No aniversário, Abelardo vai a restaurante

Mais uma vez o nosso inconfundível Sr. Abelardo, aquele barbeiro da rua Aristides Lobo, fora de todos tempos ou lugares, sem preocupações comezinhas, sem pressa ou padrões. Em um dos aniversários de nossa cidade, mais ou menos quando Itapetininga completava 177 ou 178 anos de existência, nosso personagem sentou-se em uma mesa de um conhecido restaurante local e mandou vir uma sopa. Quando entregaram-lhe o delicioso caldo, Abelardo abriu uma caixa de fósforos e despejou todos os palitos no prato.
– Mas…. Balbuciou o garçom surpreendido. – O senhor deitou os fósforos todos na sopa, nem experimentou o alimento e os fósforos ainda estão bons.
– Estão bons, o que? Perguntou Abelardo
-Os fósforos. Respondeu
-Você provou-os? inquiriu nosso amigo
– Mas…. Não. Eu queria dizer com isto que ainda são utilizáveis.
-E porque eu haveria de deitar na sopa fósforos usados? Continuou Abelardo, com ar de admirado. A sopa, com certeza, não é para jogar fora…
– Isso, disse o garçom. – A sopa não é para deitar fora, tartamundiou, cada vez mais atrapalhado com a conversa. Pensou novamente…. Por que jogou os fósforos?
– Mas os fósforos também não são para desperdiçar – protestou Abelardo. Se fossem para deitar fora, atirava-os para o lixo. Você deita na sopa as coisas que são para deitar fora?
-Eu não! Gargarejou o garçom, já sem entender nada
-Nem eu, completou Abelardo
– Mas agora são para deitar fora- insistiu o garçom, que não sabia com quem se metera.
-Porque? A sopa não é boa? Insistiu Abelardo.
-Boa é..mas…. Proferiu o garçom totalmente atrapalhado
-Então…. Gritou Abelardo, perdendo a sua” incalculável “paciência, ou melhor dizendo, o seu incalculável sadismo. Porque quer jogar fora o que é bom? A sopa é boa, os fósforos são bons… mas se você quer deitar tudo fora, deite, que eu levanto-me e vou embora. E não vou pagar essa sopa, que o sr mesmo disse que não está boa.
E Abelardo levantou-se, pegou o chapéu e saiu esbaforido.
No outro quarteirão, Abelardo entrou em uma doceira e pediu a sobremesa.

Últimas

CORREIO POLÍTICO 1012

CORREIO POLÍTICO 1012

Presidente Lula na região Na próxima terça-feira, dia 23, o presidente Lula estará na nossa região, em visita ao Campus Universitário Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos...

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Nos últimos oito anos, a expansão dos cursos gratuitos de graduação da Fatec e do IFSP foi paralisada em Itapetininga. No período, ex-prefeita Simone Marquetto (MDB), que governou a cidade...

Justiça Eleitoral paulista fará transmissão de boletins de urna por satélite nas Eleições 2022

TSE divide R$ 4,9 bi a 29 partidos políticos

Com R$ 4,9 bilhões, o Fundo Especial de Campanha já tem o destino certo dos valores para cada partido político no Brasil. Como já era projetado, o PL e o...

Instalação de curso  de Medicina é marco

Instalação de curso de Medicina é marco

A educação de nível superior registrou um forte avanço na gestão Simone Marquetto com a abertura do curso de Medicina do campus da Universidade São Caetano do Sul (USCS). A...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.