Deus e a Língua Hebraica

Quando Moisés, o cronista da criação, pastoreava o rebanho de Jetro, seu sogro, na região do Monte Horebe, Deus apareceu a ele numa sarça ardente. É uma história lindíssima. Deus revelou-se a ele, dizendo ser o Deus dos patriarcas. (Êxodo 3:1 – 4) Moisés, muito curioso, quis saber o nome de Deus. Deus, que é misericordioso e revelador das promessas benditas, disse: “Eu sou o que sou e disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vós.” “Eu sou” explica o significado do nome “Yahweh”. O Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó me enviou a vós outros, este é o meu nome eternamente e assim serei lembrado eternamente. “Yahweh” é um nome que revela o caráter redentor de Deus que estava para libertar os hebreus do cativeiro egípcio. Era o Deus da promessa que haveria de estar com Moisés, o representante de Deus e do povo perante Faraó. O Deus que é espírito, infinito, eterno e imutável e que assim deve ser adorado sem imagens. Jesus, a encarnação de Deus, asseverou que Deus é espírito e deve ser adorado em espírito e em verdade. (João 4:24)
Há, na Bíblia hebraica, muitos nomes compostos com “Yahweh”. Eis alguns: “Yahweh Jireh” “O Senhor proverá” (Gênesis 22:14 ) O nome dá ênfase as provisões de Deus para a vida daquele que faz parte do seu povo. Abraão percebeu esse nome de Deus no monte Moriá, quando o seu filho, o seu único filho foi substituído por um cordeiro. Leia em Gênesis 22:4.
“Yahweh Mecadishkem” “O Senhor que vos santifica” ( Êxodo 31:13) Deus não somente separa o seu povo para si, mas é ele quem o santifica, isto é, limpa-o moral e espiritualmente. Deus é o santificador e o homem de Deus tem poder para viver corretamente. Deus ordenou: “Sede santos como eu sou santo”.
“Yahweh Nissi” – “O Senhor é a minha bandeira” (Êxodo 19 :15) O nome enfatiza que Deus é o ponto de referência, e ao mesmo tempo, o símbolo de vitória nas lutas do seu povo. Deus é a nossa vitória.
“Yahweh Rohi – “O Senhor é meu pastor” (Salmo 23:1) O nome apresenta o Senhor como tendo preocupação com as suas ovelhas, dando-lhes o necessário para a sua subsistência.
“Yahweh Shalom” – “O Senhor é paz” ( juizes 6: 24) O nome revela o Senhor como sendo a paz e o descanso do seu povo. Romanos 15:33 e Hebreus 13: 20.
Yahweh Tridknu – “O Senhor nossa justiça” (Jeremias 23:6) É o nome que apresenta Deus absolutamente reto que não faz nada contra sua constituição santa.
Nós somos objetos do amor redentor de “Yahweh”. Ele é o nosso Deus salvador, resgatador, libertador, redentor. Como no tempo de Moisés, ele desce até nós na pessoa de Jesus Cristo e se mostra cheio de amor e de compaixão mediante o seu Espírito Santo que opera em nós a salvação.

Últimas

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

Um ofício da OAB de Itapetininga enviado para autoridades indica provável operação irregular das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) alimentadas pelas represas no curso do rio Turvo em Pilar do Sul....

Cidade registra 300 casos de Covid na semana

Casos de Covid desaceleram, mas UTI segue 70% ocupada

Itapetininga está há duas semanas sem registrar mortes em decorrência da Covid-19. O registro de novos casos também desacelerou, em uma semana foram confirmados 69 novos casos, uma média aproximada...

Escola Peixoto Gomide comemora 127 anos

Projeto “Falar é Bom” realiza palestras para jovens

O Projeto “Falar é Bom”, ação da Prefeitura de Itapetininga coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, retoma suas atividades presenciais, seguindo todas as medidas sanitárias, com foco no “Setembro...

Logística é aliada essencial do e-commerce

Logística é aliada essencial do e-commerce

O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a compra de produtos de forma presencial. Para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga