Mais uma vez o nosso inconfundível Sr. Abelardo, aquele barbeiro da rua Aristides Lobo, fora de todos tempos ou lugares, sem preocupações comezinhas, sem pressa ou padrões. Em um dos aniversários de nossa cidade, mais ou menos quando Itapetininga completava 177 ou 178 anos de existência, nosso personagem sentou-se em uma mesa de um conhecido restaurante local e mandou vir uma sopa. Quando entregaram-lhe o delicioso caldo, Abelardo abriu uma caixa de fósforos e despejou todos os palitos no prato.
– Mas…. Balbuciou o garçom surpreendido. – O senhor deitou os fósforos todos na sopa, nem experimentou o alimento e os fósforos ainda estão bons.
– Estão bons, o que? Perguntou Abelardo
-Os fósforos. Respondeu
-Você provou-os? inquiriu nosso amigo
– Mas…. Não. Eu queria dizer com isto que ainda são utilizáveis.
-E porque eu haveria de deitar na sopa fósforos usados? Continuou Abelardo, com ar de admirado. A sopa, com certeza, não é para jogar fora…
– Isso, disse o garçom. – A sopa não é para deitar fora, tartamundiou, cada vez mais atrapalhado com a conversa. Pensou novamente…. Por que jogou os fósforos?
– Mas os fósforos também não são para desperdiçar – protestou Abelardo. Se fossem para deitar fora, atirava-os para o lixo. Você deita na sopa as coisas que são para deitar fora?
-Eu não! Gargarejou o garçom, já sem entender nada
-Nem eu, completou Abelardo
– Mas agora são para deitar fora- insistiu o garçom, que não sabia com quem se metera.
-Porque? A sopa não é boa? Insistiu Abelardo.
-Boa é..mas…. Proferiu o garçom totalmente atrapalhado
-Então…. Gritou Abelardo, perdendo a sua” incalculável “paciência, ou melhor dizendo, o seu incalculável sadismo. Porque quer jogar fora o que é bom? A sopa é boa, os fósforos são bons… mas se você quer deitar tudo fora, deite, que eu levanto-me e vou embora. E não vou pagar essa sopa, que o sr mesmo disse que não está boa.
E Abelardo levantou-se, pegou o chapéu e saiu esbaforido.
No outro quarteirão, Abelardo entrou em uma doceira e pediu a sobremesa.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....