João, o evangelista, escreveu uma biografia de Jesus, três cartas apostólicas, que foram incorporadas no Novo Testamento, e um livro profético, conhecido como Apocalipse. No final do livro de Apocalipse, bem no final, um pouquinho antes da conclusão, o apóstolo escreveu: “Eu, João, sou quem ouviu e viu essas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro: Adora a Deus.
Quem são os anjos? Os anjos são seres espirituais incorpóreos, dotados de sentimentos, inteligência e vontade, portanto, pessoais, santos, poderosos, sábios e imortais. Eles não se reproduzem e são inumeráveis e estão organizados em anjos, arcanjos, querubins e serafins. A palavra anjo, que no grego é “anguelos”, significa mensageiro ou enviado. Os teólogos afirmam que o anjo é um mensageiro celestial, enviado por Deus ao mundo para anunciar e executar uma missão.
Jesus Cristo, no entanto, é superior aos anjos e o escritor da carta aos Hebreus, no capítulo primeiro, cita seis argumentos, tais como:
– Jesus Cristo é Filho e os anjos são criaturas. No sentido coletivo os anjos são chamados de filhos de Deus, no entanto, só Jesus é o Filho exclusivo de Deus. Cristo possui a mesma natureza e os mesmos atributos de Deus-Pai. Jesus procede do Pai e os anjos são criaturas que tiveram um início em algum momento da criação.
– Jesus é o primogênito que deve ser adorado pelos anjos. Os anjos não devem ser adorados, todavia são adoradores do Filho Primogênito.
– Jesus é servido pelos anjos. Os anjos foram criados para servir e cumprir. Quando Jesus foi tentado por Satanás, os anjos, depois, foram servi-lo. Foram eles que anunciaram a encarnação, a concepção de Jesus, o nascimento, a ressurreição e a ascensão de Cristo.
– Jesus é Rei e os anjos são súditos. Jesus é o Messias, o ungido de Deus para trazer a salvação, cura, consolo e libertação para os pecadores. Os anjos celebram louvores a Deus e executam os planos divinos.
– Jesus é o Criador e os anjos são criaturas. Os anjos foram criados por Deus-Pai e por Jesus e estão sujeitos às limitações de criaturas, como nós seres humanos.
– Por fim, Jesus é Senhor e os anjos são servos. Jesus está assentado à direita de Deus-Pai, reinando soberanamente. Jesus é o Senhor e todas as coisas estão sujeitas a ele, inclusive os anjos. Os anjos estão diante do trono, mas nunca foram chamados para sentar no trono. Eles são ordenados a virem à terra para servir e ministrar aos crentes em Jesus.
Diante de tudo isso, adoremos somente ao Senhor e o sirvamos em obediência, como fazem os anjos bons.
Falecidos da Semana
13 DE DEZEMBRO DE 2024 ESTELA DE ALMEIDA ESPOLAOR DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 13/12/2024 ÀS 00:38 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 100 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIUVA DO SR. MARIO ESPOLAOR...