Esta o Borba Contou

Há poucos dias, conversando com conhecido comerciante Zeca Borba, cidadão que gosta de uma boa prosa e adorador desta cidade em que nasceu, narrou um episódio que até hoje se surpreende.

Ele contou, com detalhes, que o conhecido Abelardo, figura respeitável, mas problemática, de Itapetininga, entrou na tabacaria existente na Monsenhor Soares e, com o empregado do estabelecimento disse que queria um maço de cenouras.

-Como, como …? perguntou o funcionário da tabacaria, então de propriedade do Sr Domingos Souto, que posteriormente a vendeu para Issa Bittar.

-Eu disse – repetiu tranquilamente Sr Abelardo – se me dava um maço de cenouras.

-Mas eu não tenho cenouras –continuou o jovem trabalhador – Não deseja um maço de cigarros?

-Eu não. Não ponho cigarros na sopa. O senhor põe cigarros na sopa?

-Ponho o que? Perguntou o moço da loja cada vez mais intrigado.
-0s cigarros! Disse Abelardo.

-Os cigarros na sopa? Eu não… eu fumo-os, gaguejou.

-E depois sopra o fumo para sopa? Perguntou nosso personagem
-Para que? Continuou o empregado assustado.

-Não sei – disse Abelardo- A mim é que vem perguntar se sopra o fumo na sopa?

-Eu não sopro o fumo para a sopa! Gritou o jovem, que não conseguia compreender onde o Sr Abelardo queria chegar com aquela conversa.

-Nem eu! reforçou Abelardo, em sua forma peculiar de tolerância zero. –Eu também não sopro a fumaça, não precisa berrar dessa maneira, tanto mais que não é crime soprar fumo na sopa, é uma mania, nada mais.

-Mas eu não acho – sussurrou o empregado da tabacaria, que não sabia mais o que falar.

-O senhor não, o senhor não…. É absolutamente inútil que senhor esteja a tagarelar e a fazer-me perder tempo- resmungou Abelardo. – Faça aquilo que entender, que não importa mesmo, tá!

O Sr. Abelardo abanou a cabeça e afastou-se resmungando e com andar -apressado. O jovem funcionário da tabacaria não acreditava no diálogo pelo qual tinha passado.

Muitos que ouviram a história contada por Zeca Borba, não acreditaram, mas gostaram muito desse capítulo das peripécias de Abelardo.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga