Caldas Aulete, o dicionarista, afirma que hipócrita é aquele que simula ter sentimento, ideia, comportamento que na verdade não tem ou finge ser o que não é. Jesus, o Mestre, chamou os escribas e fariseus de hipócritas. Disse, ainda, que eles se assemelhavam aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostravam belos, mas interiormente estavam cheios de ossos de mortos e de toda imundícia.
Na verdade, em todas as igrejas há hipócritas, porém o número é bem menor do que em outras sociedades e agremiações. Há pessoas que sabem e como sabem dissimular! O exemplo clássico é de Capitu. Foi tão dissimulada, tão dissimulada que até hoje não se sabe se ela adulterou ou não. Leia D. Casmurro de Machado de Assis.
Navarro foi meu colega de infância. Um dia ele faltou na aula de datilografia e assim fez durante vários dias. Numa quarta-feira, ele apareceu e disse que havia faltado, porque sua avó havia falecido. O professor Mesquita cumprimentou-o, dando –lhe as condolências de praxe, abraçando-o. O seu rosto parecia de santo italiano e inspirava respeito e dó. Depois, na rua, pedindo segredo, ele me afirmou que tudo era mentira, porém foi tão dissimulado que eu acreditei, bem como o professor. Ele era hipócrita e dissimulado. Na igreja e em todas as congregações, denominações há muitos que parecem ser piedosos, porém longe dos irmãos e dos amigos de fé, são outras pessoas.
Na comunidade cristã, no entanto, o evangelho tem o poder de libertar o pecador do poder do pecado. Os teólogos dão o nome de santificação. Os pecadores que já foram libertados da culpa do pecado, quando aceitaram a Cristo, de tanto ouvir sermões, baseados na Palavra de Deus, vão se santificando. Deixam de cometer certos pecados e abandonam certos vícios. Cristo, certa ocasião, afirmou que os homens são santificados pela Palavra de Deus. Eis, na íntegra, a declaração de Cristo: “Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado. ” (João 15:3)
Qualquer pessoa que declara que não vai à igreja por causa dos hipócritas, também é um dissimulado, isto é, um hipócrita, uma vez que todos são pecadores e não há um ser perfeito neste mundo. Todos são fingidos e fingem até que são santos e puros, porém, aos olhos de Deus, merecem as penas do Inferno. Só Deus é bom, só Deus é perfeito.
Se quem frequenta o templo do Senhor, não é puro, perfeito e santo, quanto mais aquele que não participa, deixando de cultuar e louvar a Deus que merece toda honra, toda glória e todo louvor. Não deixe de cultuar por causa dos outros. Cada um dará conta de si mesmo a Deus. Quem é perfeito neste mundo, cujo príncipe das trevas é Satanás?
Procure servir ao Senhor da glória, uma vez que o nosso intercessor sempre ora ao Pai, nestes termos: “Pai Justo, santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade”.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....