Ivan Barsanti

Em cena I

Em todas as cidades paulistas que possuem um teatro do Sesi há um Curso Livre de Iniciação Teatral para os interessados do local. E Itapetininga também possui o seu. E na penúltima quinta-feira, vinte e sete, de acordo com a linha temática sugerida para todos os núcleos (Múltiplas Linguagens) que foi “Memória e Cidade”, o núcleo da Vila Rio Branco apresentou o seu espetáculo teatral de título “Contos de Amores Esquecidos”, com concepção, direção e roteiro final de Milton Cardoso; preparação de dramaturgia: Isolete da Rosa, Lilian Tavernaro, Roberto Almeida Filho e Thais Maria Vieira. Os textos de apoio foram de William Shakespeare, Alberto Isaac, Olga Pellegrini, Ivan Barsanti Silveira, Fuad Abrão Isaac, José Luiz Ayres Holtz (“Grilo”) entre outros. No elenco, quatorze promissores atores e atrizes. As preparações: corporal, vocal, de maquiagem, figurino, luz, operação de luz e som, cinegrafia e tudo mais a cargo dos próprios componentes do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi daqui.


Em cena II

Muitos e muitos aplausos no lotado auditório do teatro do Sesi em Vila Rio Branco, na penúltima quinta-feira, vinte e sete, quando o Núcleo de Artes Cênicas do Sesi daqui apresentou a peça “Contos de Amores Esquecidos”, segundo a temática “Memória e Cidade”. Segundo o dramaturgo, também diretor e roteirista final do espetáculo, Milton Cardoso: – “a montagem narra os romances impossíveis de diversas Marias itapetininganas! Nas épocas conhecidas como: Anos Dourados, Anos Rebeldes (Golpe Militar de 1964), Anos de Chumbo (perseguições, torturas e mortes) e no da Abertura (a partir de 1979) abrangendo trinta anos (de 1954 até 1984). O cenário é Itapetininga e seu cartão-postal, o Largo dos Amores, que durante décadas foi palco de “flertes” e namoros, que desabrocharam ou morreram, relembrando um Largo dos Amores que não existe mais (que também foi palco de grandes movimentos políticos e festas, principalmente no carnaval). Também são lembrados no espetáculo, a Escola “Peixoto Gomide”, o Clube Recreativo (antigo Operário) o Clube Venâncio Ayres (então, da elite), as procissões do Senhor Morto com suas Verônicas e cortejos solenes”. Um muito bom espetáculo e com muitos e muitos adolescentes na plateia do teatro da Vila Rio Branco.

 

Encontro

Para comemorar cinquenta anos de formatura do curso de Magistério do então Instituto de educação “Peixoto Gomide” (Magistério: antigo Curso Normal), a turma de 1964 promove, amanhã, sábado, seis, missa no “Colégio das Madres” e depois almoço no restaurante “Paraty” próximo ao “Correios”. Entre as formandas (na época): Maria de Lourdes Gatti, Vera Lúcia Terra Barth Tambelli, Ana Maria Pires Nalesso, Elizabeth Waddington Soares (Bebete), Elizabeth Bastos Martins (Babete).

 

Happy hour

O casal Cristina – Hélio Lobo Junior (ele, desembargador estadual da Justiça) receberam no último sábado de outubro (vinte e cinco) convidados, na casa da região dos Bancários. Estes eram: Sandra (Costa) – Valter Hessel, ela, juíza federal do trabalho, e ele, desembargador. O casal reside em Curitiba, Paraná. Sandra residiu aqui na década de sessenta. Também presentes: Maria Cristina Nery, Tânia Nunes, Sandra Lobo, Rosa Maria Angelini Lopes e Angela Pierrotti. A tarde foi de conversa e descontração.

 

Transitando

Na movimentada solenidade da Câmara Municipal na praça dos Três Poderes, Jardim Marabá no último vinte (novembro), numa quinta-feira, quando a apresentadora Simone Marquetto, atualmente diretora de jornalismo da TV Sorocaba (Grupo SBT) recebeu a comenda de “Cidadã Itapetiningana”, a presença de (muitos) políticos da região, como Renato Amary, ex-prefeito de Sorocaba e Edson Giriboni, do Partido Verde e reeleito deputado estadual de São Paulo.

 

Culinária e canções

No penúltimo domingo vinte e três, muita animação na Associação “Bem Viver”, em Vila Aurora em torno de um lauto almoço internacional com pratos típicos da Alemanha, Itália, Líbano, Espanha e Portugal (este último representado pelo vinho e pão). E tudo muito bem preparado pelas integrantes da Associação que tem Marta Ozi como presidente. A quituteira Erna Irma Scheide (a conhecida professora de Inglês) foi a responsável pela cozinha alemã, por exemplo. Para abrilhantar o almoço antes, a regente Olga Pellegrini apresentou o coral da entidade com músicas como: a espanhola “La Violeteira”, a austríaca “Edelweis”, a italiana “O surdato inamorato”, e a lusa “Uma casa portuguesa”. No final, o tenor Gerson Ozi, acompanhado do grupo vocal interpretou “Granada”, de Augustin Lara. O grupo em questão formado por: Marta Ozi, Raquel Ozi, Heloisa Peterlinkar, Maria Margarida Mazzarino e Zilda Jordão, sob a regência de Olga.

 

Cidades

O casal Solange (Mendes) – Luiz Guilherme Legaspe Moucachen, ele, médico reumatologista, as filhas, a dentista Gabriela Mendes Moucachen, a arquiteta Fernanda Mendes Moucachen e Evanira Corrêa Mendes, mãe de Solange, já voltaram dos Estados Unidos, precisamente de New York onde estiveram no último novembro. A professora de Língua Portuguesa Evanira e as netas Gabriela e Fernanda ainda voaram para Miami, na Flórida para passeios e compras.

Pode até ser
Coordenador do bloco carnavalesco “Motumbo”, a grande revelação das entidades momescas nos últimos tempos desta cidade, Beto Nery está conversando com Márcio Duarte de Mello, coordenador de um outro bloco que já animou muitos carnavais itapetininganos, o “Avestruz”. É que surgiu a ideia de fazer de dois, um bloco só. Possivelmente para o carnaval de 2015.


Arte

O comentário foi geral. Foi um sucesso o Sarau Cultural que aconteceu no último vinte e dois, num sábado, na sede social do Clube Venâncio Ayres, coordenado por Vasti de Souza Almeida. Entre os destaques: o duo Hélio Fontes e Fábio de Oliveira, exímios intérpretes de (respetivamente) gaita e saxofone; o Coral Presbiteriano apresentando músicas natalinas e o canto lírico de Maria Helena Trindade (Tati) interpretando “Ó doce mistério da vida” e a belíssima canção de natal brasileira “Noite azul”. Mirian Rabelo Orsi assistindo e adorando tudo.

Últimas

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

Um ofício da OAB de Itapetininga enviado para autoridades indica provável operação irregular das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) alimentadas pelas represas no curso do rio Turvo em Pilar do Sul....

Cidade registra 300 casos de Covid na semana

Casos de Covid desaceleram, mas UTI segue 70% ocupada

Itapetininga está há duas semanas sem registrar mortes em decorrência da Covid-19. O registro de novos casos também desacelerou, em uma semana foram confirmados 69 novos casos, uma média aproximada...

Escola Peixoto Gomide comemora 127 anos

Projeto “Falar é Bom” realiza palestras para jovens

O Projeto “Falar é Bom”, ação da Prefeitura de Itapetininga coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, retoma suas atividades presenciais, seguindo todas as medidas sanitárias, com foco no “Setembro...

Logística é aliada essencial do e-commerce

Logística é aliada essencial do e-commerce

O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a compra de produtos de forma presencial. Para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga