O hino nacional brasileiro é muito bonito. Foi escrito pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada. A música foi composta por Francisco Manuel da Silva. Quantas pessoas já choraram, ouvindo o hino brasileiro. Como é lindo! No entanto, nem todos entendem as palavras poéticas do hino nacional. Na primeira estrofe diz: “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas/ De um povo heroico o brado retumbante/ E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos/ Brilhou o céu da Pátria nesse instante. /”
Surge, agora, a pergunta: quem é que ouviu? Há muitos brasileiros que cantam e cantam com a mão no coração e não sabem a resposta. É na escola, de um modo particular, que o professor deve ensinar. Como apresento a primeira estrofe como introdução do meu escrito, eu explico: foram as margens plácidas do Ipiranga que ouviram.
A Bíblia para os Reformados é a única regra de fé e prática. Aquilo que não está na Bíblia, os reformados não aceitam.
Jesus, antes de ser assunto para o céu, disse aos seus discípulos: -“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que me Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
Deus, o Pai, antes da fundação do mundo, como assevera São Paulo, escolheu alguns para a salvação. Paulo, escrevendo para os cristãos de Éfeso, disse “Assim como nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele” e por aí vai.
Jesus morreu de um modo particular por esses que foram escolhidos por Deus e foram dados a Jesus para redimi-los. O escritor da carta aos Hebreus, afirma que “assim, também Cristo, tendo se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez sem pecado, aos que o aguardam para a salvação. ” Sublinhe a palavra muitos. Quem é de Deus, como disse Cristo aos judeus, ouve as palavras do Eterno. Quem não ouve e não pratica os ensinos divinos, não pertence ao redil de Jesus.
As ovelhas que são de Deus-Pai, ouvem a voz de Cristo e o seguem, pois Jesus vai adiante, conduzindo as ovelhas. Cristo morreu por elas e dá a vida eterna. Ele foi para o céu preparar moradas para todos aqueles que o aceitam. Cristo afirmou que aqueles que o aceitam jamais perecerão, uma vez que estão seguros na mão de Jesus e na mão de Deus-Pai. Ninguém, isto é, o demônio não tem poder para arrebatar uma ovelha de Cristo. O cristão autêntico não pode ser dominado por satanás. Pode ser tentado, porém jamais será arrebatado das mãos de Jesus.
Louvado seja Deus, pois a vitória da salvação já foi assegurada e garantida por Cristo Jesus.
Falecidos da Semana
13 DE DEZEMBRO DE 2024 ESTELA DE ALMEIDA ESPOLAOR DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 13/12/2024 ÀS 00:38 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 100 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIUVA DO SR. MARIO ESPOLAOR...