Capim teimoso

Um capinzão excomungado crescia e crescia que crescia… Toda vez que eu ia àquela casa, o danado do praguento parecia rir de mim…
De repente, fiquei brabo… Calcei botinas, arregacei as mangas, empunhei uma enxada e carpi, carpi, carpi… Passei domingo inteiro em peleja de lavrar… Do estropício, só restou raízes secas, folhas murchas e assombração… Juntei tudo em sacos plásticos e, à tardinha, pus na rua…
Ai de mim! Acostumado com manejo de caneta e garimpar de dicionários, o ofício de capinar desconjuntou meu esqueleto! Doía a unha, o joelho, a coluna, as pupilas, as orelhas… Doía até as honoráveis cãs deste velhinho encafifado! Passei uma semana de homo sapiens entrevado!
Mas o malvado do capim cresceu de novo… Espichava-se verdengoso, valente como ele só! Ameaçava pular o muro e festejar no quintal vizinho…
Eu olhava o danado me sentindo um bocó! Jamais pensei em perder uma quizila prum “capintonto”, raizudo! Sentindo-me desafiado, pensei… Ah é? Fui à casa da lavoura, contei meu drama pro atendente: “pois é, meu rapaz, o mato cresce tanto, tanto, que, do jeito que a coisa vai, o danado chegará ao céu! O quintal de minha amiga mais parece uma floresta! Daqui a pouco vai nascer jaguatirica no pedaço!”
E o mocinho, muito atencioso: “fica triste, não… Põe esses grãozinhos num litro d’água e mexe bem… Depois enche um regador e molha o enfadado… Sai de perto e deixa o baita defuntar… Depois, o senhor me conta…!”
E assim fiz… Semana depois, volto para ver o resultado… Que alegria! O raizento estava esturricado, amarelo que só vendo! Finalmente, defuntado!
Encarei o estropício e, me sentindo um Arnold Schwarzenegger no filme “O exterminador”, sentenciei: “Hasta la vista, baby!”

Últimas

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

Um ofício da OAB de Itapetininga enviado para autoridades indica provável operação irregular das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) alimentadas pelas represas no curso do rio Turvo em Pilar do Sul....

Cidade registra 300 casos de Covid na semana

Casos de Covid desaceleram, mas UTI segue 70% ocupada

Itapetininga está há duas semanas sem registrar mortes em decorrência da Covid-19. O registro de novos casos também desacelerou, em uma semana foram confirmados 69 novos casos, uma média aproximada...

Escola Peixoto Gomide comemora 127 anos

Projeto “Falar é Bom” realiza palestras para jovens

O Projeto “Falar é Bom”, ação da Prefeitura de Itapetininga coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, retoma suas atividades presenciais, seguindo todas as medidas sanitárias, com foco no “Setembro...

Logística é aliada essencial do e-commerce

Logística é aliada essencial do e-commerce

O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a compra de produtos de forma presencial. Para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga