Hebraico Bíblico

Estava em São Paulo, na semana denominada santa, quando, no dia primeiro de abril de dois mil e quinze, resolvi fazer minha caminhada matinal. Na rua Aldo Moro, Zona Leste, vi uma pequena casa de oração, com a seguinte placa: Igreja….El-Shaddai. A minha esposa, que me acompanhava, perguntou: O que quer dizer El-Shaddai?
El-Shaddai é uma palavra hebraica. Os vocábulos hebraicos têm um significado profundo e esclarecedor. “El” é genuíno e aparece combinado com outros nomes para distinguir o Deus verdadeiro e os falsos deuses das religiões estranhas a Israel. “Elohim” é o plural de “El” que significa aquele que é forte. Os judeus preferem dizer que é um nome majestático, porém para os cristãos, sem desprezar a majestade divina contida no nome, ensina que o nome pode ser indicativo da ideia de Trindade, quando entendido à luz de outros textos da Bíblia. O nome, portanto, é usado para dar ênfase a soberania divina.
“El-Shaddai” é um nome aplicado a Deus e que possui uma importância pactual. Deus é onipotente, glorioso e cheio de majestade e, além disso, se relaciona com o seu povo em termos de promessas. Ele cumpre fielmente tudo aquilo que prometeu, desde que o ser humano viva de acordo com a sua vontade.
Deus, certa noite, apareceu para Salomão, terceiro rei de Israel, e fez as seguintes promessas: “E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (II Crônicas 7:14)
Para que Deus ouça as preces, perdoe os pecados e conceda cura é necessário que o seu povo se humilhe, ore, busque a sua presença e se converta dos seus maus caminhos.
Os teólogos afirmam que foi sob a majestade de El-Shaddai que Moisés anunciou as pragas que vieram sobre o Egito e que ocasionaram a libertação do povo. O nome El-Shaddai mostra o poder absoluto de Deus que permanece no alto corrigindo e salvando o seu povo.
Moisés, o cronista da criação, assevera que Deus se apresentou a Abraão e disse-lhe: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” Andando com Deus e procurando ser perfeito, as promessas bíblicas tornar-se-ão concretas.
O salmista disse que “aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.´Salmo 91:1 e 2).

Últimas

Pessoas de 49 e 48 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 49 e 48 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 49 e 48 anos serão vacinadas hoje. Confira o calendário de vacinação dessa semana: QUARTA-FEIRA – 23 DE JUNHO 1ª DOSE 49 e 48 ANOS OU MAIS –...

Pessoas de 53 e 52 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 53 e 52 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 53 e 52 anos serão vacinadas hoje. Confira o calendário de vacinação dessa semana: SEGUNDA-FEIRA – 21 DE JUNHO 1ª DOSE53 e 52 ANOS OU MAIS – Pessoas...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga