Natal em três D

O nascimento de Jesus é o cumprimento da declaração feita por Deus à serpente: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este, o descendente da mulher, te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. (Gênesis 3:15)
O Natal ou o nascimento de Jesus, além do introito, que é a declaração divina, pode ser dividida em três partes:
O anjo Gabriel anuncia o nascimento de Jesus a Maria, a virgem. Os pastores na noite de Natal visitam a família de Jesus. Os magos, depois de quase dois anos, visitam o menino Jesus, presenteando-o com ouro, incenso e mirra. Natal em três D.
No primeiro fato, Maria, que não era inocente, recebendo a visita do anjo Gabriel, disse: Como se fará isto, pois não tenho relação com homem algum? O anjo respondeu: Descerá sobre ti o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso, também, o ente santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus. Maria havia sido agraciada por Deus e embora, descendente de Eva e precisando de um salvador, como ela mesmo afirmou, foi escolhida para ser a mãe do Redentor dos escolhidos de Deus. Graça quer dizer favor imerecido e, no seu cântico, Maria, a virgem, entoou: A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu salvador.
A segunda divisão refere-se aos pastores que estavam no campo, guardando as suas ovelhas. Foram sobressaltados pelo conjunto coral constituído de uma milícia celestial, que entoou: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem. O anjo que anunciara o nascimento de Cristo, isto é a encarnação da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, dissera aos pastores de Belém: Hoje na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor. Os pastores deixaram tudo e foram conhecer o Filho encarnado de Deus. Foram apressadamente, pois o tempo assim exigia e voltaram depois de terem visto Maria e José e a criança deitada na manjedoura.
A terceira divisão refere-se a visita dos magos. Mateus não cita o nome e a quantidade, mas diz que vieram do Oriente. Eles tinham visto a estrela de Jacó e como eram astrônomos ou astrólogos e conheciam os escritos de Moisés, deixaram tudo e foram para Jerusalém. Depois de estarem no palácio de Herodes, esperando a investigação dos rabinos, foram para Belém. Quando saíam e já era noite, viram novamente a estrela que tinham visto no Oriente. De Jerusalém a Belém, os magos foram guiados pela estrela, a estrela de Jesus. A estrela parou bem em cima da casa onde estava o menino. Maria, José e o menino não estavam mais na estrebaria, porém numa casa. Ao entrarem no recinto, Mateus afirma que os magos viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se o adoraram e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Não diz Mateus que eles adoraram Maria, mas adoraram o menino, o Filho de Deus, o Redentor dos escolhidos de Deus. Jesus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade havia se encarnado para nossa salvação.
A História da Encarnação está narrada na Bíblia, em Mateus e Lucas. Leia a Sagrada Escritura. Ela não é enfeite, mas é um livro para ser lido.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga