O clube que arrebatou a cidade

Quando, nos anos de 1940, foi fundado, o CASI, comemorado pela população itapetiningana, constituiu-se em uma longa temporada de êxito, quase sem precedentes na região.
Completando agora 75 anos de sua implantação, o acontecimento foi agraciado como o livro “CASI, Clube Atlético Sorocabano”, de autoria de Ciro Vaz de Almeida, bacharel em Direito e ex integrante da equipe de futebol dos associados da entidade, de 1981 a 1993.

O livro todo diz respeito à história desta agremiação ferroviária, representando-se em orgulho de Itapetininga, diante de sua grandeza no futebol, idolatrado por toda região e respeitado por todas as entidades similares.

O livro, em quase suas 90 páginas, narra com precisão e clareza toda a movimentação deste clube, não só pela então numerosa classe ferroviária da região, como também pelos numerosos torcedores e admiradores fervorosos adeptos do futebol.

Com volumosa torcida, não só de familiares e parentes ferroviários, como outros não integrantes do quadro funcional da entidade, o CASI representou, enquanto em ação, com dignidade a cidade de Itapetininga, notabilizando-se pela sua técnica e amos à camisa que representava.

O livro, muito bem elaborado, com detalhes todas as nuances porque passou a equipe, tendo jogadores de alto padrão e os “enorme amor à camisa que representava”, como costuma lembrar Canarinho, um dos grandes arqueiros e apaixonado pelo clube, até os dias atuais.

Completando 75 anos foi agraciado como o livro “CASI, Clube Atlético Sorocabano”. Foto – Arquivo Pessoal

A publicação, quase completa em suas lembranças, cita, inclusive o nome de todos os jogadores que atuaram durante os anos em que a equipe estava em plena atividade e, fatos curiosos a respeito.

Lembramos agora que durante uma partida – um clássico da cidade – com a arquirrival Associação Atlética local, batida uma falta contra o CASI, a bola tocou de leve em uma pedra e enganou o goleiro “Padeiro”, que se preparava para a defesa. Com esse tento Associação venceu a partida e a “pedra, posteriormente, foi colocada dentro de uma garrafa, no balcão da farmácia do Alziro – torcedor da equipe ferroviária. Isto tudo, com detalhes, foi irradiado por Carlos Jose de Oliveira, na então PRD-9.

Muitos ainda se recordam quando o CASI foi disputar a final do campeonato amador com o esquadrão da Associação Atlética, na cidade de Buri, que foi invadida por milhares itapetininganos, torcedores das duas equipes, que foram assistir à partida. Buri “ficou sitiada”, como brinca Canarinho.

E, também, alguns se recordam perfeitamente a ocasião que na entrada antigo do campo – na rua Virgílio de Rezende – havia um “robusto tronco de árvore caído e o folclórico seu Romão, sentado com numerosos jovens, incentivava, com um megafone na mão, em alto e bom som, a equipe do CASI a vencer as partidas. Igualmente, em um dos jogos contra a mesma rival, após a final da porfia, torcedores – inclusive senhoras de idade – agrediam com sombrinhas os adversários no final da contenda.

Foi notável o CASI, uma das atrações domingueiras e paixão de grande parte da população local e regional. Vale a pena ler o livro “CASI, 75 Anos”.

Últimas

Falecidos da Semana

05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....

Câmara aprova orçamento de quase R$ 850 milhões

Câmara aprova orçamento de quase R$ 850 milhões

Na última sessão ordinária realizada na segunda-feira, dia 2, a Câmara Municipal de Itapetininga aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 128/2024, que estabelece o orçamento municipal para o...

Consumidores antecipam compras com o 13º salário

Consumidores antecipam compras com o 13º salário

Com a chegada de dezembro, o movimento nas lojas de Itapetininga começa a crescer. Consumidores estão aproveitando o pagamento do 13º salário para antecipar as compras de final de ano,...

Sindicato Rural oferece cursos para o próximo ano

Sindicato Rural oferece cursos para o próximo ano

O Sindicato Rural de Itapetininga anuncia a abertura das pré-inscrições para os cursos SENAR 2025, uma oportunidade para quem deseja aprimorar suas habilidades e impulsionar sua carreira no setor agropecuário....

Polícia Militar realiza simulação de ocorrência

Polícia Militar realiza simulação de ocorrência

Na quarta-feira, dia 4, o 22º Batalhão de Polícia Militar do Interior organizou um exercício que teve como objetivo ampliar a participação e integração das equipes em situações de alto...

Itapetininga tem média de 44 órfãos por ano

Itapetininga tem média de 44 órfãos por ano

Um levantamento inédito realizado pelos Cartórios de Registro Civil de São Paulo aponta que 44 crianças e adolescentes de até 17 anos ficam órfãos de pelo menos um de seus...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.