O futuro não nos pertence

No ano de 2020, mês de março, muitos projetos caíram por terra por causa de um inimigo invisível, conhecido por vírus e era denominado pelo povo, dono da língua, de coronavírus. O povo vivia como se Deus não existisse. Grandes projetos foram feitos. Eram ateus. Há os ateus dogmáticos que procuram provar que o Eterno não existe e há os ateus práticos que vivem como se o Criador não estivesse dirigindo o mundo. Os primeiros não frequentam a igreja, porém os últimos são como as virgens néscias da parábola de Jesus, gostam do ambiente religioso e apenas gostam, todavia não vivem preparados para a vinda de Cristo. Vamos ao assunto:

Tiago, o irmão Senhor Jesus, que se converteu num encontro especial com o Ressuscitado, segundo Paulo, disse: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: “Se o Senhor quiser.” (Tiago 4:13) O irmão do Senhor foi bispo da igreja em Jerusalém e presidiu o primeiro concílio da Igreja. Era um homem de oração e muito respeitado. Foi assassinado pelos judeus no ano 62 a.D. (Atos 15:12)

Repare, caro leitor, que Tiago fala da brevidade da vida. Muitos, em Jerusalém, ignoravam a vontade divina e não levavam em conta a brevidade, e a fragilidade da vida humana. Viviam como se fossem eternos e, além disso, não se davam conta da incerteza terrena. Quantos planos e projetos foram feitos e não puderam ser concretizados no ano de 2020! Tiago afirma que se deve fazer projetos e planos, porém devemos nos submeter à vontade divina. Jesus, certa ocasião, disse: “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar.” (lucas14:18)

Quando eu era menino, conheci dois senhores que só lançaram os fundamentos e não conseguiram terminar a obra. O primeiro era um jovem, gerente de uma grande empresa, que fez o alicerce de uma grande casa, no entanto, morreu antes de levantar as paredes. Tudo estava planejado e até o casamento marcado, porém morreu afogado no mar, em Recife. O outro tinha uma mercearia e lançou os fundamentos de sua casa, mas morreu num assalto.

Devemos fazer planos, como ordenou Jesus, mas não devemos nos esquecer da oração do Pai Nosso e dizer: “Seja feita, em primeiro lugar, a tua vontade, Senhor.” A vontade do Senhor deve sempre prevalecer sobre a nossa. É por isso que, quando vamos fazer um projeto devemos orar e pedir a bênção divina.

O terceiro rei de Israel construiu, com a permissão divina um templo em Jerusalém. Seu pai, o rei Davi, quis construí-lo, mas o Eterno não permitiu. Salomão, recordando esse período que viveu com o seu pai, disse: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.” (Prov. 16:1) Nos meus tempos idos e vividos, como diria Machado de Assis, eu sempre ouvia dizer: Até amanhã, se Deus quiser. A outra pessoa respondia da mesma forma. Hoje, as pessoas respondem sem saber o plano divino: E ele quer. Que petulância!

Últimas

CORREIO POLÍTICO 1012

CORREIO POLÍTICO 1012

Presidente Lula na região Na próxima terça-feira, dia 23, o presidente Lula estará na nossa região, em visita ao Campus Universitário Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos...

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Nos últimos oito anos, a expansão dos cursos gratuitos de graduação da Fatec e do IFSP foi paralisada em Itapetininga. No período, ex-prefeita Simone Marquetto (MDB), que governou a cidade...

Justiça Eleitoral paulista fará transmissão de boletins de urna por satélite nas Eleições 2022

TSE divide R$ 4,9 bi a 29 partidos políticos

Com R$ 4,9 bilhões, o Fundo Especial de Campanha já tem o destino certo dos valores para cada partido político no Brasil. Como já era projetado, o PL e o...

Instalação de curso  de Medicina é marco

Instalação de curso de Medicina é marco

A educação de nível superior registrou um forte avanço na gestão Simone Marquetto com a abertura do curso de Medicina do campus da Universidade São Caetano do Sul (USCS). A...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.