Disputas no Trânsito

Multiplicam-se, Brasil afora, os acidentes envolvendo motocicletas, a maioria deles com graves sequelas e, não raro, mortes.

Nos rincões, sequer a obrigatoriedade de uso de capacete é obedecida, sendo comum a visão de famílias inteiras no mesmo veículo. Nas maiores cidades, a legislação costuma ser mais cumprida, mercê da maior efetividade da fiscalização.
Em tempos de crise, as motos surgiram como fatores de inclusão social e profissional, alastrando-se por todo o território nacional. Em propriedades rurais, já possuem inúmeras funções, no transporte de cargas e manejo do gado.

Econômicas e com aquisição facilitada, as motos são utilizadas, na maioria das cidades do interior, como moto-táxis, aberração que contraria até o mais rústico dos manuais de segurança viária. Se o motorista for gordo, ou o carona tiver braço curto, restar-lhe-á orar, com muita fé, para que nenhum acidente aconteça.

Como a velocidade é determinante do lucro do motoqueiro, hordas do veículo serpenteiam perigosamente em nossas vias, conduzindo cargas ou pessoas. Em capitais e grandes cidades, o transporte de passageiros costuma ser vedado.

Bicicletas, patinetes, patins e assemelhados vão, aos poucos, reduzindo os espaços originalmente destinados aos pedestres. Prefeituras fazem verdadeiros contorcionismos jurídicos para tentar mediar os conflitos entre as diversas modalidades de locomoção.
Por tradição e solidariedade, a preferência deve ser, sempre, reservada ao pedestre, que já vem sendo forçado a caminhar em fila indiana, por nossas calçadas. Nossas cidades foram planejadas para veículos motorizados de quatro rodas e pedestres, e qualquer modificação, para englobar outros meios de locomoção, é traumática, embora necessária.
Por enquanto, vamos convivendo com ciclovias descontínuas e calçadas encurtadas, onde patinetes e patins são encarados como brinquedos, e bicicletas como avisos de que são sete da manhã ou dezessete horas da tarde, horários de entrada e saída dos funcionários da construção civil.

Últimas Colunas

Oração ou Reza?

Oração ou Reza?

Oração quer dizer súplica ao Criador, mas, também pode ser um sermão, isto é, uma prédica, homília. A Gramática Expositiva...

Ganhar ou não ganhar?

Ganhar ou não ganhar?

O filme brasileiro “O agente secreto” foi indicado para quatro categoriais na premiação do próximo fevereiro, ou seja: melhor filme...

Patriotismo ou Totalitarismo

Patriotismo ou Totalitarismo

Foi em 1962. O tempo passa e passa rapidamente. Já estava no final do meu curso de Teologia e Filosofia....

Assuntos

Assuntos

Frio Não adianta. O presidente norte-americano não cede ao seu desejo de que seu país adquira o território da Groelândia,...

No Princípio

No Princípio

Quando ingressei no Seminário Presbiteriano Conservador, senti um desejo intenso de conhecer e falar a língua dos hebreus. Na época,...

Wagner e Kleber

Wagner e Kleber

Mesmo com o barulho otimista da mídia brasileira, foi bastante emocionante (principalmente para nós) os resultados de melhor ator “para...

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.