Leomira deixa o teatro para se eternizar

Tornou-se até rotina, embora cada viagem representa-se uma sensação agradável e diferente. Desde 1987, o ritual foi quase o mesmo para um grupo de pessoas de Itapetininga. Religiosamente, todo fim de mês, 44 passageiros bem-vestidos seguiam para a Capital, em ônibus alugado, para assistir a peças teatrais. O grupo se tornou famoso na cidade e nas tardes de sábados embarcava na Avenida Peixoto Gomide, para se “inteirar e abeberar de cultura”, como dizia a organizadora Leomira de Camargo Nunes.
Aposentada do magistério, Leomira, sempre acompanhada do marido, o saudoso José Nunes, levava muito a sério a responsabilidade de coordenar o grupo, denominado “Vamos ao Teatro”, que porta até mesmo sacolas e broches alusivos ao hábito.
Desde que iniciou as excursões, em julho de 1987, Leomira seguiu quase sempre o mesmo esquema. Pesquisava as peças em exibição na Capital e, depois de consultas e trocas de ideias com os interessados, reservava os ingressos com cerca de 20 dias de antecedência.
Os apreciadores de teatro de Itapetininga que acompanhavam essas excursões garantiam a participação em todas as viagens. Na maioria pessoas de meia idade, entre as quais professores, advogados, comerciantes e microempresários. Quando alguém desistia, geralmente “por motivo relevante, como doença, compromisso inadiável”, Leomira convocava outro interessado, que “sempre estava aguardando vaga”.
Durante a viagem, com duração de três horas, os excursionistas narravam episódios curiosos, cantavam e discutiam a encenação do mês anterior. “Até jornal, feito à mão, colorido, circulava no ônibus”, comentava. Esses exemplares únicos eram preparados mensalmente, cabendo a cada um redigir uma parte. Na capital, era escolhido o shopping do mês, onde muitos faziam compras, tomavam refeições ou iam ao cinema.
O dentista Roberto Lima de Lara e sua esposa, Elza, que eram assíduos nessas excursões, garantiam que iam ao teatro, porque adquiriam “grande cultura” e a descontração era tão grande que proporcionava maior relacionamento de amizade entre todos”.
Foram inúmeros espetáculos teatrais, desde comédias, como “Trair e Coçar” com Denise Fraga e “O Segredo de Irma Vap” com Marco Nanini e Ney Latorraca, até peças shakespearianas, como “Macbeth” e “Sonhos de uma Noite de Verão”, além de musicais e shows.
No final de cada espetáculo, algumas pessoas da excursão aguardavam a saída dos artistas para autógrafos, esclarecimentos sobre a peça “enfim, bate-papo informal”, como revela o professor aposentado Ivan Barsanti Silveira, que registrava em fotos esses encontros com os artistas.
O grupo foi imitado na cidade e em outros municípios da região, onde têm sido programadas excursões com o mesmo objetivo, formadas por pessoas das mais diversas profissões e condições sociais.
Nesta última terça feira, 29 de março, Leomira de Camargo Nunes, 79 anos, nos deixou e embarcou sozinha para a eternidade. A denominada “Dama do Teatro” deixa os filhos José Nunes Junior, Gisleine e Eduardo Camargo Nunes, netos, muitos e muitos amigos e uma grande lacuna na cultura de Itapetininga.

Últimas

Memórias de uma geração marcada pelos cinemas

Bancos funcionam normalmente hoje

As agências bancárias funcionam normalmente nesta sexta-feira, dia 13. As unidades bancárias não tiveram atividade presencial no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com...

Vitrine – Celebração e encontros

Vitrine – Celebração e encontros

Travessa 81 Juliane Hooper é cantora, compositora, letrista, musicista e intérprete. Escolheu o sobrenome “Hooper” como stage name quando se viu artista pela primeira vez. Paranaense, a artista tem com...

SP solicita urgência na aprovação da vacinação para crianças entre 5 e 11 anos de idade

Campanha de Multivacinação segue até dia 31

Itapetininga segue com a Campanha de Multivacinação. A intenção é promover a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos ( 14 anos, 11 meses...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.