Capim teimoso

Um capinzão excomungado crescia e crescia que crescia… Toda vez que eu ia àquela casa, o danado do praguento parecia rir de mim…
De repente, fiquei brabo… Calcei botinas, arregacei as mangas, empunhei uma enxada e carpi, carpi, carpi… Passei domingo inteiro em peleja de lavrar… Do estropício, só restou raízes secas, folhas murchas e assombração… Juntei tudo em sacos plásticos e, à tardinha, pus na rua…
Ai de mim! Acostumado com manejo de caneta e garimpar de dicionários, o ofício de capinar desconjuntou meu esqueleto! Doía a unha, o joelho, a coluna, as pupilas, as orelhas… Doía até as honoráveis cãs deste velhinho encafifado! Passei uma semana de homo sapiens entrevado!
Mas o malvado do capim cresceu de novo… Espichava-se verdengoso, valente como ele só! Ameaçava pular o muro e festejar no quintal vizinho…
Eu olhava o danado me sentindo um bocó! Jamais pensei em perder uma quizila prum “capintonto”, raizudo! Sentindo-me desafiado, pensei… Ah é? Fui à casa da lavoura, contei meu drama pro atendente: “pois é, meu rapaz, o mato cresce tanto, tanto, que, do jeito que a coisa vai, o danado chegará ao céu! O quintal de minha amiga mais parece uma floresta! Daqui a pouco vai nascer jaguatirica no pedaço!”
E o mocinho, muito atencioso: “fica triste, não… Põe esses grãozinhos num litro d’água e mexe bem… Depois enche um regador e molha o enfadado… Sai de perto e deixa o baita defuntar… Depois, o senhor me conta…!”
E assim fiz… Semana depois, volto para ver o resultado… Que alegria! O raizento estava esturricado, amarelo que só vendo! Finalmente, defuntado!
Encarei o estropício e, me sentindo um Arnold Schwarzenegger no filme “O exterminador”, sentenciei: “Hasta la vista, baby!”

Últimas

Sorocaba ganha nova balada sertaneja nesta semana

Sorocaba ganha nova balada sertaneja nesta semana

“Sua balada ilimitada!”. É assim que os sócios da nova casa sertaneja de Sorocaba estão definindo o local. Instalada no tradicional prédio que abrigou o Tribeca Café nas décadas de...

PAT tem 106 vagas de emprego disponíveis

PAT tem 106 vagas de emprego disponíveis

Hoje, segunda-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) informa que há 106 vagas disponíveis no PAT em Itapetininga....

Junho fecha com saldo negativo de mais de 300 vagas

Junho fecha com saldo negativo de mais de 300 vagas

A cidade de Itapetininga teve no mês de junho queda no saldo negativos entre pessoas admitidas e desligadas. Respectivamente, 2.000 e 2.339 pessoas, o que representa 339 trabalhadores desempregados. O...

Centro Paula Souza abre inscrições para curso gratuito sobre criação de startups

MEC prorroga até hoje inscrições para o Prouni

O Ministério da Educação prorrogou por mais um dia as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) deste segundo semestre, que estavam previstas para serem finalizadas nesta quinta-feira (4)....

Vitrine – Tradição

Opções culturais nesse final de semana

O quarteto musical Pedra Seca volta a se apresentar hoje no Center Park. Eles se apresentam a partir das 20h30 em um show com releituras das músicas do cantor e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga