Isaac Newton, o astrônomo e matemático

Newton, o príncipe da astronomia, provou, cientificamente, a lei básica que governa o Universo sideral. Foi ele quem descreveu a gravitação ou a atração dos corpos, lei que o grande matemático e astrônomo definiu numa fórmula que assim se exprime: “As esferas celestes atraem-se na razão direta das suas massas, e na razão inversa do quadrado das distâncias”. Newton era filho de uma família protestante e profundamente religiosa. Conhecia e lia a Bíblia diariamente. Quem sabe não leu por várias vezes o salmista Davi, segundo rei de Israel, quando, inspirado por Deus, disse: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia e uma noite mostra sabedoria a outra noite”.

Entre 1665 e 1667, período da peste bubônica, descobriu a lei da gravitação, imaginou as leis básicas da Mecânica e aplicou-as aos corpos celestes, inventou os métodos de cálculo diferencial e integral, além de estabelecer os alicerces de suas grandes descobertas ópticas. Quanto a lei da gravitação sustentou e provou que cada partícula de matéria atrai outra partícula.

Foi olhando, contemplando a obra do Criador que pôde dizer: “a ordem admirável que vigora entre o Sol, os planetas e cometas não pode ser senão a lei de um autor sábio e onipotente”. A história afirma que Newton, o grande gênio, não pronunciava o nome de Deus sem se descobrir respeitosamente. Aliás, a Bíblia exige respeito e, nos dez mandamentos, no livro de Êxodo, diz assim: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão: porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”.

Isaac Newton demonstrou, através da sua vida e do seu comportamento, um respeito muito grande àquele que foi o Criador do Universo. O salmista Davi, poeticamente, ainda disse: “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! ” Diz ainda: “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem para que o visites? Contudo pouco menor o fizeste do que os anjos e de honra e de glória o coroaste”.

Faleceu em Londres, no dia 20 de março de 1727. Seu funeral foi grandioso. Seis nobres membros do Parlamento inglês carregaram seu ataúde até a Abadia de Westminster, onde repousam até hoje os seus restos mortais. (Foi nessa Abadia que vários teólogos evangélicos escreveram a Confissão de Fé de Westminster e o Breve e o Catecismo Maior dos Reformados.) Em sua homenagem, ergueu-se em Cambridge uma estátua com os dizeres: “Ultrapassou os humanos pelo poder do seu pensamento”.
Isaac Newton (1643-1727) foi honrado e coroado por Deus e pelos homens, uma vez que soube respeitar o Criador dos céus e da Terra.

Últimas

Correio Político 1002

Correio Político 1002

Tabata Amaral Um importante projeto para criar um protótipo de uma cadeira de rodas movida apenas pelos movimentos da cabeça, está sendo desenvolvido no Campus de Itapetininga do Instituto Federal...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Itapetininga perde Alceu Nanini

Esta semana faleceu o empresário Alceu Nanini. Católico fervoroso, teve uma vida exemplar dedicada a ajudar o próximo. Pessoa muito querida na cidade, Alceu foi vice-prefeito e vereador. Uma grande...

Rita de Cássia Moraes Leonel

O Pint of Science Itapetininga foi um sucesso

A avaliação de Cassiano Terra Rodrigues , organizador do evento , é que o Pint of Science Itapetininga 2024 foi um sucesso, com  participação intensa , diversificada e altamente gratificante....

Rita de Cássia Moraes Leonel

O impacto das chuvas do RS no agronegócio brasileiro

Por Maria Clara Ferrari - graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista em 1980, Latu Sensu em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Experiência...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.