Dr. Orlando se aposenta e deixa um vazio

Foram quarenta e quatro anos ininterruptos dedicados exclusivamente à medicina, atendendo qualquer cidadão sem nenhuma restrição ou preconceito a cor, raça, religião, profissão ou idade. Um verdadeiro sacerdócio, na acepção da palavra, honrando a carreira que abraçou. Formado na Pontifícia Universitária Católica de Curitiba, Paraná, após ter concluido os estudos preliminares no Colégio Imaculada Conceição e “Peixoto Gomide”, destacando-se não só pela sua humildade, como pela aplicação nas aulas que recebia e as aproveitava com eficiência.
Mesmo atingido por uma paralisia (poliomielite) desde os dez anos de idade, que o marca até os dias de hoje, não deixava de praticar o futebol (que admira com fervor), como hábil goleiro, no antigo campinho do Pedrinho Rosa, ocupado hoje pelo mercado e agência dos “Correios”. Ao lado dos meninos da época, Waldemar Bicudo (jogador da Associação), Nelo Leitão e seu mano Lipa (também craques da Veterana), Tanaca Nogueira (ex-atleta do Casi), Cardoso (da Associação) e outros, Orlando se sobressaia pelo empenho e garra durante as partidas.
Sua trajetória na área da saúde encerra-se neste 20 de dezembro, com o fechamento da clínica instalada, em inicio da carreira na rua Silvio de Moraes e posteriormente na Monsenhor Soares, aliás, onde mantém sua residência. Seus pais oriundos de Portugal, Antonio Cardoso e Albertina da Silva Cardoso, sempre se orgulharam do filho “que nasceu com a missão sagrada de atenuar o sofrimento do próximo e atender o semelhante na cura da enfermdade”.
Para chegar ao estágio em que se encontra, sempre se atualizando na medicina e com a fé cristã que o acompanha constantemente, Orlando Cardoso, 71 anos, residiu na capital paulista, onde no Hospital Cruz Azul se especializou em Pediatria, sendo o primeiro médico em Itapetininga a exercer este ramo, atendendo milhares de crianças, não só deste municipio como de toda região sudoeste.
Colocou toda dedicação e competência ao servir nos Postos de Saúde Genefredo Monteiro e outros locais, além de unidades de Alambari e Guarei, considerado como “o grande médico pela atenção, carinho, competência e esperança que influia no ânimo dos pacientes”.
Sente-se realizado e orgulhoso, além de satisfeito e alegre em ter participação ativa na Unimed desta cidade, como médico pediatra prestimoso e um dos fundadores em grande parte desta área do Estado.
Um perfil de médico como os de familia, pois mesmo chamado a visitar doentes em lugares ermos e íngremes jamais deixou de atender, “fossem de quem fossem, inclusive aqueles mais necessitados”.
Seu legado constitui-se nos filhos Luciano, Advogado em S. Paulo, Ana Luisa, farmaceutica com laboratório na rua Monsenhor Soares, Maria Thereza, fisioterapeuta em Curitiba, Paraná, além dos netos considerados “bençãos divinas”: Rodolfo, Maria Fernanda, Maria Luisa, Ana Beatriz, Luiz Felipe e Francisco, todos sob vigilância atenta e religiosa da esposa Maria Tereza, companheira inseparável de Orlando Cardoso, um exemplar casal.
E como proclama o cunhado ex-superintendente da Gessy-Lever, José Pires Germano: trata-se, então, neste 20 de dezembro, do descanso do guerreiro”.

Últimas

CORREIO POLÍTICO 1012

CORREIO POLÍTICO 1012

Presidente Lula na região Na próxima terça-feira, dia 23, o presidente Lula estará na nossa região, em visita ao Campus Universitário Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos...

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Nos últimos oito anos, a expansão dos cursos gratuitos de graduação da Fatec e do IFSP foi paralisada em Itapetininga. No período, ex-prefeita Simone Marquetto (MDB), que governou a cidade...

Justiça Eleitoral paulista fará transmissão de boletins de urna por satélite nas Eleições 2022

TSE divide R$ 4,9 bi a 29 partidos políticos

Com R$ 4,9 bilhões, o Fundo Especial de Campanha já tem o destino certo dos valores para cada partido político no Brasil. Como já era projetado, o PL e o...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.