Jesus e os Anjos

João, o evangelista, escreveu uma biografia de Jesus, três cartas apostólicas, que foram incorporadas no Novo Testamento, e um livro profético, conhecido como Apocalipse. No final do livro de Apocalipse, bem no final, um pouquinho antes da conclusão, o apóstolo escreveu: “Eu, João, sou quem ouviu e viu essas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro: Adora a Deus.
Quem são os anjos? Os anjos são seres espirituais incorpóreos, dotados de sentimentos, inteligência e vontade, portanto, pessoais, santos, poderosos, sábios e imortais. Eles não se reproduzem e são inumeráveis e estão organizados em anjos, arcanjos, querubins e serafins. A palavra anjo, que no grego é “anguelos”, significa mensageiro ou enviado. Os teólogos afirmam que o anjo é um mensageiro celestial, enviado por Deus ao mundo para anunciar e executar uma missão.
Jesus Cristo, no entanto, é superior aos anjos e o escritor da carta aos Hebreus, no capítulo primeiro, cita seis argumentos, tais como:
– Jesus Cristo é Filho e os anjos são criaturas. No sentido coletivo os anjos são chamados de filhos de Deus, no entanto, só Jesus é o Filho exclusivo de Deus. Cristo possui a mesma natureza e os mesmos atributos de Deus-Pai. Jesus procede do Pai e os anjos são criaturas que tiveram um início em algum momento da criação.
– Jesus é o primogênito que deve ser adorado pelos anjos. Os anjos não devem ser adorados, todavia são adoradores do Filho Primogênito.
– Jesus é servido pelos anjos. Os anjos foram criados para servir e cumprir. Quando Jesus foi tentado por Satanás, os anjos, depois, foram servi-lo. Foram eles que anunciaram a encarnação, a concepção de Jesus, o nascimento, a ressurreição e a ascensão de Cristo.
– Jesus é Rei e os anjos são súditos. Jesus é o Messias, o ungido de Deus para trazer a salvação, cura, consolo e libertação para os pecadores. Os anjos celebram louvores a Deus e executam os planos divinos.
– Jesus é o Criador e os anjos são criaturas. Os anjos foram criados por Deus-Pai e por Jesus e estão sujeitos às limitações de criaturas, como nós seres humanos.
– Por fim, Jesus é Senhor e os anjos são servos. Jesus está assentado à direita de Deus-Pai, reinando soberanamente. Jesus é o Senhor e todas as coisas estão sujeitas a ele, inclusive os anjos. Os anjos estão diante do trono, mas nunca foram chamados para sentar no trono. Eles são ordenados a virem à terra para servir e ministrar aos crentes em Jesus.
Diante de tudo isso, adoremos somente ao Senhor e o sirvamos em obediência, como fazem os anjos bons.

Últimas

Correio Político 1002

Correio Político 1002

Tabata Amaral Um importante projeto para criar um protótipo de uma cadeira de rodas movida apenas pelos movimentos da cabeça, está sendo desenvolvido no Campus de Itapetininga do Instituto Federal...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Itapetininga perde Alceu Nanini

Esta semana faleceu o empresário Alceu Nanini. Católico fervoroso, teve uma vida exemplar dedicada a ajudar o próximo. Pessoa muito querida na cidade, Alceu foi vice-prefeito e vereador. Uma grande...

Rita de Cássia Moraes Leonel

O Pint of Science Itapetininga foi um sucesso

A avaliação de Cassiano Terra Rodrigues , organizador do evento , é que o Pint of Science Itapetininga 2024 foi um sucesso, com  participação intensa , diversificada e altamente gratificante....

Rita de Cássia Moraes Leonel

O impacto das chuvas do RS no agronegócio brasileiro

Por Maria Clara Ferrari - graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista em 1980, Latu Sensu em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Experiência...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.