Ih!

Pensando bem, o substantivo Itapetininga é muito longo! Ao chegar ao fim da palavra, o falante já está com a língua de fora! E isso se não desfalecer de cansaço no meio da pronúncia… Vejam bem: I-ta-pe-ti-nin-ga! Palavra polissílaba! Barbaridade! É muita coisa, minha gente!É sílaba demais para uma cidade só! Afinal, essa hospitaleira freguesia fundada pela Mula-madrinha não é tão grande assim que faça jus a um baita nome!
Itapetim já seria melhor, ficaria até mais sonoro… Mas nossos bravos vereadores teriam que baixar um decreto proibindo nossos inspirados bardos de rimar o vocábulo com chinfrim… E quem violasse a Lei estaria sujeito a pesada multa e, na reincidência poderia ir parar atrás das grades.
Itapeti ficaria melhor ainda e as moças poderiam fazer charmoso biquinho ao pronunciar essa iguaria vernácula… Daria até um charme francês…
Itapê já está na moda, não há novidade alguma… É Itapê pra cá, Itapê pra lá! Não cansa os neurônios, nem a língua e economiza ponta de lápis!
Pelo “tamanhico” da cidade, poderia até mesmo ser tão somente Ita! Por que não? Pra que gastar vocábulo, né mesmo?
Mas, em plena era da informática, quando tudo se abrevia e se reduz, penso eu que o ideal mesmo, seria tão somente Ih… Isso mesmo: Ih.
Já pensaram que chique: basta colocar uma exclamação no final, que o nome dessa pujante freguesia seria uma interjeição de espanto!
Alguém pergunta: você mora onde?
Você se levanta e de pronto e: Ih!
Chique, né mesmo!
Ih!

Últimas

CORREIO POLÍTICO 1012

CORREIO POLÍTICO 1012

Presidente Lula na região Na próxima terça-feira, dia 23, o presidente Lula estará na nossa região, em visita ao Campus Universitário Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos...

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Nos últimos oito anos, a expansão dos cursos gratuitos de graduação da Fatec e do IFSP foi paralisada em Itapetininga. No período, ex-prefeita Simone Marquetto (MDB), que governou a cidade...

Justiça Eleitoral paulista fará transmissão de boletins de urna por satélite nas Eleições 2022

TSE divide R$ 4,9 bi a 29 partidos políticos

Com R$ 4,9 bilhões, o Fundo Especial de Campanha já tem o destino certo dos valores para cada partido político no Brasil. Como já era projetado, o PL e o...

Instalação de curso  de Medicina é marco

Instalação de curso de Medicina é marco

A educação de nível superior registrou um forte avanço na gestão Simone Marquetto com a abertura do curso de Medicina do campus da Universidade São Caetano do Sul (USCS). A...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.