Inspiração Bíblica

Sempre houve e sempre haverá discussões teológicas. Eu creio na inspiração plenária das Escrituras Sagradas. Há, no entanto, muitas pessoas que não acreditam. Chegam a observar supostos erros.

Josué, o sucessor de Moisés, falou ao Senhor, quando guerreava contra os amorreus: “Sol, detém-te em Gibeom, e tu, Lua, no vale de Ajalom.” A Bíblia afirma que Deus atendeu o pedido de Josué, até que o povo de Israel se vingou de seus inimigos. Os modernistas afirmam que a linguagem de Josué implica que o Sol se move, enquanto se sabe que é a Terra e não o Sol.

Respondendo: Josué usou simplesmente a linguagem da aparência, como fazemos hoje. Estamos no século XXI e até agora falamos no nascer e pôr do Sol. É a Terra que se move e não o Sol. A Bíblia assevera que Josué falou com Deus diante dos olhos dos israelitas e eles não tinham condições de entender a Astronomia. A Bíblia diz que não houve dia semelhante, porque o Senhor pelejava por Israel.

O teólogo T.P. Simmons D.Th., no seu livro “Um Estudo Sistemático de Doutrina Bíblica, afirma que “Heródoto, o grande historiador grego, conta-nos que os sacerdotes egípcios lhe mostraram o arquivo de um dia comprido.( Hist. 2:142) Cita Simmons que “os chineses têm um arquivo de um dia comprido no reinado de Yio, que se crê ter sido contemporâneo de Josué.”
Todas as objeções são refutadas com muita lógica e evidência.

Até as citações de filósofos gregos, citados por Paulo, foram inspiradas por Deus. O apóstolo dos gentios, quando escreveu para Tito, citou o poeta grego Epimênides: “Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventre preguiçosos.” (Tito 1:12) No seu célebre discurso filosófico, proferido no Areópago de Atenas, citou uma passagem de Aratus, palavra que também ocorreu na oração que Cleantes dirige a Júpiter: “Pois que somos da sua estirpe.” Cita Epimênides, quando diz: “Nele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser.” Na primeira epístola aos coríntios usa duas frases de Meandro; “Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos,” assim como o provérbio popular:” Más companhias corrompem os bons costumes.

Judas, na sua carta, fala da contenda entre o anjo Miguel e o diabo, a respeito do corpo de Moisés. Diz, ainda, o irmão de Jesus, sobre uma profecia de Enoque. Sabe-se que não foi o Enoque, filho de Adão, mas até essa citação foi inspirada por Deus. Quando Judas se refere a destruição de Sodoma e Gomorra, diz que os habitantes eram tão corruptos que tinham ido após outra carne. Diz Judas, de um modo velado, que eles mantinham relações com animais, além de fazerem sexo com pessoas do mesmo gênero.

A Bíblia é um livro inspirado por Deus de capa a capa. Foi por isso que o apóstolo Paulo afirmou: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. (II Tm. 3:16)
Eu creio na inspiração plenária das Escrituras Sagradas, nas línguas originais.

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga