Hebraico Bíblico

Estava em São Paulo, na semana denominada santa, quando, no dia primeiro de abril de dois mil e quinze, resolvi fazer minha caminhada matinal. Na rua Aldo Moro, Zona Leste, vi uma pequena casa de oração, com a seguinte placa: Igreja….El-Shaddai. A minha esposa, que me acompanhava, perguntou: O que quer dizer El-Shaddai?
El-Shaddai é uma palavra hebraica. Os vocábulos hebraicos têm um significado profundo e esclarecedor. “El” é genuíno e aparece combinado com outros nomes para distinguir o Deus verdadeiro e os falsos deuses das religiões estranhas a Israel. “Elohim” é o plural de “El” que significa aquele que é forte. Os judeus preferem dizer que é um nome majestático, porém para os cristãos, sem desprezar a majestade divina contida no nome, ensina que o nome pode ser indicativo da ideia de Trindade, quando entendido à luz de outros textos da Bíblia. O nome, portanto, é usado para dar ênfase a soberania divina.
“El-Shaddai” é um nome aplicado a Deus e que possui uma importância pactual. Deus é onipotente, glorioso e cheio de majestade e, além disso, se relaciona com o seu povo em termos de promessas. Ele cumpre fielmente tudo aquilo que prometeu, desde que o ser humano viva de acordo com a sua vontade.
Deus, certa noite, apareceu para Salomão, terceiro rei de Israel, e fez as seguintes promessas: “E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (II Crônicas 7:14)
Para que Deus ouça as preces, perdoe os pecados e conceda cura é necessário que o seu povo se humilhe, ore, busque a sua presença e se converta dos seus maus caminhos.
Os teólogos afirmam que foi sob a majestade de El-Shaddai que Moisés anunciou as pragas que vieram sobre o Egito e que ocasionaram a libertação do povo. O nome El-Shaddai mostra o poder absoluto de Deus que permanece no alto corrigindo e salvando o seu povo.
Moisés, o cronista da criação, assevera que Deus se apresentou a Abraão e disse-lhe: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” Andando com Deus e procurando ser perfeito, as promessas bíblicas tornar-se-ão concretas.
O salmista disse que “aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.´Salmo 91:1 e 2).

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.