Batismo por Aspersão

No dia 06/04/2004 estive em Yardenit, lugar de batismo no rio Jordão, embora Cristo, segundo me disseram, foi batizado, provavelmente, mais ao sul. No programa de viagem afirmava que haveria, caso alguém quisesse, a renovação ou afirmação batismal. Estranhei os substantivos derivados de renovar e afirmar, porém fiquei quieto. Da minha época de seminarista para cá tem havido tantas modificações que eu fico pasmado. Alguns pregam a Teologia da Libertação, Prosperidade, Curas e Milagres, Palmas e Passeatas para Jesus e há os tradicionais, modernistas, carismáticos e por aí vai. Jesus interrogou: “Quando vier o filho do homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lucas 18:8)
Uma jovem presbiteriana queria se batizar no rio Jordão, pois quando criança fora batizada por um pastor que pertencia a uma sociedade secreta. Na idade da razão fez a pública profissão de fé com um pastor que abandonou o ministério. Uma outra disse que desejava ser batizada como Jesus. Eu confesso que fiquei pensando: Como Jesus foi batizado? Será que foi por imersão ou aspersão?
A pintura mais antiga do batismo de Cristo mostra Jesus, na beira do rio, tendo os pés submersos e João Batista sobre uma grande pedra, derramando água na cabeça do Mestre com uma cuia. Vi o quadro, novamente, na Igreja de São João Batista em Ein Karen. Creio que é uma cópia. Quando era jovem ministro, tomava a criancinha nos meus braços e depois da apresentação, batizava-a. Ela não chorava e, com os olhos arregalados, ficava olhando para mim ou para os pais. Era uma graça.
Vi, na viagem que fiz para Israel, pastor presbiteriano batizando por imersão e pastor batista realizando a cerimônia da Santa Ceia com presbiteriano. Graças a Deus pela união.Aliás, os presbiterianos aceitam tanto o batismo por imersão, como aspersão, embora optem pelo último por ser mais prático. Ensinam que Cristo mandou batizar, mas não falou sobre a forma. A polêmica foi muito grande e durante muitos anos. Apelavam até para o grego, mas o verbo “ bapto” pode ser traduzido por lavar, pintar, imergir, aspergir. O argumento tornou-se fraco, uma vez que para pintar não há necessidade de submergir na tinta e o verbo possui muitos outros significados, entre eles aspergir. Pararam com a polêmica e cada um batiza do jeito que quiser.
A verdade é que o rio Jordão é importante para os cristãos. Leia Josué 3, II Reis2, Marcos 1:9. Eu vi o rio Jordão.

Últimas

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.