Capim teimoso

Um capinzão excomungado crescia e crescia que crescia… Toda vez que eu ia àquela casa, o danado do praguento parecia rir de mim…
De repente, fiquei brabo… Calcei botinas, arregacei as mangas, empunhei uma enxada e carpi, carpi, carpi… Passei domingo inteiro em peleja de lavrar… Do estropício, só restou raízes secas, folhas murchas e assombração… Juntei tudo em sacos plásticos e, à tardinha, pus na rua…
Ai de mim! Acostumado com manejo de caneta e garimpar de dicionários, o ofício de capinar desconjuntou meu esqueleto! Doía a unha, o joelho, a coluna, as pupilas, as orelhas… Doía até as honoráveis cãs deste velhinho encafifado! Passei uma semana de homo sapiens entrevado!
Mas o malvado do capim cresceu de novo… Espichava-se verdengoso, valente como ele só! Ameaçava pular o muro e festejar no quintal vizinho…
Eu olhava o danado me sentindo um bocó! Jamais pensei em perder uma quizila prum “capintonto”, raizudo! Sentindo-me desafiado, pensei… Ah é? Fui à casa da lavoura, contei meu drama pro atendente: “pois é, meu rapaz, o mato cresce tanto, tanto, que, do jeito que a coisa vai, o danado chegará ao céu! O quintal de minha amiga mais parece uma floresta! Daqui a pouco vai nascer jaguatirica no pedaço!”
E o mocinho, muito atencioso: “fica triste, não… Põe esses grãozinhos num litro d’água e mexe bem… Depois enche um regador e molha o enfadado… Sai de perto e deixa o baita defuntar… Depois, o senhor me conta…!”
E assim fiz… Semana depois, volto para ver o resultado… Que alegria! O raizento estava esturricado, amarelo que só vendo! Finalmente, defuntado!
Encarei o estropício e, me sentindo um Arnold Schwarzenegger no filme “O exterminador”, sentenciei: “Hasta la vista, baby!”

Últimas

CORREIO POLÍTICO 1012

CORREIO POLÍTICO 1012

Presidente Lula na região Na próxima terça-feira, dia 23, o presidente Lula estará na nossa região, em visita ao Campus Universitário Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos...

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Nos últimos oito anos, a expansão dos cursos gratuitos de graduação da Fatec e do IFSP foi paralisada em Itapetininga. No período, ex-prefeita Simone Marquetto (MDB), que governou a cidade...

Justiça Eleitoral paulista fará transmissão de boletins de urna por satélite nas Eleições 2022

TSE divide R$ 4,9 bi a 29 partidos políticos

Com R$ 4,9 bilhões, o Fundo Especial de Campanha já tem o destino certo dos valores para cada partido político no Brasil. Como já era projetado, o PL e o...

Instalação de curso  de Medicina é marco

Instalação de curso de Medicina é marco

A educação de nível superior registrou um forte avanço na gestão Simone Marquetto com a abertura do curso de Medicina do campus da Universidade São Caetano do Sul (USCS). A...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.