Mais uma crise

A crise de nossa economia já espalha seus efeitos pela sociedade, atingindo com maior rigor pobres e remediados.
O desemprego, pior chaga social, atinge um crescente número de brasileiros, levando ao desespero famílias inteiras, que vislumbram a falta de recursos para o atendimento até de suas necessidades mais básicas. A antevisão dos problemas da falta de emprego leva multidões a ocupações menos rentáveis, com a consequente precarização dos salários e das próprias relações de trabalho.
Surge, revigorada, a inflação, agravadora das diferenças sociais e matriz da corrosão do poder aquisitivo dos salários. Como o trabalho costuma, em regra, ser fiado, seu valor relativo, após um mês, já está corroído.
A inflação encarece o crédito e afugenta capitais. A inflação, necessariamente projetada para o período seguinte, ganha vida própria, gerando um ciclo vicioso.
Investimentos são postergados, e a demanda de bens duráveis acaba deprimida, gerando nefasta reação em cadeia. O consumo, de alimentos a remédios, sofre queda, e acabam premiados os produtos de baixa qualidade, em contexto onde a regra é buscar o menor preço.
Combustíveis, energia elétrica, pedágios e serviços de água e esgoto sofrem generosos acréscimos, embalados pela recomposição dos preços públicos, em todos os níveis.
Não será desta vez que o mundo irá acabar, e o Brasil, maltratado desde 1.500, continuará vivo, mesmo após algum sofrimento e atraso. Os governos serão forçados (até que enfim !) a gestões mais econômicas, eficientes, responsáveis e éticas.
Até Câmaras de Vereadores, tradicionais, insistentes e por vezes desavergonhadas consumidoras de recursos públicos, acenam com diminuição de subsídios e outras economias, quando forçadas pela justíssima indignação popular.
Embora a crise que se inicia tenha origem e causa no Governo Federal, ela escancara a ineficiente, perdulária e desrespeitosa gestão, que caracteriza nossos estados e municípios. Governar gastando é fácil, gerir com responsabilidade e ética é difícil.
Convém, em contexto de crise, revivermos a fraternidade humana, evitando que o desemprego acarrete tanto sofrimento e penúria àqueles que são vítimas inocentes de nosso descalabro. Cada um, a seu modo e âmbito, pode e deve socorrer o próximo, qualquer que seja a oscilação da Bolsa de Valores, valor do dólar ou desempenho das exportações.

Últimas

Falecidos da Semana

05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....

Câmara aprova orçamento de quase R$ 850 milhões

Câmara aprova orçamento de quase R$ 850 milhões

Na última sessão ordinária realizada na segunda-feira, dia 2, a Câmara Municipal de Itapetininga aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 128/2024, que estabelece o orçamento municipal para o...

Consumidores antecipam compras com o 13º salário

Consumidores antecipam compras com o 13º salário

Com a chegada de dezembro, o movimento nas lojas de Itapetininga começa a crescer. Consumidores estão aproveitando o pagamento do 13º salário para antecipar as compras de final de ano,...

Sindicato Rural oferece cursos para o próximo ano

Sindicato Rural oferece cursos para o próximo ano

O Sindicato Rural de Itapetininga anuncia a abertura das pré-inscrições para os cursos SENAR 2025, uma oportunidade para quem deseja aprimorar suas habilidades e impulsionar sua carreira no setor agropecuário....

Polícia Militar realiza simulação de ocorrência

Polícia Militar realiza simulação de ocorrência

Na quarta-feira, dia 4, o 22º Batalhão de Polícia Militar do Interior organizou um exercício que teve como objetivo ampliar a participação e integração das equipes em situações de alto...

Itapetininga tem média de 44 órfãos por ano

Itapetininga tem média de 44 órfãos por ano

Um levantamento inédito realizado pelos Cartórios de Registro Civil de São Paulo aponta que 44 crianças e adolescentes de até 17 anos ficam órfãos de pelo menos um de seus...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.