. Camões, na sua inspiração, afirma que Jacó começou a servir mais sete anos, dizendo:- “Mais servira, se não fora / para tão longo amor, tão curta a vida.”
Com Raquel teve dois filhos: José e Benjamim. Raquel morreu de parto, quando deu à luz Benjamim. Os dois foram criados com amor e carinho, pois eram frutos de um amor sincero e puro. Um dia, Jacó enviou o seu filho José para ver como os seus irmãos estavam no campo, uma vez que eram pastores de ovelhas. Quando os seus irmãos o viram, ainda longe, intentaram matá-lo. Um deles, no entanto, interveio e sugeriu vendê-lo aos ismaelitas que se dirigiam para o Egito. José foi vendido pelos seus irmãos e comprado e vendido por parentes longínquos que o venderam para Potifar, funcionário de Faraó.
No Egito, na casa de Potifar, levou a bênção de Israel. Diz o escritor sacro:- “E aconteceu que desde que Potifar o pusera sobre a sua casa, e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a sua casa, por amor de José.”
José era formoso, solteiro, estrangeiro. A sua formosura cativava, a sua vida de solteiro atraia e a sua origem despertava a curiosidade para o que era diferente. A mulher de Potifar não suportou tão grande tentação. Certo dia, quando se sentiu protegida das línguas ferinas dos outros servos, agarrou José pela túnica, sorrindo e usando uma linguagem melíflua, disse: Deita-te comigo.
José, como respeitava a Deus e ao próximo, desvencilhou-se, deixando o seu casaco em suas mãos e fugiu.
Ela, como não conseguira atrair o homem de seus sonhos, começou a gritar, pedindo socorro, afirmando que o estrangeiro queria estuprá-la. Exibia a túnica colorida de José. A roupa que para José representava fuga, para ela se tornou num penhor de assédio sexual.
Tão forte era o desejo da carne que o transformou em paixão. Não conseguiu se satisfazer e o amor apaixonado que devotava ao filho de Jacó se converteu em ódio. Usou a sua dialética, inflamada pelo ódio para desonrá-lo, convencendo os empregados da casa, o seu marido e as autoridades de um suposto assédio
José, o homem que recebia a bênção e abençoava, foi preso. Ela, a pecadora, fora aos olhos do marido uma senhora virtuosa e José, o justo, foi condenado pelo pecado que não cometera. Deixara nas mãos da adúltera a sua túnica.
Deus, no seu tempo certo, mudou a vida de José. Fez dele o segundo governador, depois de Faraó. A mulher de Potifar, no entanto, morreu no esquecimento e até hoje não se sabe o seu nome.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.