Não basta ler. Tem que saber interpretar. Tem que ler, verificando a ilação mental do escritor. Tem que ler entrelinhas. Há textos difíceis de ler e, no caso da Escritura Sagrada, só quem tem o Espírito Santo pode entender. Certa feita, Cristo, respondendo uma questão com referência à sua fala, disse: “Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado”. Os discípulos haviam perguntado a Cristo: “Por que lhe falas por parábolas? ”
Pois bem, Mateus assevera que na anunciação, um anjo apareceu a José, num sonho, e disse-lhe: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.
Há, nas palavras do anjo, dois problemas resolvidos: o primeiro é quanto à gravidez de Maria sem a participação de José, que era o seu noivo e, para os judeus, era como se fosse o seu marido. O segundo é com referência a finalidade da encarnação de Cristo. José teria que dar ao menino o nome de Jesus, porque ele salvaria o seu povo dos pecados deles ou, numa outra versão, porque ele salvaria o seu povo dos seus pecados.
Surge, diante da finalidade do nascimento de Jesus, a pergunta: Quem é o povo de Jesus? Já dissemos e agora repetimos que a Bíblia explica a Bíblia. Jesus, numa resposta dada aos judeus, no Pórtico de Salomão, disse: “Já disse e não credes. As obras que eu faço em nome do meu Pai testificam a meu respeito, mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. ”
O bom leitor, que deve ser um bom interprete, observa que antes da fundação do mundo, Deus escolheu alguns para a salvação, porém nós não sabemos quem e é por isso que devemos pregar o Evangelho para toda criatura. Essas pessoas que foram escolhidas e não sabemos quais, quando ouvem o Evangelho aceitam e creem em Jesus e passam a segui-lo. Estas ovelhas, que estão no mundo, um dia ouvem o chamado que pode ser através de um hino, de um folheto, de uma pregação e aceitam a Jesus como seu único e suficiente salvador. São ovelhas de Cristo que estão no mundo e tornam-se filhos de Deus por adoção.
Paulo, o doutor em Teologia, escrevendo aos efésios, afirmou: “Bendito o Deus e Pai… que nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis… E nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo…para louvor da glória de sua graça. ”
O povo de Jesus é o povo que já foi escolhido antes da fundação do mundo e que glorifica, no Natal, Jesus e não o papai Noel, uma vez que quem é de Deus ouve a Palavra de Deus, vive com Deus e para Deus.
Feliz Natal!
Prefeitura anuncia 250 novas casas populares do Minha Casa Minha Vida
A Prefeitura de Itapetininga de Itapetininga anunciou nesta quinta-feira a conquista de 250 novas unidades habitacionais no município por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, destinadas...