Mediador ou Mediadores

O assunto é polêmico. Há um só mediador entre Deus e os homens ou há vários? Será que todo ser humano, quando morre vira mediador? O que a Bíblia diz sobre o assunto?

Jesus, conforme registrou seu discípulo amado, ensinou: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (João 14:13)Paulo, o apóstolo, na sua carta pastoral dirigida a Timóteo, afirmou que há um só mediador e este é Jesus. Ao ensinar tal verdade, destaca as duas naturezas de Cristo, nestes termos: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (I Tim. 2:5) Há, portanto, um só mediador e este mediador é Jesus que possui as duas naturezas: Divina e humana. O Papa, João Paulo II, num encontro ecumênico, realizado no dia 04 de julho de 1980, Porto Alegre. Rio Grande do Sul, disse: “caríssimos irmãos no Senhor… É este o sentimento que me domina a alma ao compartilhar com os senhores, representantes de muitas comunidades evangélicas no Brasil, este momento espiritual de oração e de encontro no Senhor. É Ele, com efeito, quem nos une com sua graça, e quem, por seu Santo Espírito, nos dá, a uns e outros, a força para proclamarmos diante do mundo e ‘publicamente a Jesus Cristo como Deus e Senhor e único Mediador entre Deus  e os homens, para glória do único Deus , Pai, Filho e Espírito Santo.”

Surge, agora, a pergunta: Por que é necessário que o mediador seja Deus? A resposta quem dá é a Bíblia. Os teólogos de Westminster afirmaram que era necessário que o Mediador fosse Deus por três razões: 1- Para poder sustentar a natureza humana e guardá-la de cair debaixo da ira infinita de Deus e do poder da morte.  2- Para dar valor e eficácia aos seus sofrimentos e obediência e intercessão. 3- Para satisfazer a justiça divina, conseguir o seu favor, adquirir um povo peculiar e dar a este povo o seu Espírito, vencer todos os seus inimigos e conduzi-los à salvação eterna.

Surge uma outra pergunta, derivada da primeira: Por que é necessário que o Mediador fosse homem? A resposta é dupla: 1 – Para poder levantar a natureza do ser humano e obedecer à lei, sofrer e interceder por nós em nossa natureza, e simpatizar com as nossas enfermidades. 2- Para que recebêssemos a adoção de filhos, e tivéssemos conforto e acesso com confiança ao trono da graça.

Os teólogos de Westminster ainda indagaram: Qual é a necessidade do Mediador ser Deus e homem em uma só pessoa?  Eles, depois de muita oração, responderam: Para que as obras próprias de cada natureza fossem aceitas por Deus a nosso favor e que nós confiássemos nelas com as obras da pessoa inteira.

Há pessoas que afirmam que os mortos intercedem pelos vivos e oram a eles, depois de terem orado para que eles fossem salvos. Não é um paradoxo?  A Bíblia, por meio do profeta Isaías, assim responde: “Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; – não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? ( Isaías 8:19) A pergunta é uma resposta.  Como se vê, só há um mediador.

Últimas

Falecidos da Semana

02 DE DEZEMBRO DE 2024 MARIA DO CARMO PIRES DA COSTA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 02/12/2024 ÀS 14:07 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 56 ANOS PROFISSÃO: DO LAR ESTADO CIVIL: CASADA COM...

Lombadas eletrônicas começam a multar após 60 dias

Lombadas eletrônicas começam a multar após 60 dias

As lombadas eletrônicas recentemente instaladas em Itapetininga começarão a aplicar de multas após aproximadamente 60 dias. A informação foi fornecida pela Prefeitura de Itapetininga, que destacou que o período inicial...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.