A descaracterização do palacete

Entre as ruas Monsenhor Soares e José Bonifácio, centro de Itapetininga, considerada área nobre da cidade, ergue-se ainda imponente o tradicional e famoso “Palacete Brisola”, construído entre os anos de 1912 e 1926. Ocupando quase um quarteirão, na época, o prédio atualmente encontra-se seccionado em diversas dependências, ocupadas por estabelecimentos comerciais e o pavimento superior servindo como depósito.

Quem idealizou a edificação do Palacete, segundo registro histórico e o testemunho de familiares, foi o saudoso cidadão Salvador Brisola Neto, que construiu ainda, ao lado, um prédio em que o Governo Federal instalou a Agência de Correios de Itapetininga.

“Vadozinho”, como era conhecido, também construiu, além de muitos edifícios, um cinema, ao lado do Palacete, então denominado “Cine Ideal” (depois Olana, demolido no início dos anos 2000), onde hoje temos um estacionamento.

Além de possuir uma livraria e tipografia, Vadozinho também era estabelecido com uma das maiores panificadoras e confeitarias da região, a Padaria e Confeitaria Ideal (o mesmo nome do cinema), instalada no pavimento inferior do prédio.

O professor Antônio Antunes Alves (in memoriam) esclarecera que o “Palacete Brisola”, possui um estilo Vitoriano (referência à arquitetura inglesa do período da Rainha Vitória), do final do século XIX”.  Essas construções, dizia o professor, são encontradas na cidade de São Paulo, principalmente no Bairro da Luz e Campos Elísios.

O Palacete, em seu andar superior, também foi sede de um Grêmio Estudantino, chamado Olavo Bilac, concorrente do famoso Grêmio Estudantino Fernando Prestes. No final da década de 1960, até 1980 o instalou-se no prédio a Loja Dular, ocupando os dois pavimentos, do empresário Ércio Thibes. Nos últimos anos, a troca-se de inquilino é muito frequente. Hoje funciona um bar de imigrantes coreanos.

Salvador Brisola Neto, o “Vadozinho”, apesar de seu dinamismo e espírito progressista, nunca foi lembrado pelos administradores da cidade.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.