Jesus e os Anjos

João, o evangelista, escreveu uma biografia de Jesus, três cartas apostólicas, que foram incorporadas no Novo Testamento, e um livro profético, conhecido como Apocalipse. No final do livro de Apocalipse, bem no final, um pouquinho antes da conclusão, o apóstolo escreveu: “Eu, João, sou quem ouviu e viu essas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro: Adora a Deus.
Quem são os anjos? Os anjos são seres espirituais incorpóreos, dotados de sentimentos, inteligência e vontade, portanto, pessoais, santos, poderosos, sábios e imortais. Eles não se reproduzem e são inumeráveis e estão organizados em anjos, arcanjos, querubins e serafins. A palavra anjo, que no grego é “anguelos”, significa mensageiro ou enviado. Os teólogos afirmam que o anjo é um mensageiro celestial, enviado por Deus ao mundo para anunciar e executar uma missão.
Jesus Cristo, no entanto, é superior aos anjos e o escritor da carta aos Hebreus, no capítulo primeiro, cita seis argumentos, tais como:
– Jesus Cristo é Filho e os anjos são criaturas. No sentido coletivo os anjos são chamados de filhos de Deus, no entanto, só Jesus é o Filho exclusivo de Deus. Cristo possui a mesma natureza e os mesmos atributos de Deus-Pai. Jesus procede do Pai e os anjos são criaturas que tiveram um início em algum momento da criação.
– Jesus é o primogênito que deve ser adorado pelos anjos. Os anjos não devem ser adorados, todavia são adoradores do Filho Primogênito.
– Jesus é servido pelos anjos. Os anjos foram criados para servir e cumprir. Quando Jesus foi tentado por Satanás, os anjos, depois, foram servi-lo. Foram eles que anunciaram a encarnação, a concepção de Jesus, o nascimento, a ressurreição e a ascensão de Cristo.
– Jesus é Rei e os anjos são súditos. Jesus é o Messias, o ungido de Deus para trazer a salvação, cura, consolo e libertação para os pecadores. Os anjos celebram louvores a Deus e executam os planos divinos.
– Jesus é o Criador e os anjos são criaturas. Os anjos foram criados por Deus-Pai e por Jesus e estão sujeitos às limitações de criaturas, como nós seres humanos.
– Por fim, Jesus é Senhor e os anjos são servos. Jesus está assentado à direita de Deus-Pai, reinando soberanamente. Jesus é o Senhor e todas as coisas estão sujeitas a ele, inclusive os anjos. Os anjos estão diante do trono, mas nunca foram chamados para sentar no trono. Eles são ordenados a virem à terra para servir e ministrar aos crentes em Jesus.
Diante de tudo isso, adoremos somente ao Senhor e o sirvamos em obediência, como fazem os anjos bons.

Últimas

Fábio Jr. celebra 70 anos com show em Sorocaba

Fábio Jr. celebra 70 anos com show em Sorocaba

O cantor Fábio Jr. volta a se apresentar em Sorocaba no dia 7 de setembro, sábado, no Recreativo Campestre. A única apresentação na cidade faz parte da turnê "Bem mais...

Correio Político 1006

  Meio Ambiente em baixa A Falta de cooperação e retorno da prefeitura com relação às grandes questões ambientais da cidade está prejudicando o trabalho do CONDEMA, diz o presidente...

Privatização da Sabesp: Um erro.

Privatização da Sabesp: Um erro.

José Everaldo Vanzo é Engenheiro Civil e Sanitarista ,ambos pela USP e ocupou cargos de alta gerência em empresas públicas e privadas de Saneamento e de Recursos Hídricos. Trabalha no...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.