Há pouco, em conversa informal com nosso querido Zecabrorba Soares Hungria, como fazemos habitualmente, instintivamente o assunto recaiu no enorme número de datas festivas que ocorrem no Brasil.
Sem minimizar a questão, começamos a lembrar dos vários feriados e pontos facultativos existentes durante o ano. Mas nos detemos nas datas comemorativas de profissões e áreas de atuações, que todo dia tem uma especificação. Exemplificamos como o mês de julho é prodígio nesses acontecimentos. Pois em 04 de julho, um fato histórico foi o da Independência dos EUA. No dia 09 os paulistas lembrarão sua luta contra a ditadura de Getúlio Vargas. Trata-se do Movimento Constitucionalista de 1932. Dia 20 é o aniversário da chegada do home à lua, em 1969. Geralmente, qualquer dia do ano tem uma celebração festiva.
No dia dois de julho foi celebrado o Dia dos Bombeiros, no 04 os sacrificados “Operadores do Telemarketing”, no dia 08, o dia ao diligente “Padeiro”. Dia 07, Dia do Funk”, O Rock and Rol tem seu dia, 13 de julho e no 18 o “Dia Nacional do Trovador”. Eles poderão se unir a Cantores em Geral quando chegar dia 22 de julho. Trabalhadores (as) domésticos (as) também estarão no dia 22 de julho. O Jogo do Xadrez também tem dia, 20 de julho.
Neste mês que assinala o “Dia de Proteção às Florestas”, 17, identificamos também o “Dia da Agricultura”. Para os gulosos, 07 de julho representa o “Dia Mundial do Chocolate “ e três dias depois a ,10, a “Pizza” é celebrada em sua data. Pirulitos e Sorvetes também dividem o dia. Isso tudo sem falar em São Pedro e São Paulo.
São comemorações por vezes assinaladas pelas festividades consideradas faustosas e outras vistas sem nenhuma atração. Mas lembremos também que em 19 de julho é o dia do esporte mais querido dos brasileiros, o Futebol, escolhida em 1976 e a razão foi homenagear o Esporte Clube Rio Grande fundado nesse dia .