O nascimento de Jesus é o cumprimento da declaração feita por Deus à serpente: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este, o descendente da mulher, te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. (Gênesis 3:15)
O Natal ou o nascimento de Jesus, além do introito, que é a declaração divina, pode ser dividida em três partes:
O anjo Gabriel anuncia o nascimento de Jesus a Maria, a virgem. Os pastores na noite de Natal visitam a família de Jesus. Os magos, depois de quase dois anos, visitam o menino Jesus, presenteando-o com ouro, incenso e mirra. Natal em três D.
No primeiro fato, Maria, que não era inocente, recebendo a visita do anjo Gabriel, disse: Como se fará isto, pois não tenho relação com homem algum? O anjo respondeu: Descerá sobre ti o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso, também, o ente santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus. Maria havia sido agraciada por Deus e embora, descendente de Eva e precisando de um salvador, como ela mesmo afirmou, foi escolhida para ser a mãe do Redentor dos escolhidos de Deus. Graça quer dizer favor imerecido e, no seu cântico, Maria, a virgem, entoou: A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu salvador.
A segunda divisão refere-se aos pastores que estavam no campo, guardando as suas ovelhas. Foram sobressaltados pelo conjunto coral constituído de uma milícia celestial, que entoou: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem. O anjo que anunciara o nascimento de Cristo, isto é a encarnação da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, dissera aos pastores de Belém: Hoje na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor. Os pastores deixaram tudo e foram conhecer o Filho encarnado de Deus. Foram apressadamente, pois o tempo assim exigia e voltaram depois de terem visto Maria e José e a criança deitada na manjedoura.
A terceira divisão refere-se a visita dos magos. Mateus não cita o nome e a quantidade, mas diz que vieram do Oriente. Eles tinham visto a estrela de Jacó e como eram astrônomos ou astrólogos e conheciam os escritos de Moisés, deixaram tudo e foram para Jerusalém. Depois de estarem no palácio de Herodes, esperando a investigação dos rabinos, foram para Belém. Quando saíam e já era noite, viram novamente a estrela que tinham visto no Oriente. De Jerusalém a Belém, os magos foram guiados pela estrela, a estrela de Jesus. A estrela parou bem em cima da casa onde estava o menino. Maria, José e o menino não estavam mais na estrebaria, porém numa casa. Ao entrarem no recinto, Mateus afirma que os magos viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se o adoraram e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Não diz Mateus que eles adoraram Maria, mas adoraram o menino, o Filho de Deus, o Redentor dos escolhidos de Deus. Jesus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade havia se encarnado para nossa salvação.
A História da Encarnação está narrada na Bíblia, em Mateus e Lucas. Leia a Sagrada Escritura. Ela não é enfeite, mas é um livro para ser lido.
Falecidos da Semana
13 DE DEZEMBRO DE 2024 ESTELA DE ALMEIDA ESPOLAOR DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 13/12/2024 ÀS 00:38 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 100 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIUVA DO SR. MARIO ESPOLAOR...