Como não gostar da sua cidade

Esta talvez a mais grata incumbência que me poderia ser dada, porque constitui o estímulo, porque representa o amor intenso que tenho por esta cidade, cheia de histórias e mitos e moradia de um povo obreiro.

Cheio de vigor em todos os setores foi possível colocar esta urbe como um local dos melhores para residir e encaminhar os filhos para um futuro de trabalho e o incentivo para qualquer atividade.
Mas andar pela cidade hoje e observar em suas ruas o tempo que passou como trator em suas memórias é um tanto triste. Seus casarões demolidos, sua história devassada mostraria outra paisagem.

É difícil olvidar uma terra berço de ilustres habitantes, como personagens de várias qualificações. Passa-nos a lembrança de políticos como Fernando e Júlio Prestes, Ciro Albuquerque, José e Paulo Ozi, Toniquinho Pereira e Joaquim Aleixo. Humberto Pelegrini e Carlos Tardelli, além de tantos outros de igual valor.
Uma cidade plana e bela, como as agradáveis praças públicas onde se destacava o agradável Largo dos Amores, reduto sedutor dos namorados, dos Clubes Venâncio Ayres e Recreativo. Uma cidade que também tinha o 13 de maio.

Como não se lembrar das fabulosas escolas, como a Peixoto Gomide, Fernando Prestes, Aderbal ou Major Fonseca. Como se esquecer da faculdade do Ozi, que durante 50 anos formou milhares de professores em todo o estado. Impossível esquecer as equipes de futebol do Veterano, DERAC, CASI e Associação Atlética. Ou os atletas como Osamir Meira, Zizo, Nelson e Olavo Gavião. E os artistas, Nho Bentico, Fiisbino, Maria de Souza, Carlos Conceição, Almir Ribeiro, Ted Vieira, João da Casa Armênia, Alzira Camargo, Zizi Gurgel, ou os atuais músicos, dançarinos, teatrólogos, artistas plásticos, poetas e grafiteiros. E ainda os jornalistas da Rádio, Murilo Antunes Alves e Hélio de Araújo.

Itapetininga, nestes 250 anos de existência fortalece sua vocação agrícola e pecuária. Uma velha senhora que ainda sonha com o sucesso de seus filhos.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga