Carol, filha de D. Ernestina de Alenquer, manteve um relacionamento fora do casamento com José de Itabira. Para ele foi normal e obedeceu a sua natureza. Não é religioso. Não possui um código de moral e de fé. Vive como se Deus não existisse. É um ateu prático. Carlos Drummond de Andrade, o poeta, que é da mesma cidade, até lhe fez algumas perguntas, como estas: – E agora José?
Ela, no entanto, é religiosa e foi criada no meio presbiteriano. A Igreja Presbiteriana é fruto da Reforma do Século XVI e João Calvino, o autor das Institutas ou Tratado da Religião Cristã, era muito rigoroso em questões de vida prática e de fé. Os verdadeiros presbiterianos seguem à risca os ensinamentos de Cristo expostos por Calvino. A família dela ficou muito nervosa, quando ela afirmou com todas as letras do abecedário que estava grávida. O seu pai chegou a chorar no recôndito do seu quarto. D. Ernestina afirmou que ele molhou, com as suas lágrimas, o travesseiro. Coitado do Sr. Adolfo! Mas o quê fazer? Já era tarde e não havia mais remédio. Tinha, Carol, que aceitar a gravidez para não se arrepender ainda mais de outros atos pecaminosos, como o aborto.
A filha de D. Ernestina me procurou, e, como Ministro Presbiteriano jubilado, dei-lhe alguns conselhos, tomando como base o livro sagrado dos cristãos. Falei sobre o amor e a misericórdia divina. Depois, usando o Catecismo de Westeminster, adotado pela Igreja Presbiteriana, disse que “o arrependimento para a vida é uma graça salvadora pela qual o pecador, tendo um verdadeiro sentimento de seu pecado e percepção da misericórdia de Deus em Cristo se enche de tristeza e de horror pelos seus pecados, abandona-os e volta para Deus, inteiramente resolvido a prestar-lhe nova obediência.” Li II Cor. 7:10; Atos 2:37; Rom. 6:18.
Ela se sentiu confortada e ao mesmo tempo animada para prestar uma nova obediência aos preceitos bíblicos. Li João 8, destacando o comportamento de Cristo e a atitude da mulher no templo de Jerusalém. Por fim orei, pedindo as bênçãos de Deus e, como embaixador de Cristo, na hora que ela saía, disse-lhe:
– Carol, segue o seu caminho e não peque mais.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....