JULHO, UM MÊS BEM FESTIVO

Há pouco, em conversa informal com nosso querido Zecabrorba Soares Hungria, como fazemos habitualmente, instintivamente o assunto recaiu no enorme número  de datas festivas que ocorrem no Brasil.

Sem minimizar a questão, começamos a lembrar dos vários feriados e pontos facultativos existentes durante o ano. Mas nos detemos nas datas comemorativas de profissões e áreas de atuações, que todo dia tem uma especificação. Exemplificamos como o mês de julho é prodígio nesses acontecimentos.  Pois em 04 de julho, um fato histórico foi o da Independência dos EUA. No dia 09 os paulistas lembrarão sua luta contra a ditadura de Getúlio Vargas. Trata-se do Movimento Constitucionalista de 1932. Dia 20 é o aniversário da chegada do home à lua, em 1969. Geralmente, qualquer dia do ano tem uma celebração festiva.

No dia dois de julho foi celebrado o Dia dos Bombeiros, no 04 os sacrificados “Operadores do Telemarketing”, no dia 08, o dia ao diligente “Padeiro”.  Dia 07, Dia do Funk”, O Rock  and  Rol tem seu dia, 13 de julho e no 18  o “Dia Nacional do Trovador”. Eles poderão se unir a Cantores em Geral quando chegar dia 22 de julho. Trabalhadores (as) domésticos (as) também estarão no dia 22 de julho. O Jogo do Xadrez também tem dia, 20 de julho.

Neste mês que assinala o “Dia de Proteção às Florestas”, 17, identificamos também o “Dia da Agricultura”. Para os  gulosos, 07 de julho representa o “Dia Mundial do Chocolate “ e três dias depois a ,10, a “Pizza” é celebrada em sua data. Pirulitos e Sorvetes também dividem o dia.  Isso tudo sem falar em São Pedro e São Paulo.

São comemorações por vezes assinaladas pelas festividades consideradas faustosas e outras vistas sem nenhuma atração. Mas lembremos também que  em 19 de julho é o dia do esporte mais querido dos brasileiros, o Futebol, escolhida em 1976 e a razão foi homenagear o Esporte Clube Rio Grande fundado nesse dia .

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga