Assédio Sexual

José era filho de Jacó com Raquel. Luís Vaz de Camões, num soneto, conseguiu, de um modo magistral, sintetizar o amor de Jacó a Raquel. Em dois quartetos e dois tercetos resumiu os sonhos, os suspiros, e as batidas de um coração apaixonado por uma jovem morena, olhos grandes, negros e rasgados da região de Harã.
Jacó foi enganado por Labão e esposou Lia, irmã de Raquel. Acochou tanto o seu sogro, pedindo-lhe a sua amada Raquel, a ponto de ficar mais sete anos trabalhando como escravo. Camões, na sua inspiração, afirma que Jacó começou a servir mais sete anos, dizendo:- “Mais servira, se não fora / para tão longo amor, tão curta a vida.”
Com Raquel teve dois filhos: José e Benjamim. Raquel morreu de parto, quando deu à luz Benjamim. Os dois foram criados com amor e carinho, pois eram frutos de um amor sincero e puro. Um dia, Jacó enviou o seu filho José para ver como os seus irmãos estavam no campo, uma vez que eram pastores de ovelhas. Quando os seus irmãos o viram, ainda longe, intentaram matá-lo. Um deles, no entanto, interveio e sugeriu vendê-lo aos ismaelitas que se dirigiam para o Egito. José foi vendido pelos seus irmãos e comprado e vendido por parentes longínquos que o venderam para Potifar, funcionário de Faraó.
No Egito, na casa de Potifar, levou a bênção de Israel. Diz o escritor sacro:- “E aconteceu que desde que Potifar o pusera sobre a sua casa, e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a sua casa, por amor de José.”
José era formoso, solteiro, estrangeiro. A sua formosura cativava, a sua vida de solteiro atraia e a sua origem despertava a curiosidade para o que era diferente. A mulher de Potifar não suportou tão grande tentação. Certo dia, quando se sentiu protegida das línguas ferinas dos outros servos, agarrou José pela túnica, sorrindo e usando uma linguagem melíflua, disse: Deita-te comigo.
José, como respeitava a Deus e ao próximo, desvencilhou-se, deixando o seu casaco em suas mãos e fugiu.
Ela, como não conseguira atrair o homem de seus sonhos, começou a gritar, pedindo socorro, afirmando que o estrangeiro queria estuprá-la. Exibia a túnica colorida de José. A roupa que para José representava fuga, para ela se tornou num penhor de assédio sexual.
Tão forte era o desejo da carne que o transformou em paixão. Não conseguiu se satisfazer e o amor apaixonado que devotava ao filho de Jacó se converteu em ódio. Usou a sua dialética, inflamada pelo ódio para desonrá-lo, convencendo os empregados da casa, o seu marido e as autoridades de um suposto assédio
José, o homem que recebia a bênção e abençoava, foi preso. Ela, a pecadora, fora aos olhos do marido uma senhora virtuosa e José, o justo, foi condenado pelo pecado que não cometera. Deixara nas mãos da adúltera a sua túnica.
Deus, no seu tempo certo, mudou a vida de José. Fez dele o segundo governador, depois de Faraó. A mulher de Potifar, no entanto, morreu no esquecimento e até hoje não se sabe o seu nome.

Últimas

CORREIO POLÍTICO 1012

CORREIO POLÍTICO 1012

Presidente Lula na região Na próxima terça-feira, dia 23, o presidente Lula estará na nossa região, em visita ao Campus Universitário Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos...

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Nos últimos oito anos, a expansão dos cursos gratuitos de graduação da Fatec e do IFSP foi paralisada em Itapetininga. No período, ex-prefeita Simone Marquetto (MDB), que governou a cidade...

Justiça Eleitoral paulista fará transmissão de boletins de urna por satélite nas Eleições 2022

TSE divide R$ 4,9 bi a 29 partidos políticos

Com R$ 4,9 bilhões, o Fundo Especial de Campanha já tem o destino certo dos valores para cada partido político no Brasil. Como já era projetado, o PL e o...

Instalação de curso  de Medicina é marco

Instalação de curso de Medicina é marco

A educação de nível superior registrou um forte avanço na gestão Simone Marquetto com a abertura do curso de Medicina do campus da Universidade São Caetano do Sul (USCS). A...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.