Dia de São Paulo

Paulo, o apóstolo, antes de sua conversão, tinha o nome de Saulo. Ele era um perseguidor dos cristãos. Nascera em Tarso da Cilicia. Era judeu da tribo de Benjamim. Fora instruído aos pés de Gamaliel, o maior sábio da época. Recebera cartas de autorização dos anciãos e sacerdotes para prender todos aqueles que esposassem os ensinos de Jesus. Indo de caminho para Damasco, quase ao meio dia, Jesus apresentou-se a ele, defendendo os seus amigos.

Lucas, o médico, narra o fato, dizendo que uma luz do céu brilhou intensamente e Saulo caiu em terra e ouviu Jesus dizer em língua hebraica: “Saulo, Saulo, por que me persegues? ” O futuro apóstolo sem saber quem era, indagou: “Quem és Senhor? ” Jesus, ressuscitado, e que já tinha sido assunto para o céu, respondeu: “Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues. ” Jesus colocou-se no lugar dos seus discípulos.

Os homens, que o acompanhavam, viram a luz, no entanto não perceberam o sentido da voz de quem falava. Saulo perguntou: “Que farei, Senhor? ” Jesus disse-lhe: “Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado a fazer.”

Saulo ficou cego, uma vez que a luz era muito forte e foi guiado pela mão dos que estavam com ele até a cidade de Damasco.
Tudo isso aconteceu, segundo uma tradição, no dia 25 de janeiro. Até há pouco tempo as pessoas davam nomes às pessoas e lugares de acordo com o calendário religioso e para cada dia havia um santo. Meu pai recebeu o nome de Ludgero, uma vez que nasceu no dia 26 de março, dia do santo Ludgero. Há uma cidade em Santa Catarina em homenagem a São Ludgero. Voltemos ao assunto e vamos deixar o assunto familiar para depois.

Em Damasco, Saulo recebeu a visita de Ananias, discípulo de Jesus, que era evangelista. O discípulo de Cristo havia recebido a incumbência de dar às boas novas do Evangelho para Saulo. Foi nessa ocasião que o perseguidor dos alunos de Jesus ouviu estas palavras: “Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fique cheio do Espírito Santo. “Depois pregou-lhe o Evangelho, nestes termos: “O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca, porque terás de ser testemunha diante de todos os homens das coisas que tens visto e ouvido. ” Logo depois, Saulo foi batizado e Ananias disse: “Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele. ” (O nome de Jesus deve ser invocado.)
Saulo teve o seu nome mudado para Paulo, tornando-se uma testemunha de Jesus perante os gentios. Escreveu treze cartas que são verdadeiras teses teológicas. Eis as doutrinas: Ensinou que a salvação é pela fé, quando assim se expressou: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa. ” A fé deve ser demonstrada pelas obras. Eis o que ele disse: “As boas obras foram criadas por Deus para que andemos nelas. ” (Efésios 2:10, Atos 16:31)

Pregou a justificação pela fé, nestes termos: “Sendo justificado pela fé temos paz com Deus…” (Romanos 5:1) Justificar é perdoar, tendo como base o sacrifício que Jesus fez uma vez para sempre na cruz. Falou a Timóteo que o único mediador entre Deus e os homens é Jesus. Explicou que a nossa salvação depende absolutamente da nossa união com Cristo. Bem antes de criar o mundo, Deus já havia planejado e determinado a nossa salvação e que ela seria em Cristo. A excelência da nossa vida cristã depende, também, da nossa união com Cristo.

Há muitas lições deixadas por Paulo, no entanto, elas não são esposadas por muitos cristãos que só pensam em bênçãos e curas e se esquecem que a vida é um sopro e que a alma vale muito mais do que o mundo inteiro, como disse Jesus.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga