O Eco

Certa vez, de repente, depois de uma aula, na escola dominical, um aluno me perguntou: Na época de Jesus não havia microfone, como as pessoas conseguiam ouvi-lo no monte das beatitudes? Ele não era seguido por uma grande multidão?
Confesso que fiquei pasmo com as perguntas, porém respondi, lembrando-me das aulas de Geografia da Palestina. Afirmei que o próprio lugar permitia que se falasse normalmente, pois o som do Evangelho era conduzido pelo ar em movimento. Jesus, como Deus encarnado, sabia do fenômeno e, por isso, aproveitou o local para ensinar as verdades espirituais.
Ele gostou da resposta e, muitos anos depois, confirmei tal fato, visitando o local, onde Jesus pronunciou o seu discurso. É uma região onde ocorre o eco. Mateus, o evangelista, discorrendo sobre o assunto, afirmou, na biografia de Cristo, que Jesus falava com autoridade e não como os fariseus. O Messias falava com poder, uma vez que conhecia o assunto e vivia as verdades que pregava. Depois de sua ressurreição, ele deu uma ordem, usando o verbo ir. Cumpro a determinação de Cristo, sendo o eco de sua voz, uma vez que procuro imitá-lo em tudo.
Jesus disse: “felizes são os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”. Eu repito “ipsis litteris”, pregando que os homens devem viver em paz na igreja e no mundo. Ele disse: “amai os vossos inimigos e …” Eu, como sou eco, repito, pregando: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”.
Cristo exigiu a perfeição de seus discípulos e eu repito: “Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial”. Ensinou como se deve orar e eu, como sou eco, difundo a lição, dizendo: “Quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. Darei ênfase ao substantivo “Pai”. A oração deve ser endereçada ao Pai celestial.
Pregou Cristo o perdão e como é difícil perdoar, eu, como eco, repetirei várias vezes: “Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”.
Posso dizer, como São Paulo, o apóstolo de Jesus Cristo, quando escreveu aos cristãos de Corinto: “ De mui boa vontade darei o que é meu e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”. (II Cor. 12:15) Como eco sou menos amado, todavia não minto, não acrescento, não adultero, pois só repito o que Jesus ensinou e assim quero ser, vivendo os ensinos de Cristo e repetindo para os outros a mensagem do Mestre dos mestres.
Eu sou o eco da voz de Cristo.

Últimas

Casos de Dengue chegam a 209 em Itapetininga

Cidade passa de 900 casos de Dengue em três meses

Nos três primeiros meses deste ano, Itapetininga já contabilizou 914 casos de Dengue, um aumento significativo em relação ao total de 574 casos registrados em todo o ano de 2023....

Vendas de ovos de Páscoa devem aumentar apesar dos altos preços

Consumidores devem ficar atentos às compras de Páscoa

Com a Páscoa se aproximando, consumidores estão em busca dos tradicionais ovos de chocolate e demais produtos típicos da data. Porém, é importante ficar atento às práticas comerciais, alerta o...

Os sinos que cantaram a dor e a alegria já não tocam mais

Cras Itinerante estará em abril nos bairros rurais

O CRAS Itinerante leva, no mês de abril, orientações e prestações de serviços para os bairros rurais de Itapetininga. A unidade móvel orienta as pessoas sobre transferência de renda, Bolsa...

Escolinha de Esportes oferecem aulas gratuitas

Escolinha de Esportes oferecem aulas gratuitas

A prática esportiva é fundamental para o crescimento saudável de crianças e jovens, e também para os adultos se manterem saudáveis, proporcionando não apenas benefícios físicos, mas também contribuindo para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.