Carla e as Suas Indagações

Não sei se o caro leitor ainda se lembra da Carla. Caso não se lembre, procure conhecê-la, pois na última crônica eu respondi uma pergunta que ela me fez sobre Deus. Depois, quando chegou a Marina, ela se despediu de mim, dizendo que queria saber quem é o Espírito Santo. Hoje, novamente, ela veio conversar comigo. Logo que me viu, sorrindo, disse: – Não se esqueceu da minha pergunta?
– Não, respondi. Ela, no entanto, fez novamente a pergunta. Todo jovem tem a impressão que os idosos só se lembram do passado.
– Eu quero saber, disse ela, quem é o Espírito Santo? Deus não é um só?
Novamente, apelei para o Catecismo de Westminster e respondi, com muita convicção:- “Há três pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo: estas três pessoas são um só Deus verdadeiro e eterno da mesma substância, iguais em poder e glória…”
– Como assim? Ela me interrogou.
– Não se pode entender muitas verdades bíblicas pela razão, mas pela fé.O catecismo, tomando como base a única regra de fé e prática do cristão, que é a Bíblia, assevera que “ o Pai gerou o Filho, o Filho foi gerado pelo Pai, e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho, desde toda a eternidade. Citei Hebreus 1:5,6 e João 1 :14 e 15:26. Li outros textos da Bíblia. Conversando, citando um texto da Sagrada Escritura e argumentando, lembrei-me do Reverendo Harold H. Cook. Li o seu livro no Seminário e as verdades destacadas por ele, de vez em quando, afloram na minha mente. Disse o venerando irmão: – O novo Testamento nos apresenta três símbolos do Espírito Santo: fogo (Mat. 3:11), água (João 3:5 e vento ( João 3:8) O fogo purifica, aquece e se expande. A água lava e satisfaz a sede; fornece energia e fertiliza a terra. O vento é misterioso e variado, mas salutar. Tudo isso tem a sua aplicação espiritual. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. A revelação dele é progressiva, dependendo da obediência daquele que crê em Jesus. Cristo, como citou João 16:7, ensina que o Espírito Santo exerce uma tríplice obra: convence do pecado, convence da justiça e convence do juízo. Convence do juízo, porque como diz a Escritura, “o príncipe deste mundo está julgado, mas a sentença ainda está para se completar e o Espírito Santo mostrará que o Senhor Jesus é mais poderoso do que Satanás”.
Carla, demonstrando muita confiança em Deus, exclamou: – Glória a Deus! Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo. Depois disso, ela se levantou, pois estava sentada na poltrona do meu gabinete pastoral e retirou-se. Antes, porém, fiz uma oração, pedindo para que Deus lhe abençoasse, dando-lhe a iluminação do Espírito Santo.

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga