Os costumes eram diferentes. A religião, também, pois era monoteísta. Como eram dessemelhantes, passaram a ser discriminados. Usavam certos nomes pessoais que exprimiam esperanças secundárias. Ás vezes, no entanto, os pais apreciavam o som de tais nomes tal e qual sucede nos dias atuais. Os nomes personativos dos judeus estão sempre carregados de espiritualidade, tais como: Daniel, Deus é meu juiz; Samuel, seu nome é Deus; Israel, o homem que lutou com Deus; Ezequiel, Deus fortalecerá ou Deus prevalecerá. A verdade é que a terminação “El” se refere a Deus.
A Bíblia cita o nome de alguns anjos, tais como: Gabriel e Miguel. Gabriel significa homem de Deus e Miguel, quem é como Deus? Quem é como Deus? – Ninguém, portanto só Deus deve ser cultuado. (Não se esqueça que “como” e´ uma conjunção comparativa) Variações do nome Miguel: Micael e Michel. O teólogo Louis Berkhof , na sua Teologia Sistemática, discorre sobre os anjos, afirmando que eles são seres criados. Não se sabe quando foram criados por Deus, mas, como afirma o teólogo, acima citado, foram criados antes do sétimo dia. No livro de Neemias, no capítulo nove, versículo seis, assevera que os levitas, inspirados por Deus, disseram: Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto neles há; e tu os preservas a todos com vida e o exército dos céus te adora”. (O exército é constituído pelos anjos) Jesus, respondendo uma pergunta dos saduceus, afirmou: “Porque na ressurreição, nem casam e nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos de Deus. (Mt.22:30). Eles são seres espirituais, mas podem assumir um corpo humano, tornando-se mensageiros do Onipotente, como aconteceu com o anjo Gamaliel, que se apresentou a Maria, a virgem. Narra Lucas que o anjo Gabriel se apresentou à virgem e disse: “Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo”. Depois, como ela se perturbou, o anjo, acalmando-a, disse: “Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus”. O assunto é cumprido e merece um comentário à parte. Gabriel quer dizer: homem de Deus. Como se vê, os anjos são mensageiros do Eterno. Miguel é o príncipe e guardião celeste de Israel envolvido no destino apropriado daquela nação. Assim afirmam os teólogos. (Dan. 10:21 e 12:1 Ap.12:7 e Jd.9) Jesus, no deserto da Judeia, foi tentado por um anjo mau, que é Satanás, porém, depois, como afirma Mateus, vieram os anjos bons, mensageiros de Deus, e passaram a servi-lo. (Mt. 4:11) A Bíblia não afirma que cada pessoa tem um anjo protetor, todavia assevera que “ o anjo do Senhor se acampa ao redor dos que o temem e os livra”. (Sl. 4:7) Os anjos são criaturas de Deus, logo não podem ser cultuados, adorados, todavia devem ser respeitados. No salmo 8: 4, diz: “O que é o homem para que sejas cuidadoso com ele? Porque o fizeste por um pouco menor do que os anjos e o coroaste com glória e honra”. Os homens são menores do que os mensageiros de Deus. Os dois são criaturas, portanto não devem ser adorados. João, o secretário das obras de Jesus, depois que viu as maravilhas celestiais, mostradas pelo anjo, prostrou-se ante os seus pés para adorá-lo, mas o mensageiro de Deus, repreendendo-o, disse-lhe: “Não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus”. (Ap.22:8) Só Deus deve ser adorado. Teologia é cultura. Estude Teologia. Leia a Bíblia.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....