Não! Não, meus caros leitores, este artigo que você está lendo no momento não é em referência ao molusco e nem uma alusão feminina, um meme ao ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva, kkk. E sim sobre a uma das séries mais comentadas, assistidas, maratonadas e polêmicas dos últimos anos. Estou me referindo a recém lançada “Squid Game” que em português significa “O Jogo da Lula”, no Brasil não se sabe qual o motivo, manteve o no nome de “Round 6”, que foi o primeiro a ser dado para a série.
E realmente ela se tornou um fenômeno, comecei a assistir esta semana, e realmente ela é espetacular, e polemica muito polemica, mas tem todo o sentido e fundamento para ser. É uma daquelas para você maratonar de “fio a pavio”.
O seriado coreano conta a história de pessoas atoladas em dívidas (Qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidência!) que são convidadas a participar de um jogo em troca de dinheiro. A princípio, são tarefas simples, jogos infantis, como “Batatinha 1, 2, 3”, apresentado logo no primeiro episódio. Porém o que parece fácil ganha nuances dramáticas, afinal, todos os eliminados nos jogos são assassinados no ato. Com foco principalmente no personagem Seong Gi-hun, interpretado por Lee Jung-jae, a produção apresenta esse desafio de vida ou morte que tem como prêmio final um valor de, aproximadamente, R$ 40 milhões.
Uma crítica voraz ao capitalismo vigente, serve para uma profunda reflexão a todo o sistema global em que estamos vivendo, que é o individualismo, da desigualdade social desenfreada que enfrentamos, principalmente pós pandemia nos países subdesenvolvidos como o nosso. Me remeteu a clássica e antológica música “Homem Primata” dos Titãs, que diz. “Homem primata, capitalismo selvagem…” E realmente voltamos a era das cavernas em relação ao “vale tudo” para a sobrevivência, e a série faz questão de enfatizar esta questão.
Uma produção da gigante do streaming Netflix. Round6. foi assistida por 111 milhões de contas nos 28 primeiros dias após a estreia. O marco é significativo, tendo em vista que a última detentora do recorde havia sido Bridgerton, assistida em 82 milhões de lares nos primeiros 28 dias.
As produções sul-coreanas têm invadido (no bom sentido da palavra ) o mercado internacional com filmes excepcionais, o mais famoso “ Parasita” dirigido por Bong Joon Ho que é espetacular com uma temática também bastante crítica do capitalismo e a nós seres humanos de um modo geral levou a estatueta de melhor filme no Oscar (principal premio do cinema mundial) em 2019, o que é raríssimos para os padrões norte-americano de cinema.
Com certeza “Round 6” ficará na lista das melhores séries de todos os tempos, por toda a sua história, sua temática, direção, fotografia. Como já me referi, ela é polemica, crua, um verdadeiro “soco no estomago”. Mas nos tempos desiguais, caóticos e triste que estamos vivendo, ela se faz necessária, muito necessária….
Até a próxima!
Falecidos da Semana
13 DE DEZEMBRO DE 2024 ESTELA DE ALMEIDA ESPOLAOR DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 13/12/2024 ÀS 00:38 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 100 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIUVA DO SR. MARIO ESPOLAOR...