Ilação Mental

Não basta ler. Tem que saber interpretar. Tem que ler, verificando a ilação mental do escritor. Tem que ler entrelinhas. Há textos difíceis de ler e, no caso da Escritura Sagrada, só quem tem o Espírito Santo pode entender. Certa feita, Cristo, respondendo uma questão com referência à sua fala, disse: “Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado”. Os discípulos haviam perguntado a Cristo: “Por que lhe falas por parábolas? ”
Pois bem, Mateus assevera que na anunciação, um anjo apareceu a José, num sonho, e disse-lhe: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.
Há, nas palavras do anjo, dois problemas resolvidos: o primeiro é quanto à gravidez de Maria sem a participação de José, que era o seu noivo e, para os judeus, era como se fosse o seu marido. O segundo é com referência a finalidade da encarnação de Cristo. José teria que dar ao menino o nome de Jesus, porque ele salvaria o seu povo dos pecados deles ou, numa outra versão, porque ele salvaria o seu povo dos seus pecados.
Surge, diante da finalidade do nascimento de Jesus, a pergunta: Quem é o povo de Jesus? Já dissemos e agora repetimos que a Bíblia explica a Bíblia. Jesus, numa resposta dada aos judeus, no Pórtico de Salomão, disse: “Já disse e não credes. As obras que eu faço em nome do meu Pai testificam a meu respeito, mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. ”
O bom leitor, que deve ser um bom interprete, observa que antes da fundação do mundo, Deus escolheu alguns para a salvação, porém nós não sabemos quem e é por isso que devemos pregar o Evangelho para toda criatura. Essas pessoas que foram escolhidas e não sabemos quais, quando ouvem o Evangelho aceitam e creem em Jesus e passam a segui-lo. Estas ovelhas, que estão no mundo, um dia ouvem o chamado que pode ser através de um hino, de um folheto, de uma pregação e aceitam a Jesus como seu único e suficiente salvador. São ovelhas de Cristo que estão no mundo e tornam-se filhos de Deus por adoção.
Paulo, o doutor em Teologia, escrevendo aos efésios, afirmou: “Bendito o Deus e Pai… que nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis… E nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo…para louvor da glória de sua graça. ”
O povo de Jesus é o povo que já foi escolhido antes da fundação do mundo e que glorifica, no Natal, Jesus e não o papai Noel, uma vez que quem é de Deus ouve a Palavra de Deus, vive com Deus e para Deus.
Feliz Natal!

Últimas

CORREIO POLÍTICO 997

CORREIO POLÍTICO 997

Exército Após o final do prazo para a filiação de possíveis candidatos, continua a corrida atrás de partidos políticos. Um número maior de partidos traz mais candidatos a vereador e...

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.