Ilação Mental

Não basta ler. Tem que saber interpretar. Tem que ler, verificando a ilação mental do escritor. Tem que ler entrelinhas. Há textos difíceis de ler e, no caso da Escritura Sagrada, só quem tem o Espírito Santo pode entender. Certa feita, Cristo, respondendo uma questão com referência à sua fala, disse: “Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado”. Os discípulos haviam perguntado a Cristo: “Por que lhe falas por parábolas? ”
Pois bem, Mateus assevera que na anunciação, um anjo apareceu a José, num sonho, e disse-lhe: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.
Há, nas palavras do anjo, dois problemas resolvidos: o primeiro é quanto à gravidez de Maria sem a participação de José, que era o seu noivo e, para os judeus, era como se fosse o seu marido. O segundo é com referência a finalidade da encarnação de Cristo. José teria que dar ao menino o nome de Jesus, porque ele salvaria o seu povo dos pecados deles ou, numa outra versão, porque ele salvaria o seu povo dos seus pecados.
Surge, diante da finalidade do nascimento de Jesus, a pergunta: Quem é o povo de Jesus? Já dissemos e agora repetimos que a Bíblia explica a Bíblia. Jesus, numa resposta dada aos judeus, no Pórtico de Salomão, disse: “Já disse e não credes. As obras que eu faço em nome do meu Pai testificam a meu respeito, mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. ”
O bom leitor, que deve ser um bom interprete, observa que antes da fundação do mundo, Deus escolheu alguns para a salvação, porém nós não sabemos quem e é por isso que devemos pregar o Evangelho para toda criatura. Essas pessoas que foram escolhidas e não sabemos quais, quando ouvem o Evangelho aceitam e creem em Jesus e passam a segui-lo. Estas ovelhas, que estão no mundo, um dia ouvem o chamado que pode ser através de um hino, de um folheto, de uma pregação e aceitam a Jesus como seu único e suficiente salvador. São ovelhas de Cristo que estão no mundo e tornam-se filhos de Deus por adoção.
Paulo, o doutor em Teologia, escrevendo aos efésios, afirmou: “Bendito o Deus e Pai… que nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis… E nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo…para louvor da glória de sua graça. ”
O povo de Jesus é o povo que já foi escolhido antes da fundação do mundo e que glorifica, no Natal, Jesus e não o papai Noel, uma vez que quem é de Deus ouve a Palavra de Deus, vive com Deus e para Deus.
Feliz Natal!

Últimas

CORREIO POLÍTICO 1012

CORREIO POLÍTICO 1012

Presidente Lula na região Na próxima terça-feira, dia 23, o presidente Lula estará na nossa região, em visita ao Campus Universitário Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos...

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Nos últimos oito anos, a expansão dos cursos gratuitos de graduação da Fatec e do IFSP foi paralisada em Itapetininga. No período, ex-prefeita Simone Marquetto (MDB), que governou a cidade...

Justiça Eleitoral paulista fará transmissão de boletins de urna por satélite nas Eleições 2022

TSE divide R$ 4,9 bi a 29 partidos políticos

Com R$ 4,9 bilhões, o Fundo Especial de Campanha já tem o destino certo dos valores para cada partido político no Brasil. Como já era projetado, o PL e o...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.