Médica itapetiningana relata experiência com amamentação simultânea de dois filhos

Mayara Nanini
Especial para o Correio

A mãe que nunca ouviu “Escolha a luta que você quer lutar”, que atire a primeira pedra. No universo materno não faltam batalhas intensas. Logo, é preciso muito conhecimento e disciplina para não se deixar vencer pelos palpites.

Natalia Carvalho é médica ginecologista/obstetra, com especialidade em Medicina Fetal, Mestrado e Doutorado pela UNIFESP. Sua didática implacável também encontrou abrigo na área acadêmica, razão pela qual é responsável pela aprovação de vários alunos na Residência Médica. Nossa médica Itapetiningana mergulha em evidência científica e se empenha nos estudos, trazendo para a vida materna essa qualidade ímpar.

Desde maio de 2021 coleciona vivências maravilhosas da maternidade, com seu primogênito Daniel. Em 2023, com a chegada da Camila, se deparou com a possibilidade de amamentar seus dois filhos simultaneamente – prática conhecida como amamentação em tandem.

Sabe-se que amamentar duas crianças não é uma luta fácil.  Ainda mais em se tratando da jornada vivenciada pela mulher. Natalia enfatiza pontos como o cansaço físico e emocional, além do cuidado redobrado com a própria saúde. “É um desafio muito grande. Precisa estar consciente dos benefícios para conseguir amamentar. Quem fala que é fácil está mentindo”, relata.

Um tabu identificado por Natalia é a crença de que a criança mais velha “roubará” vitaminas, provocará doenças ou ainda deixará menos leite para a mais nova. A médica esclarece que a mulher produz leite suficiente para ambos, tal como vitaminas, e que o corpo da mulher produz anticorpos necessários para proteger a criança mais nova, a partir do contato que teve com a criança mais velha.

Além do embasamento científico, a prática também revelou para Natalia consideráveis benefícios da amamentação em tandem. Ela identificou menos infecções nos filhos, grande auxílio na regulação emocional e otimização de tempo para fazer as crianças dormirem (já que dormem juntas e mais rápido). Também guarda na memória momentos marcantes, como quando amamenta, e a filha, ao fazer uma pausa, vai até o irmão para abraça-lo e beijá-lo, ou ainda quando Daniel, com ternura, segura a mãozinha da irmã.

São quatro anos de amamentação e um ano e sete meses onde amamenta em tandem. E, diante de tal experiência, tem propriedade para aconselhar outras mamães: “Tenham paciência. No começo parece muito difícil, mas vocês precisam se perguntar o motivo pelo qual querem amamentar duas crianças. Estabeleçam objetivos claros para enfrentar os desafios da amamentação em tandem. Não deixem os palpites, tabus e mitos dominarem ou impedirem que vocês amamentem. Vocês precisam querer lutar essa luta”.

A trajetória materna de Natalia é um exemplo de conhecimento, amor e doação. Sua história é um lembrete único de que, com informação e paciência, cada mãe pode trilhar o caminho que melhor atende às necessidades de seu lar.

Para ler mais conteúdos da colunista Mayara Nanini, clique aqui.

Últimas Colunas

Oração ou Reza?

Oração ou Reza?

Oração quer dizer súplica ao Criador, mas, também pode ser um sermão, isto é, uma prédica, homília. A Gramática Expositiva...

Ganhar ou não ganhar?

Ganhar ou não ganhar?

O filme brasileiro “O agente secreto” foi indicado para quatro categoriais na premiação do próximo fevereiro, ou seja: melhor filme...

Patriotismo ou Totalitarismo

Patriotismo ou Totalitarismo

Foi em 1962. O tempo passa e passa rapidamente. Já estava no final do meu curso de Teologia e Filosofia....

Assuntos

Assuntos

Frio Não adianta. O presidente norte-americano não cede ao seu desejo de que seu país adquira o território da Groelândia,...

No Princípio

No Princípio

Quando ingressei no Seminário Presbiteriano Conservador, senti um desejo intenso de conhecer e falar a língua dos hebreus. Na época,...

Wagner e Kleber

Wagner e Kleber

Mesmo com o barulho otimista da mídia brasileira, foi bastante emocionante (principalmente para nós) os resultados de melhor ator “para...

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.