Sofia, filha do Sócrates, fez uma pergunta curiosa para mim. Aliás, o sr. Sócrates é versado em Filosofia e conhecedor da História dos grandes filósofos da antiguidade. Em homenagem, ele deu o nome de Aristóteles para o seu primogênito e para o filho do meio deu o nome de Tales. Sofia é a sua caçulinha. Tem dezesseis anos, mas ela se comporta como se fosse uma mocinha de dezoito. É uma beleza ímpar de mulher, possuidora de grandes olhos pretos. Os seus cabelos são pretos e compridos e uma mecha cai sobre os seus olhos e o sacudir de sua cabecinha, ajeitando o feixe de cabelos, é um charme gracioso.
Quando ela me viu na igreja, sussurrou no meu ouvido: “Deus tem mãe? ” Ela tem um respeito muito grande e no templo sempre fala baixinho e quando me cumprimenta sempre faz com muita mesura.
Eu respondi que Deus não tem mãe, pois é um espírito eterno, infinito, onipotente, onisciente, santíssimo e criou tudo para sua própria glória.Ela não ficou contente e fez uma outra pergunta: “Jesus não é Deus e Maria não é a sua mãe? ”Como o culto não havia começado, eu pedi para que ela se assentasse ao meu lado esquerdo, pois do lado direito estava a minha esposa e respondi: – Jesus é Deus encarnado. Ele faz parte da Santíssima Trindade. Como homem ele teve mãe e não teve pai, porém como Deus ele tem Pai, mas não tem mãe, uma vez que ele existe eternamente. Quando o homem caiu de seu estado de perfeição, Deus-Pai que já havia preparado um plano de salvação na pessoa de Cristo, disse para o Dragão que estava incorporado numa serpente: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. ” (Gên. 3:15) O pronome obliquo “ti” está se referindo a Satanás, porém o descendente da mulher é Jesus. O inimigo do homem será ferido na cabeça por Cristo, descendente da mulher e, o Demo só irá ferir Jesus no calcanhar, que aconteceu na cruz, mas Jesus venceu o inimigo, ressuscitando no terceiro dia. Maria, a virgem, doou o seu ventre e o gameta feminino, que foi santificado pelo Espírito Santo para que Jesus fosse encarnado. Maria sempre via Jesus como Redentor, não como seu filho. (Lucas 1:47) Ela não pode ser a mãe de Deus, porque Deus é o Criador de todas as coisas e jamais a criatura seria a mãe do Criador. (São João 1:3) Maria foi a mulher mais feliz do mundo, uma vez que foi escolhida para ser a mãe do Redentor, isto é, para que o Redentor se encarnasse. Entendeu? Ela sacudiu a cabeça para cima e para baixo, confirmando, com um sorriso nos lábios. Sofia, leia Isaías 7:14, Miquéias 5:3. Foi por isso que o anjo assim a saudou: “Ave gratia plena, Dominus tecum: Benedicta tu in mulieribus.” (Salve, cheia de graça, o Senhor é contigo: bendita és tu entre as mulheres.) (Lucas 1:28) Depois que ela saiu, eu, num solilóquio, recitei, lembrando-me das minhas aulas de Latim no seminário:
(Gratia vobis omnibus, qui estis in Christo Iesu.) Graça a todos vós que estais em Cristo Jesus.
Jesus é o Emanuel, o Deus conosco, isto é, o Deus encarnado, em outras palavras, é o Deus-Homem.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....