O encantador prédio da cidade

Modelo mansão Vitoriana, construído em fins do Sec. XIX e residência fidalga de um dos prefeitos de Itapetininga, o prédio localizado na Avenida Peixoto Gomide, em frente às “Três Escolas” e próximo à antiga Estação Sorocabana, após dezenas de anos passou por um restauro tanto interno, quanto externamente.
O visual da antiga construção pertencente ao então prefeito João soares Hungria, voltou a despertar, assim, a atenção e admiração de todos os moradores da cidade e causando também interesse aos que visitam Itapetininga. Sua beleza sempre foi elogiada, não saó por construtores como os saudosos Júlio Reis, João Sacco e Aldo Pucci, entre outros, ligados ao ramo de construções. Eles e outros nomes responsáveis por grande número de residências e prédios comerciais antigos da cidade. É bom lembrar dos arquitetos que atuam hoje em nossa cidade, em sua grande maioria, são apaixonados pelo “palacete”, Ana Camargo, Aristeu Correa de Moraes Jr, Álvaro de lima e Castro, Heleno, Ana Paula Castelo Branco, Marina Palomo, Rene Mattos, entre tantos outros jovens profissionais da área, como o competente decorador Radamés Ozi.

Na década de 1970, no governo Abreu Sodré, o prédio foi desapropriado pelo Estado e passou a sediar o Centro de Saúde local.

Abrigou a Diretoria Técnica, a Vigilância Sanitária, sub grupo de Vigilância do DIR XXIII de Sorocaba, contava com dezenas de técnicos da área da fiscalização e saúde. O prédio também se tornou a sede do Instituto Adolfo Lutz na região.

No passado representou a pujança de Itapetininga na cultura do algodão, sendo o município então considerado um dos grandes produtores do Estado de São Paulo. Hoje, significa a resistência ao fim dos prédios antigos da cidade, demolidos nas caladas das noites e substituídos por barracões com portas de vidro ou edifícios verticais que desfiguram a velha Itapetininga.

Últimas

CORREIO POLÍTICO 997

CORREIO POLÍTICO 997

Exército Após o final do prazo para a filiação de possíveis candidatos, continua a corrida atrás de partidos políticos. Um número maior de partidos traz mais candidatos a vereador e...

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.