Deus e a Língua Hebraica

Quando Moisés, o cronista da criação, pastoreava o rebanho de Jetro, seu sogro, na região do Monte Horebe, Deus apareceu a ele numa sarça ardente. É uma história lindíssima. Deus revelou-se a ele, dizendo ser o Deus dos patriarcas. (Êxodo 3:1 – 4) Moisés, muito curioso, quis saber o nome de Deus. Deus, que é misericordioso e revelador das promessas benditas, disse: “Eu sou o que sou e disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vós.” “Eu sou” explica o significado do nome “Yahweh”. O Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó me enviou a vós outros, este é o meu nome eternamente e assim serei lembrado eternamente. “Yahweh” é um nome que revela o caráter redentor de Deus que estava para libertar os hebreus do cativeiro egípcio. Era o Deus da promessa que haveria de estar com Moisés, o representante de Deus e do povo perante Faraó. O Deus que é espírito, infinito, eterno e imutável e que assim deve ser adorado sem imagens. Jesus, a encarnação de Deus, asseverou que Deus é espírito e deve ser adorado em espírito e em verdade. (João 4:24)
Há, na Bíblia hebraica, muitos nomes compostos com “Yahweh”. Eis alguns: “Yahweh Jireh” “O Senhor proverá” (Gênesis 22:14 ) O nome dá ênfase as provisões de Deus para a vida daquele que faz parte do seu povo. Abraão percebeu esse nome de Deus no monte Moriá, quando o seu filho, o seu único filho foi substituído por um cordeiro. Leia em Gênesis 22:4.
“Yahweh Mecadishkem” “O Senhor que vos santifica” ( Êxodo 31:13) Deus não somente separa o seu povo para si, mas é ele quem o santifica, isto é, limpa-o moral e espiritualmente. Deus é o santificador e o homem de Deus tem poder para viver corretamente. Deus ordenou: “Sede santos como eu sou santo”.
“Yahweh Nissi” – “O Senhor é a minha bandeira” (Êxodo 19 :15) O nome enfatiza que Deus é o ponto de referência, e ao mesmo tempo, o símbolo de vitória nas lutas do seu povo. Deus é a nossa vitória.
“Yahweh Rohi – “O Senhor é meu pastor” (Salmo 23:1) O nome apresenta o Senhor como tendo preocupação com as suas ovelhas, dando-lhes o necessário para a sua subsistência.
“Yahweh Shalom” – “O Senhor é paz” ( juizes 6: 24) O nome revela o Senhor como sendo a paz e o descanso do seu povo. Romanos 15:33 e Hebreus 13: 20.
Yahweh Tridknu – “O Senhor nossa justiça” (Jeremias 23:6) É o nome que apresenta Deus absolutamente reto que não faz nada contra sua constituição santa.
Nós somos objetos do amor redentor de “Yahweh”. Ele é o nosso Deus salvador, resgatador, libertador, redentor. Como no tempo de Moisés, ele desce até nós na pessoa de Jesus Cristo e se mostra cheio de amor e de compaixão mediante o seu Espírito Santo que opera em nós a salvação.

Últimas

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Nesta quarta-feira, dia 16, durante patrulhamento da Operação Itapê + Segura, equipes da Guarda Civil Municipal de Itapetininga prenderam um suspeito nas proximidades de uma escola municipal na Vila Mazzei....

Mangá: ícone pop da cultura japonesa

Mangá: ícone pop da cultura japonesa

Por: Milton Cardoso Havia um enorme abismo cultural entre os imigrantes europeus e japoneses, mas a educação dos filhos era um ponto comum entre eles. Uma das prioridades era a...

Céu das Artes abre inscrições para cursos e oficinas

Céu das Artes abre inscrições para cursos e oficinas

O Centro de Artes e Esportes Unificados em Itapetininga, mais conhecido como Céu das Artes, abriu desde segunda-feira, dia 14, inscrições para diversos cursos e oficinas, todos de graça, voltados...

A chegada dos imigrantes japoneses em Itapetininga

A chegada dos imigrantes japoneses em Itapetininga

Milton Cardoso Especial para o Correio Há exatos 113 anos no porto de Santos desembarcaram do navio Kasato Maru 781 imigrantes japoneses, todos agricultores. Na bagagem traziam muitos sonhos: o...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga